quinta-feira, 25 de abril de 2024
Segundo semestre Legislativo tem início com debates relacionados às obras públicas

Segundo semestre Legislativo tem início com debates relacionados às obras públicas

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 03/08/2015

por Angelo Stroparo

Na última terça-feira (3), os vereadores debateram questões relacionadas às obras públicas, com ênfase no saneamento.

Rock destaca necessidade de investimentos em saneamento

Vereador Rock
Vereador Rock

O vereador Valmir Soares, o Rock (DEM), dedicou a primeira parte do discurso ao tema saneamento. Observando que, mesmo durante o período de recesso, as visitas aos bairros não cessaram e muitos requerimentos foram elaborados no intervalo entre 1º e 2º períodos legislativos.

Rede de esgoto na Vila Militar

Rock ressaltou a importância do saneamento, destacando que bairros como a Vila Macedo e Militar, por exemplo, localizam-se sobre a Bacia do Iraí. Aproveitando o ensejo, o vereador lembrou a todos que a Vila Militar está recebendo instalações de rede de esgoto na totalidade da área que a compreende.

Sanepar

Rock ressaltou que desde o ano 2005, ainda na função de assessor de gabinete do então Vice-prefeito Ademir da Rocha Jess, encaminha requerimentos à Sanepar, solicitando obras de saneamento para os bairros. “Hoje é que está sendo executada a obra. Moro na Vila Macedo há 31 anos, portanto, digo: da Rua Recife até o Rio Iraizinho, o esgoto é lançado de qualquer maneira”, denunciou, observando que o parlamentar faz a petição, mas, muitas vezes, as obras demoram a acontecer.

De acordo com o vereador, o contrato de prestação de serviços da Sanepar está vencido desde 2009. “Seis anos se passaram e me pergunto: como é que esta empresa continua executando obras pelo município, como faz a cobrança se não tem a concessão? 80% do valor da fatura, se refere à coleta de esgoto que nem acontece! Qual a justificativa?”, questionou.

Baianinho destaca obras em vias na planta Santa Catarina

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Manoel dos Santos, o Baianinho (PHS), destacou no discurso a pavimentação de três ruas na planta Santa Catarina, cuja petição foi de autoria do parlamentar. Baianinho parabenizou a atitude do Prefeito Marquinhos (PDT), pelo busca de recursos para viabilização das obras. “Também quero agradecer ao secretário Girlei, que faz excelente trabalho, assim como as demais secretarias desta cidade têm feito”, defendeu Baianinho.

Empenho e dedicação na Secretaria de Obras

Baianinho argumentou em favor da Secretaria de Obras, e do respectivo secretário, alegando que há empenho e dedicação na Pasta pelo bem estar dos munícipes. “Às vezes, esse secretário, o Girlei, fica até às 19hs, em reuniões, tentando encontrar soluções para o bairro do Guarituba, então não posso aceitar que digam o contrário”, disse.

Scrobot cobra escolas profissionalizantes como medida contra o tráfico de drogas

O Vice-presidente da Câmara, vereador Miguel Scrobot (PROS), cobrou do Poder Executivo a implantação de escolas profissionalizantes em Piraquara. Como forma de viabilização, Scrobot sugeriu o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). “Talvez, duas escolas. Uma no Guarituba e outra em Piraquara”, explicou. O vereador criticou as administrações publicas municipais que não fizeram o suficiente pela cidade, nos últimos anos. “Deixaram que anexassem dentro de um município que fornece 70% do abastecimento de água da Capital, 10 mil detentos, sem receber contrapartida. Assim como permitiram que pedreiras explorassem por 65 anos recursos naturais e a cidade até agora não pode manilhar ou instalar calçadas nas ruas”, concluiu.

Vereador Gilmar Cordeiro questiona critério técnico aplicado nas lombadas das Laranjeiras

O vereador Gilmar Cordeiro (PSB) saudou a todos durante o discurso e desejou aos pares sucesso no 2º período legislativo que se inicia. Cordeiro cumprimentou os munícipes que estiveram à frente do movimento das Laranjeiras, relacionado à instalação das lombadas no acesso ao bairro via Rua Vagner Luiz Boscardin. O parlamentar ressaltou que a obra tem provocado maior lentidão no trajeto para Curitiba e Pinhais. Cordeiro questionou o rigor técnico aplicado pela Secretaria de Obras na implantação dos redutores de velocidade e também sobre a sinalização. “Defendo que deve ter segurança para o trânsito do local, mas dentro dos padrões técnicos, atendendo de fato a necessidade da população”, argumentou.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress