quarta-feira, 24 de abril de 2024
Alunos da rede estadual lotam Câmara e menção honrosa é entregue ao fotógrafo José Carraro

Alunos da rede estadual lotam Câmara e menção honrosa é entregue ao fotógrafo José Carraro

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 25/08/2015

por Angelo Stroparo

Na última terça-feira (27) alunos do Colégio Estadual Dr. Gilberto Alves do Nascimento, acompanhados por alguns professores, lotaram o plenário da Câmara Municipal de Piraquara.

Houve tumultuo por conta da insatisfação dos alunos com a forma pela qual a sessão era conduzida. As reclamações foram motivadas pelo tempo transcorrido entre o início da sessão e as discussões, votações e pronunciamentos dos parlamentares na tribuna. Os alunos consideraram a espera demasiada. Comentários em redes sociais davam conta de que a pauta previa a entrega simbólica de homenagem ao Governador Beto Richa e que os vereadores votariam o aumento do número de secretarias municipais.

Por conta do tempo usado pelo 1º Secretário, vereador Pastor Valdeci (SDD), para efetuar a leitura de todos os itens dos processos legislativos (requerimentos, ofícios etc.), muitos alunos se revoltaram e deram início a um tumultuo que atrapalhou o andamento dos trabalhos. O presidente da Casa, vereador Josimar Froes (PDT), teve dificuldade para acalmar os ânimos. Houveram vaias e provocações dirigidas a alguns vereadores e ao próprio Froes.

Na tentativa de explicar a razão da demora para se iniciar o grande expediente – momento no qual os parlamentares se expressam verbalmente na tribuna e ocorrem as discussões e votações – Froes teve uma breve discussão com uma professora que acompanhava o grupo de estudantes. “Eu quero sessão, se soubesse que ficaria aqui ouvindo leitura por mais de uma hora teria ficado em casa”, disse a professora. “Esta é a forma regimental de condução da sessão”, argumentou Froes, que reconheceu a importância da presença da população na Câmara, contudo, ressaltou que a boa educação presa pela ordem e pelo respeito.

Tribuna especial e Menção Honrosa

Os vereadores votaram e aprovaram a entrega de Menção Honrosa, solicitada pelo vereador Gilmar Cordeiro (PSB), ao fotógrafo José Carraro, pelo trabalho de resgate histórico do Município demonstrado na exposição “Mananciais da Serra – registros da história”, que pode ser vista na Casa da Memória de Piraquara até dia 11 de setembro.

Da tribuna, Carraro agradeceu o reconhecimento recebido pelo trabalho, por meio da honraria. O fotógrafo foi breve no discurso e ao final agradeceu aos presentes. “Agradeço aos vereadores que já prestigiaram a exposição com a presença e convido aos demais e a todos os presentes aqui, hoje, a comparecerem à Casa da Memória pra conferir o nosso trabalho”, concluiu.

Huller garante que não haverá votação para aumento de salários

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugênio Huller (PHS) destaca que nos últimos dias foram mais de 50 requerimentos apresentados na Câmara, solicitando pavimentação asfáltica ou patrolamento e colocação de material nos bairros Planta Araçatuba, Planta Santa Catarina Águas Claras e Vila Nova – Guarituba. Apesar do volume de pedidos, o vereador está preocupado pela demora para o inicio dessas obras.

Huller esteve, juntamente com os secretários Girlei Eduardo e Leverci Silveira Filho, vistoriando e analisando a implantação de galerias no Araçatuba, locais onde os moradores ainda sofrem com alagamentos em épocas de chuvas.

O vereador garante que não há projetos em andamento ou em votação para aumento de salários dos vereadores de Piraquara, e que as informações que circulam nas redes sociais são falsas.

Baianinho reprova atitude de internautas que postaram teor falso de pauta em redes sociais

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Manoel dos Santos, o Baianinho (PHS), reprovou a atitude de internautas que postaram teor falso da pauta da sessão da última terça-feira (27) nas redes sociais. Baianinho criticou a atitude, classificando como “gesto de maldade” a publicação de informações sobre suposta homenagem ao Governador Beto Richa (PSDB) e o voto sobre o aumento de secretarias municipais. “Quem assim procede faz mal a si próprio e, por consequência, aos demais”, comentou. O vereador agradeceu aos alunos pela presença e estimulou a todos à participação constante nas sessões.

Agradecimentos ao prefeito e aos eleitores

Nas explicações pessoais, Baianinho agradeceu ao prefeito Marcus Tesserolli (PDT), pelo trabalho realizado nos últimos dois anos e oito meses. “Agradeço ao Marquinhos, que tem procurado fazer o melhor pela nossa cidade e estender minha gratidão aos mil e trinta e seis eleitores que votaram em mim e também aos que não votaram”, agradeceu. O vereador ressaltou a conquista da farmácia municipal em Guarituba, conjunta à Secretaria de Saúde e ao Executivo e que atende, de acordo com Baianinho, mais de 3 mil pessoas ao mês.

Missão cumprida

O vereador afirmou, a respeito da aproximação do término do mandato, sentir-se honrado e satisfeito com o trabalho feito. “Digo para todos os meus amigos e inimigos: tive o prazer de ver, daqui, da tribuna desta Casa, os que apoiavam e acreditavam na minha candidatura felizes com meu sucesso e os que desacreditavam me aplaudirem”, concluiu.

Vereador Rock parabeniza fotógrafo José Carraro e destaca campanha de vacinação

Vereador Rock
Vereador Rock

O vereador Valmir Soares, o Rock (DEM), parabenizou ao fotógrafo José Carraro pela Menção Honrosa recebida e pela exposição “Mananciais da Serra – registros da história”. “Parabéns pela exposição, José Carraro, que ainda não tive a oportunidade de prestigiar, porque dou expediente na prefeitura até às 17hs, mas, com certeza, farei uma visita”, comentou.

Campanha de vacinação

Rock informou a todos a respeito da campanha de vacinação contra a poliomielite, destacando que a ação é destinada às crianças de até cinco anos. “A poliomielite resulta na paralisia infantil, então, aos professores aqui presentes, destaco a importância desta campanha e da divulgação da mesma nas escolas sobre esse direito da população”, comentou. A campanha vai até dia 31 de agosto e também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.

Mobilização de estudantes

Rock parabenizou professores e diretorias das escolas que mobilizaram alunos até a Câmara Municipal a fim de acompanharem a sessão. O vereador ressaltou a importância da participação da juventude no processo democrático, tendo em vista o seio da mocidade como principal formador de lideranças políticas futuras. “Faço uma indicação ao professor Marcelo: baixe a Lei Orgânica e o Regimento da Casa e incentive os alunos para leitura e o estudo destes conteúdos, para que venham às sessões cientes de como é o processo legislador e tudo seja mais construtivo”, aconselhou.

Pauta falsa

O parlamentar também os alertou a respeito do perigo de tomar como verdades absolutas informações veiculadas em redes sociais. “Não acreditem na internet como senhora da verdade, porque por trás de computadores podem existir pessoas mal intencionadas”, argumentou, com críticas às informações sobre suposta homenagem ao Governador Beto Richa (PSDB) e o voto sobre o aumento de secretarias municipais constarem na pauta da sessão de terça-feira (27).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress