quinta-feira, 25 de abril de 2024
Sessões da Câmara de Piraquara começam a ser transmitidas pela internet

Sessões da Câmara de Piraquara começam a ser transmitidas pela internet

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 14/04/2015

A Câmara Municipal de Piraquara, a partir de 14 de abril de 2015, passa a transmitir ao vivo todas as sessões ordinárias da Casa. Segundo o Presidente, Josimar Fróes, estas transmissões serão feitas pelos funcionários da Câmara, portanto sem custos ao erário público. De acordo com Josimar, os moradores de Piraquara passarão a ter maior acesso ao trabalho apresentado por todos os vereadores, podendo acompanhar e avaliar o trabalho de cada um de seus representantes.

Carta de repúdio
Os vereadores de Piraquara encaminharam uma carta de repúdio ao Presidente do Congresso, Deputado Federal Eduardo Cunha. O documento pede que não seja aprovada a Lei de Terceirização. Segundo Josimar Fróes, essa Lei representa um retrocesso aos direitos adquiridos pelos trabalhadores deste país.

Vereadores encaminham pedido ao Secretário de Segurança
Os vereadores, durante a sessão, atendendo o pedido do Presidente Josimar, assinaram um documento para encaminhar ao Secretario de Segurança do Paraná, Deputado Francischinni, solicitando a retirada da Delegacia de Piraquara da área central da cidade. O oficio terá encaminhamento através do Vereador Pastor Valdeci, que é membro do partido Solidariedade, mesma sigla do Secretário Francischinni.

Cancha Reta
Com relação à um vídeo com denúncias sobre problemas na Cancha Reta, o Presidente Josimar Fróes disse que todos os vereadores vão receber o CD com as imagens, e só depois, em conjunto, serão tomadas as devidas providências.

Baianinho fala em dois pesos e duas medidas sobre casos expostos na mídia

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

Ao iniciar seu discurso, o vereador Edson Baianinho(PHS) lamentou o fato ocorrido no Município de Araucária, onde, segundo ele, um policial mal preparado acabou agredindo uma cidadã que pedia respeitado aos seus direitos com relação às passagens que havia comprado, mas que, agora, simplesmente, a URBS e a COMEC falaram que não tem mais validade.

“Enquanto isso, um ex-deputado preso, que veio de Brasília de avião para a sede da Policia Federal, em Curitiba, estava bem assessorado e foi recebido por uma van com ar condicionado. Acho que é muita pompa para quem está sendo acusado de crimes contra o patrimônio público. Isto é muito triste e lamentável”, critica o parlamentar.

CPI dos ex-presidentes

De acordo com Baianinho, na próxima semana haverá mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito para dar sequência aos trabalhos da CPI que está investigando os ex-presidentes da Câmara. “Quero lembrar aqueles que acham que a CPI não vai dar em nada, para aguardarem, pois assim que os fatos forem comprovados daremos as devidas respostas”, avisou.

Elogios

Em relação a Angelo Vanhoni, Baianinho disse concordar com as palavras do vereador Erondi, que teceu muitos eleogios ao ex-deputado do PT. “Este deputado deveria permanecer em Brasília, pois, com certeza, Piraquara continuaria ganhando muito com isso”, afirmou. Baianinho Informou ainda que o seu partido, o PHS, conseguiu eleger um deputado federal, para representar o Paraná e, em especial, Piraquara, em Brasília. “Eu estarei aqui para cobrar. Neste momento, tenho cobrado deste deputado que vote contra a Lei da Terceirização, afirmou Baianinho.

O ônus e o bônus
Ao comentar sobre a fuga que ocorreu no último domingo na Delegacia de Piraquara, Baianinho lamentou que o bônus vai para Curitiba e o ônus fica com as cidades da Região Metropolitana. “Todas as coisas boas, por exemplo, o Autódromo e o Aeroporto, são de Curitiba. Já o presídio é de Piraquara. O pior de tudo é que dos fugitivos da delegacia, apenas um deles era de Piraquara”, argumentou. Ainda falando de segurança, o vereador afirmou ter muito orgulho ao falar do prefeito de Piraquara, Marcos Tessarolli. “Quando os vereadores estavam pensando em fazer o pedido de retirada da delegacia do centro da cidade, o Marquinhos já estava ligando para o Secretário Francisquinni para pedir essa retirada. Isto só demonstra sua preocupação com a população do município”, ressaltou. Baianinho também parabenizou o Deputado Francischinni por seu excelente trabalho à frente da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

Rock comemora a instalação de três pistas de skate em Piraquara

Vereador Rock
Vereador Rock

Com muita satisfação, Rock relatou as conquistas recentes para a população de Piraquara, uma delas é a pista de Skate. Ou melhor, as três pistas de Skate, que serão instaladas nos bairros Guarituba, Vila Fuck e Vila Vicente Macedo(onde futuramente teremos uma praça). Outra conquista muito importante, segundo o vereador, é a revitalização da Avenida Brasília, que beneficiará também a Vila Militar, sistema penal e Jardim Esmeralda. “Muita gente sairá ganhando com a execução dessas obras”, argumenta Rock.

Osmar Bertoldi
Rock informou que, juntamente com outros vereadores, fará uma viagem a Brasilia para uma visita ao Deputado Osmar Bertoldi, com o objetivo de buscar mais recursos para o município. “Na oportunidade, iremos solicitar emendas parlamentares do Governo Federal para Piraquara, como, por exemplo, asfaltamento da Avenida Engenheiro José Gilberto Higino, que liga a Vila Vicente Macedo ao município de Quatro Barras. Outra solicitação será para outra importante obra, um cruzamento elevado para transpor a linha férrea na Avenida Getúlio Vargas.

Sistema bancário
Indignado, Rock declarou repúdio ao sistema bancário de Piraquara. Como exemplo, citou o Bradesco, o qual não recebe mais pagamentos de faturas em dinheiro. O vereador reclamou que para efetuar o pagamento dessas faturas, o cidadão precisa ir até uma das lotéricas da cidade, as quais não dispõem de estrutura e segurança suficientes para este atendimento. “Já na agência da Caixa Econômica Federal, os caixas eletrônicos não funcionam nos finais de semana. O pior é que o dinheiro suado dos trabalhadores do município está depositado em seus cofres”, lamentou Rock.

CEU
Rock comunicou ainda sua participação na reunião do Projeto Canguru, onde foi discutida a retomada das obras da antiga praça do PAC. “Essas obras do Governo Federal envolvem a construção do Centro Unificado de Artes integradas, o chamado CEU”, explicou.

Luminárias
Segundo o vereador, na mesma reunião, um cidadão perguntou sobre as luminárias do município que não estão cumprindo seu papel. “Infelizmente, por questões burocráticas, não tem sido permitido trocar essas luminárias, o que tem gerado assaltos e o aumento da violência nos locais sem a devida iluminação”, revelou. De acordo com Rock, isso está acontecendo porque a administração municipal aguarda um posicionamento judicial, o que impossibilita a Prefeitura contratar a vencedora da licitação para fornecer as novas luminárias. “A situação requer uma solução urgente, pois com uma iluminação adequada a tendencia é a diminuição da violência em nosso município, afirmou.

Erondi pede que deputados não aprovem a Lei de Terceirização da Mão de Obra

Vereador Erondi
Vereador Erondi

Em seu discurso, Erondi Lopes (PT) solicitou aos nobres pares para que cobrem de seus deputados federais que não aprovem a lei de terceirização da mão de obra. “Com aprovação da terceirização, o trabalhador vai trabalhar mais e ganhar menos. Não podemos permitir que nosso país volte ao tempo colonial, a era da escravidão. Alguns deputados, lá em Brasília, sob o comando do Presidente Eduardo Cunha, estão tramando aquela que será a maior derrota do trabalhador neste pais, desde o golpe de 1964”, alerta. As centrais sindicais fizeram estudos e comprovaram que os trabalhadores terceirizados trabalham três horas a mais por dia e ganham 24% a menos. Temos 35 milhões de trabalhadores formais e 13 milhões de empregados terceirizados. A lógica é simples, nenhuma empresa vai querer contratar um trabalhador pagando mais, se a lei permite que contrate pagando menos, denuncia Erondi.

Angelo Vanhoni

Erondi, mais uma vez, enalteceu o ex-deputado Angelo Vanhoni. “As emendas parlamentares de autoria de Angelo Vanhoni continuam chegando. Desta vez são mais R$ 600 mil. Por isso, lamento muito o fato de Vanhoni não ter sido reeleito, pois era o maior responsável por emendas destinadas ao município. Foram mais de R$ 1,6 milhão para Piraquara.
“Tenho orgulho de ter trabalhado em prol da reeleição de Vanhoni, pois em todos estes anos de vida pública ele nunca teve nenhum desvio de conduta. Sempre foi um político exemplar e trabalhou muito por Piraquara”, ressaltou Erondi.

30 de abril

No final de seu discurso, o vereador lembrou que no dia 30 de Abril se encerra o prazo para a administração municipal apresentar projetos na área de mobilidade urbana. “Será que nosso município mandou algum projeto? Temos uma carência gigantesca na construção de calçadas. Em ciclovias também somos carentes”, comentou. Porém, Erondi deixou claro que não está culpando o Prefeito Marquinho e sua equipe. “Com certeza, se for enviado algum projeto a chance de ser atendido é grande, pois existe o recurso. Portanto, o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, está disposto a ajudar aqueles que enviarem seus projetos. Sinceramente, confio e espero que os secretários de Urbanismo, Obras e Meio Ambiente enviem seus projetos, só assim teremos a oportunidade de executar grandes obras”, conclui.

Pastor Valdeci elogia Deputado Gilberto Ribeiro e Secretário Francischinni

Vereador Pastor Valdeci
Vereador Pastor Valdeci

Ao subir a tribuna, Pastor Valdeci parabenizou o Deputado Gilberto Ribeiro por solicitar ao Governador Beto Richa que retire os presos da Delegacia de Piraquara. “Delegacia não é lugar para presos, e do jeito que está oferece perigo para todos, afirmou. O vereador agradeceu ao Secretário de Segurança, Deputado Francischinni, que reuniu toda a equipe na tentativa de encontrar a solução para os problemas da delegacia.

Proteção à mulher

Demonstrando muita preocupação, Valdeci falou sobre a falta de segurança em relação à mulher. “Os governos não estão sendo ágeis nesta questão. Dizer que mulher é sexo frágil é um absurdo, pois a mulher é uma batalhadora, porém, muitas vezes, elas são subestimadas. Quero lembrar ainda que elas têm um senso de justiça muito alto. Nos parlamentos onde há mulheres, existe menos corrupção. Aqui, em Piraquara, temos a promessa de se instalar a Delegacia da mulher. Pastor Valdeci declarou estar esperançoso para que realmente as coisas comecem a acontecer em relação ao respeito e proteção à mulher”.

Meio Ambiente

Pastor Valdeci acrescentou que sua luta sempre foi a favor da necessidade de a administração desenvolver e enviar projetos para outras esferas do poder. Para ele, Secretarias como Urbanismo, Obras e Meio Ambiente precisam ser assumidas por técnicos da área. “Acredito que a questão do Meio Ambiente, em Piraquara, terá uma maior agilidade, pois o novo secretário é um especialista na área”, afirmou. De acordo com Valdeci, em reunião realizada na manhã da última terça-feira, o Prefeito Marquinhos assegurou que vai executar algumas obras nesta área, incluindo o Parque Linear, no jardim Santa Mônica. “Quero ressaltar que o Parque Linear recebeu um grande apoio da senhora Katia, mas, hoje, essa é uma luta de todos os vereadores do município”, esclarece.

Recursos para suprir demandas

Valdeci comentou também sobre os recursos do Governo do Estado para atender a demanda reprimida do município de Piraquara, como, por exemplo, obras na Avenida Brasília. “Parabenizo os colegas vereadores que estiveram comigo na visita feita ao Governador, onde solicitamos ao Beto Richa que olhasse com carinho para Piraquara, pois o município está carente de obras”, lembra Valdeci. O Pastor destacou ainda que os vereadores precisam visitar os seus deputados estaduais e federais para que não se esqueçam de Piraquara, a cidade precisa de muitos recursos.

Machado se retrata frente a secretária de Saúde de Piraquara

Vereador José Machado
Vereador José Machado

O vereador Machado(DEM) pediu desculpas à secretária de Saúde, se retratando por ter criticado, na sessão anterior, a falta de fitas para medir glicemia. “Na verdade, a culpa não foi da secretária, e sim do próprio paciente, que não fez a renovação do cadastro em Curitiba, por isso ficou sem os remédios e as fitas. Por tanto, a responsabilidade não é município. Inclusive, a situação em Piraquara já esta normalizada, ou seja, o usuário já dispõe das fitas e também da insulina”, explicou. Ainda ao falar de saúde, Machado aproveitou para agradecer o atendimento dispensado na última semana quando, acometido por uma virose, precisou ser atendido na UPA.

Denúncia
A respeito da raia para disputas de corridas de cavalos, Machado demonstrou muita preocupação em relação a segurança da Cancha Reta. O vereador comentou sobre um vídeo em forma de denúncia que foi entregue na Câmara de vereadores. “É necessário que todos os vereadores tomem ciência destes fatos para que possamos tomar uma atitude conjunta. Ainda estamos aguardando uma resposta ao Pedido de Informação para saber quem está administrando o local. Isso é necessário para que possamos pedir que mesmo invista em segurança, pois muitas pessoas que gostam desta diversão acabam não freqüentando o local por receio”, argumenta Machado.

Meio Ambiente
Sobre Meio Ambiente, Machado acredita que o novo secretário da Pasta, o Leverci, que veio de Quatro Barras, poderá fazer um bom trabalho. Segundo o parlamentar, a antiga secretária não estava correspondendo à altura do cargo. “Por diversas vezes, procuramos a secretária e não tivemos resposta para alguns problemas da área, afirma. Inclusive, na ultima sessão, Machado havia feito diversas denúncias de terrenos sem os devidos cuidados até na área central da cidade. Na ocasião, o vereador trouxe ao plenário fotos destas ruas e afirmou estar cansado de pedir providencias para a ex- secretária. Ele acredita que por se tratar de um técnico em meio ambiente, desta vez a Secretaria poderá dar um melhor atendimento à população.

Viagem a Brasília
Machado revelou que na próxima semana vai a Brasília, junto com outros vereadores, conversar com o Deputado Federal Osmar Bertoldi. “Vamos aproveitar para pedir que Bertoldi vote contra a Lei da Terceirização, pois a mesma fere os direitos históricos adquiridos pelos trabalhadores. Faremos também o possível para trazer mais verbas para novas obras em Piraquara”, completou Machado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress