sábado, 20 de abril de 2024
Título de Cidadão Honorário para Leonildo Sandri traz vereadores de Pinhais à Câmara de Piraquara

Título de Cidadão Honorário para Leonildo Sandri traz vereadores de Pinhais à Câmara de Piraquara

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 09/06/2015

por Angelo Stroparo

Na sessão de terça-feira (9) os vereadores da Câmara Municipal deram ao Sr. Leonildo Sandri (PRB), que é vereador no município de Pinhais, o título de Cidadão Honorário de Piraquara. Empresário conhecido e atuante em ambos os municípios, Sandri recebeu título na presença de amigos, familiares e pares da Câmara de Pinhais. Nas explicações pessoais vereadores comentaram o fim da greve dos professores da rede estadual.

R$ 7 milhões são para pavimentação, diz Rock

Vereador Rock
Vereador Rock

O vereador Valmir Soares, o Rock (DEM), iniciou o discurso apresentando a listagem de obras nas quais teve participação efetiva. “A pista de skate na Vila Macedo, que vai tirar a molecada do leito da rua, evitando acidentes, além da academia ao ar livre, pista de caminhada e do playground”, explicou Rock. O parlamentar justificou o empréstimo de R$ 7 milhões, solicitado pelo município junto ao governo estadual, informando que o processo de licitação está em andamento, a fim de contratar a empresa que realizará obras de pavimentação em ruas do Guarituba e na Avenida Brasília.

Discussões partidárias desviam o debate principal

O vereador Miguel Scrobot (PROS) iniciou o discurso fazendo considerações referentes ao modo adotado por parlamentares em conduzir as discussões, de fato, relevantes para o Brasil. Para Scrobot, excesso de emoção e idealismos partidários provocam o esquecimento do fato que o governo federal, nas administrações petistas, arruinou as finanças e a economia nacional. “Só não vê, quem não quer”, comentou o vereador.

Para Erondi Lopes fim da greve não representa avanço

Vereador Erondi
Vereador Erondi

Se declarando feliz por causa da volta às aulas, pelo bem de pais e alunos, o vereador Erondi Lopes (PT) não deixou de manifestar insatisfação com o resultado da greve para os professores. “Se não me engano, o aumento será de 3,15% em outubro e o resto, parcelado, no transcorrer de 2016”, lamentou Lopes. O vereador reclamou dos gastos com combustível na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) por deputados da base governista. “É gasolina capaz de percorrer quilometragem igual a distância entre a Terra e a Lua!”, comentou o vereador.

Legado Richa

Erondi Lopes admitiu ter ficado chateado com o desfecho da paralisação, mas reconheceu que a sociedade precisa dos professores em sala. E ressaltou que o governador deixará este capítulo inscrito na história, como legado, o descaso com a educação. “Serão 70.000 mil professores lembrando alunos, geração após geração, dia após dia, do absurdo praticado no dia 29 de abril, pelo governador Beto Richa”, afirmou Erondi no encerramento do discurso.

Crescimento da população preocupa parlamentar

O vereador Pastor Valdeci (SDD) chamou a atenção dos presentes para o problema do crescimento desenfreado da população piraquarense. “O município não consegue atender a demanda atual, são poucos os recursos e cada vez há mais pessoas, o que vai deixar a administração municipal mais difícil”, alertou o vereador. Ao mesmo tempo, Valdeci ressaltou avanços em muitas áreas e declarou apoio ao Executivo Municipal. “Não vamos desistir, prosseguiremos na luta, apoiando o Marquinhos”, afirmou.

Político que rouba é covarde, diz Vereador Baianinho

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Manoel dos Santos, o Baianinho (PHS), saudou o ex-vereador Osmar Nunes e os vereadores Leonildo Sandri (PRB), Ari Valdir (PSDC) e Tavinho (PT), todos políticos de Pinhais, ressaltando a idoneidade e valor dos colegas.

Corrupção por todo Brasil

Baianinho fez considerações e comparações referentes as características dos políticos corruptos e dos ladrões comuns. “O ladrão mete a máquina e vai pro tudo ou nada, o político corrupto, não tem coragem pra isso, então, ele mete a mão no dinheiro público escondido, é covarde!”, concluiu o vereador. Segundo o parlamentar este tipo de comportamento condenável de representantes da população, legitimados pelo voto, está espalhado pelas esferas municipais, estaduais e federais e lamentou o fato.

Saúde municipal

O vereador fez elogios ao trabalho do Executivo, da Secretaria Municipal de Saúde e à própria secretária, Sra. Maristela Zanella. Baianinho destacou obras como a Farmácia Popular no Guarituba e ressaltou o avanço conquistado na área. “O trabalho feito na saúde desse município é merecedor do nosso carinho”, concluiu.

Adriano diz que dívida da Sanepar é histórica

Vereador Adriano
Vereador Adriano

Adriano Cordeiro, vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), disse, no início do discurso na tribuna, que a dívida da Sanepar é histórica. “Queria começar aproveitando o gancho deixado pelo vereador Miguel Scrobot, sobre a dívida da Sanepar, que é histórica, e pelo jeito vão continuar devendo”, comentou Adriano.

Omissão na emissão de ordens de serviço

No trabalho de fiscalização no andamento de obras de recomposição de pavimento danificado em intervenções da Sanepar, Adriano verificou que há demora na emissão das ordens de serviço por parte da empresa de saneamento. Por conta disso, empreiteiros não podem dar continuidade na restauração dos trechos de pavimentação afetados pela implantação de rede de esgoto.

Vereador destaca que a crise é nacional

O vereador Gilmar Cordeiro (PSB) concordou com o par, vereador Erondi Lopes (PT), quanto ao avanço almejado pelos professores não ter ocorrido. Mas ressaltou que a crise é nacional. “A mídia dá ênfase à crise paranaense, e parece esquecer que a situação está crítica em todo Brasil”, comentou Cordeiro. O parlamentar mencionou férias coletivas e o fechamento de postos de trabalhos nas montadoras do ABC paulista e citou também o exemplo da Britânia e do HSBC, dentro do Paraná, divulgados pela imprensa nacional.

Notícias de Gabinete

Huller fala sobre questões apresentadas na sessão

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugênio Huller (PHS), por meio da assessoria de gabinete, manifestou algumas posições a respeito dos seguintes temas, discutidos na sessão de terça-feira (9):

Fim da greve

O vereador acredita que o governador Beto Richa (PSDB) vai cumprir o combinado, e que os professores irão receber o que lhes é de direito. E, ao mesmo tempo, fica muito satisfeito com o retorno dos alunos às aulas, uma vez que a educação se constitui numa influência primordial na formação de um cidadão.

Sanepar

O parlamentar informa que já foram realizados inúmeros pedidos junto a Sanepar, com o intuito de expor as urgências da população. Inclusive, alguns vereadores já estiveram pessoalmente na Sanepar, em Curitiba. Os bairros de Vila Franca e Vila Militar, por exemplo, ainda não possuem rede de esgoto – direitos básicos da população. Huller afirma que providências precisam ser tomadas, tais qual a revisão do contrato de concessão. Num quadro geral, Huller vê que o saneamento básico em todo Município ainda deixa muito a desejar, e garante que está empenhado na busca por resoluções a esta questão.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress