quinta-feira, 25 de abril de 2024
Vereadores de Piraquara reforçam apoio a professores do Estado

Vereadores de Piraquara reforçam apoio a professores do Estado

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 12/05/2015

por Angelo Stroparo

Na sessão do dia 12 de maio, terça-feira, mais uma vez, a Câmara de Piraquara abriu espaço para que professores e servidores públicos do Paraná se manisfestassem com relação à greve e reivindicassem seus direitos.

Durante os trabalhos da Casa, dentre os muitos assuntos debatidos, diversos vereadores falaram sobre o confronto que ocorreu no dia 29 de abril, no Centro Cívico, e condenaram a ação da Polícia contra os professores.

Moção de Repúdio

Na oportunidade, o 1º Secretário da Câmara leu, em plenário, a Moção de Repúdio contra a atitude do diretor do Colégio Estadual Vicente Macedo, o vereador Gilmar Cordeiro. No documento, encaminhado à Casa pelos professores, os servidores repudiaram a ação de Gilmar e a taxaram de truculenta, autoritária e opressiva.

Erondi Lopes se diz envergonhado por aqueles que votaram contra os professores

Vereador Erondi
Vereador Erondi

O vereador Erondi Lopes (PT) iniciou seu discurso com um reforço ao apoio aos professores e servidores públicos do município de Piraquara e do estado do Paraná. “Jamais votarei em qualquer lei que não vá de encontro aos interesses dos trabalhadores”, afirmou Erondi.

O parlamentar lembrou dos 31 deputados que votaram a favor da lei de mudança na Previdência do Estado. “Sinto-me envergonhado pelo voto daqueles que se dizem representantes dos trabalhadores do nosso estado”, criticou.

A greve

Com a afirmação de que os professores e servidores não devem se sentir culpados pelos desdobramentos da greve, Erondi lembrou que a culpa pelo incidente do dia 29/4, por exemplo, foi do Governador Beto Richa (PSDB). O vereador ainda citou alguns dos benefícios que o governo estadual estaria tentando derrubar, como por exemplo: o quinquênio e o auxílio transporte. Lopes relacionou outros benefícios da classe que estariam ameaçados pelos desmandos do Executivo estadual.

Com relação à ação criminal que Richa quer mover contra a APP Sindicato, na tentativa de incriminar os professores pelo confronto com a PM, Erondi foi categórico: “O único culpado é o Governador!” O vereador disse ainda que Richa tem tentado jogar a população e policiais contra os professores.

Político que vota contra o interesse dos trabalhadores é “cara-de-pau”, diz Baianinho

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Manoel dos Santos, o “Baianinho” (PHS), mais uma vez, solidarizou-se à causa dos professores. Assim, como a investigação que culminaria com o desmantelamento de uma rede de corrupção foi batizada de “Operação Lava-Jato”, Baianinho, com ironia, sugeriu a criação de um nome ao ato promovido pelo Governo do Estado contra os professores. “Classifico como “cara-de-pau” o político que vota contra o interesse dos trabalhadores e da população, em geral”, afirmou.

Secretaria de Saúde

Edson Baianinho enalteceu o trabalho da Secretaria de Saúde de Piraquara e parabenizou a Secretária Maristela Zanella e todos os funcionários pelo ótimo desempenho na Pasta. “Se faltar competência em alguma secretaria de Piraquara, pode pegar emprestado na Saúde, porque, ali, sobra”, observou.

Moradias e creches

Segundo o vereador, se ocorre um grande aumento na construção de moradias, se faz necessário a criação de mais escolas e creches, além da valorização e contratação de mais professores para atender o aumento na demanda da população crescente. “Se analisarmos, veremos que foram construídas mais de 5.000 casas nesta cidade. Porém, não construíram nenhuma creche para as crianças dessas novas famílias que vêm morar em Piraquara”, observou Baianinho.

Adriano lamenta má fama do estado por conta da violência contra professores

Vereador Adriano
Vereador Adriano

Adriano Cordeiro (PTB) lamentou que o Paraná tenha se tornado mundialmente conhecido por acontecimentos tão lastimáveis – numa referência à conduta do governo estadual quanto às reivindicações dos professores e servidores. O vereador lembrou dos tempos de escola, dizendo que para toda a profissão, obrigatoriamente, haverá um professor, enaltecendo o valor dos educadores. Adriano se posicionou a favor do aumento salarial para a categoria. “O professor, como todo trabalhador, tem que ser bem remunerado”, afirmou.

Reconhecimento

O vereador declarou carinho e reconhecimento aos professores que o instruíram pelo caminho do conhecimento. Segundo Adriano, o interesse pela política surgiu graças à educação recebida em sala de aula. “Atribuo a isso, o fato de hoje ser um representante do povo na Câmara. Agradeço todo o esforço dos mestres em continuar trabalhando e não desistirem, apesar das dificuldades”, ressaltou.

Vereador Rock critica desvalorização dos professores e servidores públicos

Vereador Rock
Vereador Rock

Cumprimentando a todos os presentes, especialmente professores e servidores, Valmir Soares, o Rock (DEM), iniciou o seu pronunciamento condenando os últimos acontecimentos relacionados à classe. “Concordo com as vozes de repúdio à injustiça aos professores”, disse.

Meio Ambiente e Urbanismo

Rock destacou a figura do Sr. Leverci Silveira Filho, novo Secretário Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo. Chamou a atenção para as dificuldades que Leverci enfrentará, frente à pasta. “Será um trabalho árduo!”, afirmou. Sobre a queda no mercado da construção civil, Rock disse que será um grande desafio a ser vencido pelo novo secretário. O vereador agradeceu a dois funcionários da Sanepar pelo pronto atendimento prestado à solicitação de contenção de vazamento na rua Tubarão, no bairro Santiago.

Piso nacional e a data base

O vereador se diz favorável a todo ganho e evolução que venha de encontro às necessidades dos professores municipais. “Estaremos numa força tarefa junto ao Executivo neste momento difícil pela busca do aumento de 13,01%, mais os 2% do avanço”, comentou.

Saneamento básico

Rock voltou a comentar a expiração de mais de cinco anos do contrato de prestação de serviços da Sanepar, junto ao município. No entanto, o vereador agradeceu a dois funcionários da empresa pelo pronto atendimento prestado à solicitação de contenção de vazamento na rua Tubarão, no bairro Santiago.

José Machado Comenta encontro com Marquinhos e lideranças sindicais

Vereador José Machado
Vereador José Machado

José Machado (DEM) iniciou o discurso lembrando do encontro com o Prefeito Marcos Tesserolli (PHS), junto à liderança sindical dos professores e o vereador Adriano Cordeiro (PTB). De acordo com Machado, a reunião tem como principal motivo o debate acerca da questão do aumento salarial da classe no município.

Polêmica da Serra do Mar

Machado fez menção ao desmatamento que vem sendo praticado na região da Serra do Mar, em áreas pertencentes ao município de Piraquara. Ele comentou sobre a necessidade de analisar documentações referentes às localidades desmatadas com o intuito de cobrar uma atitude do Poder Executivo, no sentido de garantir a preservação dos mananciais.

O outro lado da história

Em sua fala, com relação aos professores, Scrobot tentou apresentar um outro lado para as atitudes tomadas pelo Executivo estadual, nas últimas semanas. Porém, grande parte dos presentes desaprovaram o seu discurso. Apesar disso, Scrobot não se abalou e reiterou o apoio e a solidariedade aos professores. “Não serei omisso e não voltarei atrás no meu discurso”, afirmou Scrobot, lembrando que é a favor de manifestações pacíficas, sugerindo que houve hostilidade também da parte dos manifestantes contra os policiais.

Templo do Amanhecer

Miguel Scrobot (PROS) destacou também a presença do Sr. Luis Marques, líder comunitário e presidente da Igreja Templo do Amanhecer, pelo trabalho na Vila Franca, que se estende desde o ano de 2012.

Direitos Humanos da Criança

Quando foi à tribuna, Pastor Valdeci parabenizou o Sr. Uilson José Gonçalves de Araújo, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piraquara), pela realização da 10º conferência do órgão. “É muito louvável a preocupação dos integrantes do Conselho para com os jovens. Espero um envolvimento maior do Poder Público com a questão das drogas e no combate às mesmas”, ressaltou.

Câmara Mirim

Valdeci agradeceu aos vereadores que aprovaram outra etapa do projeto Câmara Mirim. Esse projeto se expandirá muito e será de grande valia para os alunos que se interessam por política.

Professores

Com relação aos professores, Pastor Valdeci classificou como inaceitável a atitude de revogar direitos trabalhistas adquiridos.

A favor da causa dos professores

O vereador Ernani Winter (PDT) agradeceu a presença dos representantes sindicais e declarou apoio à luta do vereador Erondi Lopes e dos colegas professores. Winter lembrou aos presentes que os Deputados Ney Leprevost (PSD) e Gilberto Ribeiro (PSB) votaram a favor dos professores e servidores.

Escolinha de Futsal

Ernani ressaltou que no dia 10 de maio do ano 2000, dava início ao projeto voluntário Escolinha Winter de Futsal. “Quinze anos se passaram e, agora, estamos comemorando o bom trabalho junto à comunidade. Temos colocado crianças e adolescentes no caminho do esporte, rumo a uma vida melhor, longe da criminalidade e das drogas”, comemora.

Reunião com as partes interessadas

Com relação à Moção de Repúdio que recebeu dos professores, o vereador Gilmar Cordeiro (PSB) alegou que, na condição de diretor, sempre agiu de acordo com os anseios da comunidade e de que em momento algum foi inquisitivo, obrigando ou forçando qualquer situação em favor da própria vontade. Gilmar disse ainda que realizará uma reunião para ouvir as partes interessadas, professores e comunidade, para tomar um posicionamento quanto à paralização, ou não, das aulas.

Instalação de luminárias

O vereador Sidnei Mamede (PRB) também manifestou apoio aos professores e servidores públicos estaduais. Lembrou que o “Vale Alimentação” já está defasado e que seria necessário criar um projeto para aumentar o valor desse benefício.

Obras

Mamede agradeceu ao secretário de Obras pela instalação de luminárias em várias localidades da cidade. O vereador comentou também sobre a necessidade de se trabalhar para pavimentar mais ruas e melhorar a infraestrutura nos bairros.

Moção de Repúdio

Durante sessão da Câmara Municipal de Piraquara, realizada na última terça-feira, dia 12, professores do município, através de uma Moção de Repúdio, encaminhada à Casa, e lida pelo 1 º Secretário, condenaram a atitude do Diretor do Colégio Estadual Vila Macedo, o vereador Gilmar Cordeiro. De acordo com os professores, o Vereador e Diretor teria se colocado contra a greve dos servidores públicos do Estado de forma truculenta, autoritária e opressiva.

Na Moção de Repúdio, os professores julgaram as ações de Gilmar Cordeiro como ofensivas aos trabalhadores da educação e a todos os servidores do Estado do Paraná, ao tentar desmobilizar as legítimas reivindicações da classe.

Veja abaixo um trecho do manifesto contra o diretor e vereador de Piraquara, Gilmar Cordeiro.

“Nós, trabalhadores da educação do município de Piraquara, professores e funcionários das escolas da rede estadual de ensino e dirigentes do núcleo sindical da APP Metro Norte, apresentamos nossa indignação diante das ações truculentas, autoritárias e opressivas do Diretor do Colégio Estadual Vila Macedo, e também vereador no município de Piraquara, quande se coloca contra Mobilização da Greve dos Servidores Públicos do Estado do Paraná, que é legítima e, portanto, trata-se de um direito constitucional”.

“Não é a primeira nem a única tentativa deste diretor de tentar desmobilizar nosso movimento, da mesma forma que está jogando a comunidade, os seus professores e funcionários (na sua maioria são contratos temporários), contra o nosso movimento”.

“Da mesma forma, vem se apresentando como se a escola fosse de seu patrimônio. Isso é característica de um gestor de escolas que não tem sensibilidade às lutas sindicais e nem respeito à democracia, já que as ações foram votadas democraticamente. Assim, somos solidários e exigimos respeito aos trabalhadores(as) da educação do estado do Paraná”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress