quinta-feira, 25 de abril de 2024
Sessão da Câmara de Piraquara é pautada por manifestações de apoio aos professores

Sessão da Câmara de Piraquara é pautada por manifestações de apoio aos professores

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 5/5/2015

 

Vereador Josimar
Vereador Josimar

O presidente da Câmara, vereador Josimar Fróes (PDT), abriu a seção da última terça-feira (5/5) chamando a atenção dos presentes no tocante à faixa exposta no plenário, como ato de repúdio à violência, seja esta de qualquer espécie e contra qualquer cidadão. No entanto, o presidente destacou especial reprovação àquela praticada pela PM do Paraná contra os professores, na quarta-feira (29/4).

Ambulância no Guarituba

O vereador Maicon (PROS), que assumiu a função de 1º Secretário, fez a leitura de um requerimento do vereador Edson Baianinho, que pede a implantação de uma unidade permanente de ambulância no bairro Guarituba. Porém, Miguel Scrobot (PROS) pediu a palavra, e ocorreu um princípio de discussão. Tudo por que, segundo Scrobot, a solicitação já teria sido feita por meio de um outro requerimento, enviado pelo vereador Mamede. O assunto foi retomado pelos dois parlamentares em seus discursos

Ocupação de mananciais

Outro destaque na leitura foi o pedido do gabinete do vereador Valmir Soares(DEM), o Rock, acerca de esclarecimentos a respeito do decreto que regulamenta a ocupação em áreas de mananciais. A alegação de Rock entende que o tal decreto, votado em 13/3, não teve a devida discussão junto à sociedade. Dentre as dúvidas relativas ao conteúdo do documento, destaca-se a que se refere ao prazo de carência para a aplicação do decreto nos casos aprovados antes da votação, e de que forma procederá o Poder Executivo.

Cerca de 1.000 pessoas podem perder seus empregos, alerta Vereador José Machado

Vereador José Machado
Vereador José Machado

O vereador José Machado (DEM), que também participou da conversa como os empresários do setor de construção, se revelou muito preocupado, já que os 22 empresários presentes ao encontro disseram que deverão demitir mais de 300 funcionários. “São 300 demissões diretas, sem contar as indiretas, que certamente acontecerão, pois o comércio em geral, em especial as lojas de materiais de construção, deverá começar a demitir seus funcionários por queda nas vendas. Ou seja, a incerteza pode prejudicar cerca de 1.000 empregados”, alertou. Porém, de acordo com Machado, certamente, o prefeito Marquinhos vai tentar junto ao Governo do Estado encontrar uma solução para evitar tantas demissões no município.

Secretário Girlei

Machado citou que, juntamente com secretário de Obras, Girlei, visitou algumas das obras que foram executadas em forma de emergência na rua Dom João VI, em frente a Emilio Capelinni. “Só tenho que agradecer o atendimento dado à população, pois depois da minha visita, na segunda-feira, as obras foram executados em seguida, já terça-feira.

Visita a Brasília

Quanto a tão anunciada visita a Brasília, mais precisamente ao gabinete do Deputado Federal Osmar Bertoldi, para buscar verbas para execução de obras no município, o vereador Machado disse que por falta de agenda ainda não aconteceu, mas que será feita em breve.

Vereador Rock enaltece trabalho de empresários de Piraquara

Vereador Rock
Vereador Rock

Acolhendo o pedido feito em seu gabinete, o vereador Rock (DEM)mencionou ter recebido a visita de representantes de algumas construtoras. Segundo Rock, este importante segmento que tem atuado ativamente em nosso município está com um sentimento de perda em relação ao Decreto 745\2015, do Governo do Estado, que deixa margem para diversas interpretações, por isso seus representantes desejam uma audiência com o Prefeito Marquinhos, com a intenção de buscar um entendimento a respeito da situação. “Todos querem saber como ficará a continuidade das obras pré determinadas e aprovadas antes do Decreto Estadual, já que o mesmo afeta direta e indiretamente à geração de empregos no município”, observou.

Pagamento de insalubridade

Rock mencionou também um pedido feito, através de oficio, ao Executivo Municipal, onde solicita ao Prefeito que pague mensalmente gratificações adicionais de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, que se deparam com um enfrentamento diário às doenças infecto contagiosas e também ataques de animais, bem como à violência urbana. Segundo Rock, isto justifica tal pedido.

“Vale Mais”

Ainda falando de servidores, o vereador Rock pede aumento na gratificação dos mesmos. “Já fiz uma solicitação ao presidente desta Casa, Josimar Fróes, para que encaminhe ao Marquinhos o pedido de atualização do “Vale Mais”, que atualmente está fixado em R$ 200,00, valor defasado. Por tanto, se faz necessário uma correção pela perda inflacionária dos últimos anos”, justificou.

Vila Macedo

De acordo com Rock, a Rodovia José Roberto Higino da Costa e muitas outras estão em péssimas condições de tráfego. Segundo o vereador, os taxistas e os motoristas de ônibus enfrentam diariamente este grande problema. “Esta via liga a região ao Complexo Penal, e o moradores do município a utilizam para chegar ao Hospital Angelina Caron, por isso, o Governo do Estado deveria dar sua contribuição para as melhorias necessárias”, ressalta.

Homenagens

Rock enalteceu o bom trabalho realizado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Laudir Slompo, e toda sua equipe. “Nesta Secretaria são desenvolvidas diversas atividades e campanhas, como a de vacinação contra a febre aftosa. Nela estão ainda o Sebrae, a Sala do Empreendedor, Agência do Trabalhador e o setor de Identificação”, enumerou. Ele lembrou ainda que é nesta Secretaria que está lotado como Técnico Administrativo, concursado pela Prefeitura.

No final de seu discurso, Rock parabenizou o vereador Ernani pelo Passeio Ciclístico realizado no dia 1º de maio.

Eugênio Huller reitera cobrança da limpeza do canal extravasor

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugênio Huller (PHS) disse que encaminhou um oficio ao novo secretário municipal de Meio Ambiente, Leverci, cobrando, mais uma vez, a limpeza do canal extravasor. “O canal está muito sujo, acumulando lixo e moscas. Precisamos de uma solução urgente para acabar com o despejo de lixo por parte de alguns moradores”, denunciou. Huller revelou ainda que atearam fogo nos materiais, no último fim de semana, pondo em risco as casas do entorno.

Visita de secretários de Colombo

Eugênio destacou a visita de alguns secretários de Colombo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Piraquara. “Eles vieram conhecer melhor o funcionamento de projetos já aplicados em nosso município. Foram recebidos pelo Secretário Laudir Slompo e puderam absorver um pouco do que está sendo feito aqui. Isto nos deixa muito orgulhosos”, afirmou.

Criticas ao vereador Gilmar

Ao discursar em defesa do Prefeito Marquinhos, em relação aos servidores comissionados, Huller teceu duras críticas ao vereador Gilmar, e perguntou se ele não sabia da existência da lei que autoriza o Prefeito a fazer contratações de acordo com sua necessidade e dinâmica de trabalho. O Gilmar se diz conhecedor das leis, porém, insiste em criticar o Marquinhos. Deve ser porque ele pretende se candidatar ao cargo de Prefeito, na próxima eleição”, destaca. De acordo com Eugênio, o vereador Gilmar deveria respeitar mais os eleitores e a administração municipal. Indignado, Huller lamentou também a atitude do vereador do PSB diante dos pacientes na unidade de saúde, onde, para se promover, Gilmar gritou com funcionários.

Trabalho sério

Com relação às críticas de Gilmar aos colegas da Câmara, Huller disse que Gilmar deveria conhecer melhor o trabalho dos outros vereadores ao invés de ficar criticando. “Eu e outros vereadores sérios e decentes temos ido a diversas regiões e solicitado melhorias. O Gilmar não tem razão de ficar criticando ninguém”, desabafou Eugênio

Erondi Lopes repudia ação do Governo do Estado contra professores

Vereador Erondi
Vereador Erondi

Com um discurso enfático, Erondi Lopes (PT) deixou seu repúdio à ação contra os professores no Centro Cívico. “Cães, bombas, balas de borracha, spray de pimenta foram lançados contra os professores. Havia até helicóptero bombardeando os servidores. O pior é que, hoje, terça-feira, dia 5, na Rede Massa, foi anunciado que a culpa daquela violência teria sido da PM. Isto é um absurdo, uma vergonha querer se eximir da culpa. A impressão, que temos, é que este desgovernador queria superar o Alvaro Dias”, condena Erondi. O vereador afirmou ainda que a maioria dos policiais estavam trabalhando contra a vontade, cumprindo ordens, para não serem presos. “O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Francischinni, mentiu descaradamente na TV, ao tentar justificar os desmandos que aconteceram neste episódio. Inclusive, quando ele afirma que 20 policiais foram feridos pelos manifestantes, gostaria de dizer que só tinha um jeito de os professores agredirem alguém, oferecendo flores , que foram as nossas armas”, rebate Erondi.

Não havia Black Blocks

Por ter participado da manifestação dos professores, dia 28 de abril, terça-feira, Erondi Lopes afirmou que não havia Black Blocks, apenas servidores públicos de diversas categorias que utilizaram mascaras, pois era tanta bomba e balas de borracha que não tinha como respirar. “Tinha até gente vendendo mascaras, pois estava humanamente impossível ficar no local sem o uso delas. Inclusive, 70% dos manifestantes eram mulheres, que até ofereceram água aos policiais, já que os mesmos estavam abandonados pelo Secretário de Segurança e Governo do Estado”, lembrou.

Voto obrigatório

Erondi agradeceu ao Deputado Gilberto Ribeiro por ter votado com os professores, e lamentou a situação dos deputados de situação, que foram obrigados a votar a favor do projeto do governo. “Tenho um áudio do Deputado Cobra Repórter, onde ele declara ter sido obrigado a votar a favor do projeto para continuar sendo atendido nas secretarias de Estado”, denunciou.

Vereador Ernani Winter destaca Passeio Ciclístico do dia 1º de maio

Vereador Winter
Vereador Winter

Ernani Winter (PDT) agradeceu a todos que se envolveram na realização do 3º Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia do Trabalho. O evento, realizado no Parque Trentino, na última sexta-feira (1/5), contou com a presença de mais de 370 pessoas.
As inscrições foram feitas no estacionamento da Câmara e, dali mesmo, todos seguiram ao local das festividades. Foi servido um almoço e realizado o sorteio de seis bicicletas. No entanto, uma foi esquecida no caminhão que as transportou. Assim, após a seção desta terça-feira (5/5), foi feito o sorteio do prêmio esquecido.

Apoio

Winter destacou e agradeceu o apoio recebido dos vereadores da Câmara Municipal de Piraquara e de muitos empresários do município. Agradeceu às pessoas, cidadãos piraraquenses, que participaram do passeio. E, por último, fez menção às doações de bicicletas da parte de comerciantes e dos deputados Gilberto Ribeiro (PSB) e Ney Leprevost(PSD). Segundo Winter, Gilberto Ribeiro ainda ofereceu cobertura de televisão do passeio por meio de uma equipe de seu programa na RIC.

Investimentos

O vereador agradeceu ao colega, vereador Erondi Lopes (PT), por tê-lo convidado a participar da campanha do ex-deputado Angelo Vanhoni(PT) nas eleições de 2014. O agradecimento se justifica pelo apoio que O ex-parlamentar sempre deu ao município. Apenas no último ano de mandato, Vanhoni conseguiu verbas que ultrapassam os R$ 600 mil, destinadas a investimentos na área do esporte e lazer de Piraquara.

Professores

Ernani também manisfestou tristeza e repúdio à violência praticada pela PM contra os professores.

Vereador Baianinho quer ambulância permanente no bairro Guarituba

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador manifestou indignação pela atitude do colega, vereador Miguel Scrobot, de por em dúvida a necessidade da sugestão de seu projeto para a implantação de uma ambulância fixa no Guarituba. Scrobot questionou a necessidade do requerimento de Baianinho, porque o vereador Mamede já teria apresentado projeto idêntico. Baianinho reafirmou a importância do requerimento, alegando que o desenvolvimento do mesmo foi idealizado por ele, junto ao Poder Executivo, visando o bem estar da população. O vereador questionou a capacitação de Scrobot para duvidar da relevância de uma iniciativa capaz de ampliar a capacidade de atendimento à saúde pública pelo município. Baianinho ainda lembrou que na condição de legislador, apenas apresenta uma sugestão de projeto. Cabendo, assim, ao Executivo realizá-lo ou não.

Professores

Edson Baianinho também se solidarizou com os professores, e agradeceu ao Prefeito Marquinhos pelo pronto atendimento da Prefeitura ao pedido de pintura de faixas frente ao Colégio Penha.

Adriano Cordeiro comemora revitalização da Estrada do Greder

Vereador Adriano
Vereador Adriano

Segundo Adriano (PTB), as solicitações para a revitalização da Estrada do Greder, depois de dois anos e três meses cobrando e enviando requerimentos, finalmente foram atendidas, e a via recebeu o recape. E este, é claro, um motivo para se comemorar. No entanto, o vereador salienta que as cobranças sempre serão necessárias.

Melhorias nas ruas centrais

O parlamentar comentou também que no domingo foi abordado por um morador enquanto fazia sua cavalgada na região da Raia. “Um munícipe solicitou,encarecidamente, que eu fizesse um pedido ao prefeito, solicitando obras de melhorias nas ruas centrais do município. Por isso, a cobrança vai continuar. Somos representantes do povo e temos a obrigação de buscar atender as suas reivindicações, afirma Adriano.

Responsabilidade pela violência

Demonstrando muita preocupação, Adriano Cordeiro lamentou o fato ocorrido na manifestação dos professores. De acordo com o vereador, todos sabem que existe a sempre respeitada hierarquia militar, ou seja, os policiais estavam seguindo ordens de alguém. “É muito triste e lamentável ter ocorrido tanta violência. E, passado o episódio, ninguém assume ter dado esta ordem, que não deve ter partido da Policia”, indagou.

Preocupação com a dengue

Ainda falando da região próxima a Raia do município, Adriano disse que ali há um grande descaso, pois as pessoas jogam seu lixo indevidamente. “Isso me deixa preocupado com relação à dengue. Hoje, existe uma epidemia, com mais de 750 mil casos em todo Brasil. E, em Piraquara, onde existe uma coleta de lixo exemplar, situações como estas não podem atrapalhar e colocar a perder este grande trabalho”, lembra.

Conscientização

Ainda segundo Adriano, é necessário uma grande ação para conscientização das pessoas. “Um país que pretende ser chamado de primeiro mundo precisa tratar melhor a questão do lixo. Só assim não faremos parte das estatísticas relativas à epidemia de dengue”, observou.

A violência sob outra perspectiva

O vereador Miguel Scrobot (PROS) reiterou o repúdio às agressões promovidas pela PM contra os professores, na quarta-feira (29/4). Porém, o vereador disse que é preciso ver os dois lados da moeda. “Tinha gente fazendo provocações que resultaram na violência que vimos”, observou. Para Scrobot, talvez, o governador Beto Richa tenha exagerado nas ordens que culminaram nas atitudes dos policiais. No entanto, ele entende que Richa buscou apenas manter a ordem e preservar o patrimônio público.

Ambulância

Miguel ressaltou ainda que não se interessa em “discursinho barato”. Numa possível referência ao discurso do vereador Baianinho, ele declarou. “Isso não é comigo”! Scrobot insistiu dizendo que já existe um projeto apresentado pelo vereador Mamede (PRB), capaz de dar conta da necessidade da comunidade do Guarituba. “Quem de nós, aqui presente, não reconhece a importância de uma ambulância e de atender a necessidade de uma comunidade quanto à saúde”? Indagou.

Agressão aos professores foi lamentável

O vereador Gilmar Cordeiro (PSB) lamentou e condenou a atitude da PM contra os professores. “Espero que o diálogo seja um fator preponderante a partir de hoje!”, exigiu. O vereador ainda comentou que na manhã da última terça-feira, dia 5, saiu em passeata com mais de 15 mil professores, em uma manifestação pacífica, onde não havia policiamento, demonstrando que os professores tem plena noção da sua responsabilidade democrática.

Insalubridade

Gilmar Cordeiro fez considerações sobre a questâo do pagamento da insalubridade aos agentes de saúde. Segundo Cordeiro, os agentes já recebiam o benefício da insalubridade a partir do momento em que foi votada e aprovada na Câmara a recomposição de salários, baseada no parâmetro nacional. Gilmar disse ainda que em conversa com o deputado Luciano Ducci (PSB), na última semana, entendeu que o projeto de inclusão da insalubridade nos vencimentos dos agentes de saúdes é totalmente legítimo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress