sexta-feira, 29 de março de 2024
Prestação de contas de ex-prefeitos voltam a ser cobradas na Câmara de Piraquara

Prestação de contas de ex-prefeitos voltam a ser cobradas na Câmara de Piraquara

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 01/09/2015

por Angelo Stroparo

Na sessão de terça-feira, dia 1º de setembro, as contas de alguns ex-prefeitos foram questionadas e debatidas pelos vereadores na Câmara de Piraquara. Durante a sessão, a oposição criticou as locações de veículos e demora no atendimento de pedidos de patrolamento.

Vereador Baianinho cobra prestação de contas de ex-prefeitos

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

No início do discurso, o vereador Edson Manoel dos Santos, o Baianinho (PHS), enalteceu a presença da população nas sessões e reconheceu a importância da participação popular nos trabalhos da Casa. Na sequencia, Baianinho cobrou dos pares providências no sentido de se buscar informações junto ao Poder Judiciário a respeito das contas de ex-prefeitos que, de acordo com o vereador, ainda precisam ser votadas na Câmara. “Até agora, segundo informações que recebi, o Ministério Público não conseguiu ainda notificar um ex-prefeito desta cidade. Se fosse um pobre coitado, garanto que isso não ficaria assim!”, disse o vereador, ressaltando que apenas as contas de Gil Lorusso foram votadas e aprovadas na Casa.

Formação de uma Comissão

Ao término do discurso de Baianinho, o presidente da Câmara, vereador Josimar Froes (PDT), explicou que as exigências quanto as prestações de contas do ex-prefeito João Guilherme, citado por Baianinho, devem ser dirigidas ao Poder Judiciário. “Tudo que o regimento da Casa prevê, neste sentido, já foi feito. Sugiro a formação de uma Comissão para pedir explicações ao Judiciário”, comentou Froes.

Rock diz ser importante a apresentação de ofícios e requerimentos nas sessões

Vereador Rock
Vereador Rock

Em função da polêmica causada pelo grande volume de ofícios e requerimentos lidos na sessão do dia 25 de agosto, e do consequente tumultuo decorrente, o vereador Valmir Soares, o Rock (DEM), se disse a favor da apresentação pública das petições. “Isso deve ser levado ao público, porque a partir do momento que não se tem requerimentos, será entendido que está tudo legal na cidade, e eu não concordo. Eu não acho que a cidade esteja legal, haja vista sobre o fato de que na semana passada o Huller apresentou quase 100 requerimentos, e no total foram lidos mais de 200. Sendo que hoje foram algo próximo aos 150”, observou.

Rock ressaltou que a leitura expõe à população o que tem sido feito pelos legisladores e que também serve como um aferidor, sobre as necessidades do Município e o que se está fazendo para torná-lo melhor. “Isso funciona como um termômetro, quando vemos quais os bairros que aparecem nas requisições. Representar isso, também é uma de nossas atribuições”, argumentou Rock.

Parecer favorável

Com relação aos questionamentos feitos por Baianinho sobre a prestação de contas de ex-prefeitos, Rock concordou. “As comissões competentes já deram seus pareceres a respeito de contas dos anos de 2001, 2002, 2003, e assim sucessivamente. E até agora o Judiciário não conseguiu notificar um ex-prefeito. Isso é inconcebível. Esse cidadão é diretor de um órgão do Estado! Como não é possível localizar essa pessoa!?”, questionou, ressaltando a importância da votação das contas de ex-representantes do Executivo Municipal e da responsabilidade que a Casa tem sobre o assunto.

“Prefeitura de Piraquara está com as contas em dia”, destaca Adriano Cordeiro

Vereador Adriano
Vereador Adriano

O vereador Adriano Cordeiro (PTB) observou, com relação às críticas da oposição sobre a administração municipal, que a Prefeitura de Piraquara está com as contas em dia. “Eu não vejo, como ocorria no passado, fila de credores à espera de pagamento na porta da Prefeitura”, disse Adriano, ressaltando que méritos, como manter pagamentos em dia, devem ser considerados.

Locação de veículos

Referente ao questionamento do vereador Gilmar Cordeio (PSB) sobre locações de veículos, Adriano concordou quanto a cobrança, sob a afirmação de que transparência é muito importante. Porém, o vereador considerou que se há grande volume de locações é porque também existe uma justificativa. “Isto deve ser averiguado e levado ao público – até porque o Prefeito Marquinhos não se negará a oferecer informações sobre o assunto. Porque há uma razão para a locação desses veículos, que servem ao Município, com certeza”, comentou.

Patrolamento

Adriano rebateu também as críticas referentes à demora do Poder Executivo em atender aos pedidos de patrolamentos. “Sabemos que nossa cidade tem alguns problemas crônicos, por outro lado, evoluímos bastante. Cobranças são necessárias, mas também devemos levar em conta todas as limitações que pesam sobre Piraquara e reconhecer que avançamos bastante”, argumentou.

Eugenio Huller participa com Marquinhos da assinatura de contratos para pavimentação no Guarituba

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugênio Huller (PHS) destacou a reunião com o prefeito Marcus Tesserolli (PDT), realizada na quarta-feira (2), na qual foi assinado o contrato para pavimentação das Ruas Heitor Pallu e Richard Lickfeld, ambas no Guarituba. As obras, de acordo com o gabinete de Huller, serão iniciadas dia 14 de setembro, próxima segunda-feira.

Huller ressalta que continua realizando visitas, fiscalizando e ouvindo os anseios da população. O vereador destaca as obras de pavimentação nas Ruas Da Paz e Gerdal Ribeiro, na Planta Deodoro. Eugenio afirma que tem cobrado do Prefeito Marquinhos o inicio das obras na Planta Araçatuba, e que tem buscado insistentemente emendas parlamentares junto ao Congresso Nacional, a fim de que sejam liberados valores para serem empregados em Piraquara.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress