Escrito em por

 

Passarinho pede que população colabore no combate ao Aedes aegypti

vereador passarinho

Preocupado com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Vereador Passarinho pediu que a população de Pinhais fique atenta e evite pontos de acúmulo de água parada.

O parlamentar é autor do Projeto de Lei que criou a Semana de Prevenção e Combate a Dengue, mas observa que a preocupação deve ser constante e a prevenção ainda é o melhor remédio. “Os profissionais de Pinhais redobraram a atenção no combate à dengue, mas precisamos que a comunidade faça o mesmo”, afirmou Passarinho.

Confira algumas formas de prevenção indicadas pelo Ministério da Saúde:

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;
- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os em local coberto, sem água e longe da chuva;
- Mantenha as garrafas, vasos vazios de plantas e baldes sempre de boca para baixo;
- Não deixe a água de chuva acumulada sobre a laje;
- Tire sempre a água acumulada nas folhas de plantas;
- Coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Não jogue o lixo em terrenos baldios;
- Lave, principalmente por dentro com escova e sabão, os utensílios domésticos usados para armazenar água.

Confira abaixo o Projeto de Lei do Vereador Passarinho que institui a Semana de Combate a Dengue no Município de Pinhais
LEI Nº 1485, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013.

“INSTITUI NO MUNICÍPIO DE PINHAIS A SEMANA DE COMBATE A DENGUE.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE PINHAIS, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica Instituído no Município de Pinhais, a Semana de Combate a Dengue, a ser comemorada na penúltima semana do mês de novembro.

Parágrafo Único – Na semana que trata esta Lei, por iniciativa do Poder Público, poderão ser realizadas ações visando à mobilização da população, no Combate a Dengue, desenvolvendo palestras, gincanas e campanhas.

Art. 2º A presente Lei poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo Municipal, que realizará a programação e definirá as Secretárias envolvidas.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Pinhais, 13 de dezembro de 2013. LUIZ GOULARTE ALVES, Prefeito Municipal

 

Airton faz um balanço positivo de seu primeiro mandato

vereador airton

Iniciando o quarto ano de mandato como legislador, o vereador Airton (PSC) fez um balanço e comemorou os resultados positivos de sua gestão, até este ano de 2016. Segundo ele, sua atuação foi focada no desenvolvimento de Pinhais. “Votamos projetos importantes para o município e o desafio foi inteirar-me dos assuntos propostos, ouvindo as partes interessadas, para então tomar a melhor decisão, sem comprometer investimentos futuros”, explicou.

O parlamentar, membro da Comissão de Constituição e Justiça, por onde passam todos os projetos da Casa Legislativa, foi relator de vários projetos importantes, entre projetos de leis, emendas, requerimentos, indicações e moções, além da realização de audiências públicas.

Neste período da atual Legislatura, Airton classificou sua gestão como um grande desafio e para este final de mandato pretende continuar o trabalho que vem desenvolvendo. “Sempre irei ouvir as reivindicações da população e ter um trabalho voltado para as bases”, afirmou.

A comunidade em foco

O vereador ressalta a importância do trabalho voltado para comunidade e quer, acima de tudo, um mandato transparente. “E essa é a plataforma do meu trabalho, com objetivo de defender os interesses da comunidade e sempre divulgando as ações de legislativo”, garantiu.

Airton destaca ainda que sempre procurou trabalhar em prol da família, por ser a base de sustentação da sociedade, sempre focando na educação e qualificação dos jovens, apresentando projetos que beneficiassem os mesmos.

Na área de proteção animal, o parlamentou apresentou emenda que garantiu mais recursos para a causa. “Antes o valor era de R$ 240.000,00 e hoje está em torno de R$ 500.000,00. Sabemos que esta é uma área de atuação que merece grande atenção. Hoje são realizadas castrações e atendimentos a cães, gatos e cavalos, através de convênio com a UFPR e clínica credenciada. Apresentei um projeto de indicação para o executivo para o cão comunitário e criação de órgãos para gerenciamento, mas devido à crise econômica tivemos que aguardar a implantação”, disse.

O parlamentar apresentou ainda projetos de indicação para o REFIP, refinanciamento do IPTU, ISS, Taxa de asfalto, lixo entre outras, para quitação ou parcelamento, favorecendo as pessoas que de alguma forma atrasaram o imposto e muitas vezes querem pagar, mas o juros e multas dobravam este valor. No projeto foi isentado multas e juros. “Outro projeto importante de minha autoria foi a isenção do IPTU, a partir de 2016, para os templos religiosos locados. Pelo código tributário Nacional, só que tem isenção são os templos próprios. E vemos que quem mais necessita é quem já paga aluguel, economizando em IPTU, poderão investir mais na área social e na comunidade em que estão inseridas” , apontou.

O vereador destaca ainda a emenda parlamentar de sua autoria que retirou do Plano Municipal de Ensino a Ideologia de Gênero, que irá vigorar por 10 anos e havia sido enviada pelo MEC. A Ideologia de Género defende a ideia que não existe apenas a mulher e o homem, mas que existem também “outros gêneros”; e que qualquer pessoa pode escolher um desses “outros gêneros”. Diz também que as crianças não tem sexo masculino ou feminino e só vão optar por um desses sexos quando crescer.

Executivo e Legislativo trabalhando Juntos

“Sempre ressalto a importância de termos uma Casa de Leis alinhada com o Poder Executivo, para que nosso Município, mesmo em épocas de crise, continue a crescer. Procuramos votar projetos que venham a beneficiar nossa população e com consciência, para que administradores futuros não tenham que cortar benefícios que são aprovados, por causa do comprometimento com do limite prudencial de gastos. Só tenho a agradecer aos vários ofícios e requerimentos atendidos pelos servidores das secretarias de nosso município. Acredito que 2016 será um ano lutas e muito trabalho, mas que irei continuar fazendo o trabalho de fiscalização e a execução dos serviços em Pinhais, sempre atento na forma em que os recursos são aplicados. Muitas ações ainda estão por vir. Irei continuar trabalhando, fazendo a diferença e valorizando o voto de confiança que tive nas urnas”, finalizou.

 

Márcia Ferreira Participa de encontro com o vice-Presidente Michel Temer

marcia

Na quinta-feira (28), o Diretório Estadual do PMDB do Paraná recebeu o vice-Presidente da República, Michel Temer, iniciando “A Caravana da Unidade”, um projeto de desenvolvimento político, social e econômico, focado na união de todos os peemedebistas.

]O Presidente Nacional do PMDB também participou de um encontro no Hotel Pestana, em Curitiba, com a sociedade civil, FIEP, Associações Comerciais e representantes do setor empresarial e político do Paraná. Na oportunidade, a Vereadora Márcia Ferreira comentou a relevância desse movimento iniciado no estado do Paraná e que percorrerá todo o país. “O partido está no caminho certo, buscando a unidade municipal, estadual e nacional. O objetivo é resgatar a governabilidade, respeitando a pluralidade de cada âmbito da Federação. Como Presidente Estadual do PMDB Mulher, estou trabalhando para o engajamento de nossos peemedebistas em todo o Paraná, para que nosso estado volte a ser o grande expoente social e econômico que sempre foi. Hoje enfrentamos uma crise bastante expressiva, em que os trabalhadores estão sendo os primeiros prejudicados com a falta de emprego, afetando principalmente as mulheres que acabam sendo vitimas dessa instabilidade econômica. Participar diretamente com o Senador Roberto Requião, o vice- Presidente Michel Temer e o Deputado Estadual Requião Filho nesse importante projeto é uma honra para mim e de grande importância para o nosso PMDB e população”, afirmou a Vereadora Márcia Ferreira.

Em sua fala, Michel Temer citou as lutas históricas do PMDB para a democratização do país e na construção da Constituição de 1988, a qual participou ativamente como Deputado Federal. Também comentou a atual situação de crise em que o país se encontra e afirmou que a palavra chave nesse momento é unidade, para que se possa garantir a governabilidade. “Sem isso não se consegue estabilizar a economia e fazer com que o país volte a crescer, ocupando um espaço de destaque no cenário mundial”, garantiu Temer.

O vice-Presidente também falou sobre o incentivo do PMDB Nacional às candidaturas próprias, afirmando que é chegado o momento em que o partido precisa ser representado em todos os municípios da Federação, principalmente com candidatos a prefeitos.

Também estiveram presentes nos eventos, o ex-Ministro Eliseu Padilha, o Presidente Nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco, Deputados Federais, Deputados Estaduais e demais representantes nacionais e estaduais do PMDB e da Fundação Ulysses Guimarães.

 

Grupo Calebe contribui para comunidade no Jardim Cláudia, afirma Carlinhos

IMG-20160129-WA0005

Um movimento bastante importante está agitando o Bairro do Jardim Claudia nesse mês de férias. O Grupo CALEBE, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, está realizando algumas ações comunitárias no Bairro. “Conheço seu Dorival há algum tempo e esse trabalho que o grupo realiza vem fazendo a diferença. É interessante ver a participação desses jovens no trabalho comunitário”, comentou o Vereador.

Os Desbravadores do grupo CALEBE estão com uma equipe de aproximadamente 27 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Eles realizam algumas ações para a comunidade, com a limpeza de grama, pintura em casa, mobilizam para a prevenção ao combate da dengue e concretizaram parcerias com os colégios da região. “Como Vereador, fico muito feliz em poder contribuir com grupos que ajudam no crescimento de nossa cidade. Agradeço a todos que com muita dedicação realizam esse trabalho de forma brilhante”, finalizou Carlinhos.

 

Silvio Star visita obras do Parque das Águas de Pinhais

vereador silvio

O Vereador Silvio Star, na última semana, visitou obras do Parque das Águas e disse ter ficado muito satisfeito com esta que será uma das obras mais importantes para Pinhais, pois irá criar um grande espaço público.

Localizado na região conhecida como área das Cavas, o Parque das Águas está em fase inicial de construção. O local tem mais de um milhão de metros quadrados, onde serão construídas ciclovias, calçadas e diversos outros espaços. Vale ressaltar que esta obra é licenciada pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná.

Nesta fase, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas trabalham na terraplanagem para a construção das calçadas e ciclovias, além da conformação dos lagos. Segundo o projeto, o Parque contará também com estacionamentos, banheiros públicos, parque infantil, centro administrativo, portal, e tudo isso respeitando a área de preservação de manancial.

A intenção é aproveitar desta grande área para que a população tenha um espaço de lazer e que, juntamente com a administração municipal, ajude a preservar este bem natural, localizado em Pinhais.

Além de proteger a natureza e ser mais uma opção de lazer aos moradores de Pinhais e região, o parque também irá ajudar a reduzir o impacto das cheias do rio Palmital, que nasce no município de Colombo e deságua na rio Iraí. Um projeto para controlar a ampliação do volume de água e evitar enchentes já está em elaboração na Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).

Segundo o Vereador Silvio Star, a região onde o parque será instalado é formada por espaços de grande valor ecológico como várzeas e banhados. “Estas áreas ajudam a diminuir os efeitos das secas e das enchentes, reduzem a erosão e mantêm a vida de diversos animais e plantas, além de somar com as obras de duplicação da Rodovia Joao Leopoldo Jacomel. As duas obras irão trazer vários outros benefícios diretos e indiretos aos munícipes”, explicou Silvio Star.

 

Centro de Controle de Agravos é referência no atendimento de doenças infecto parasitárias, comemora Jane

jane

A Vereadora Jane Carteira elogiou o trabalho realizado pelo Centro de Controle de Agravos, que desde o dia 31 de outubro de 2013 funciona no município de Pinhais. O espaço é um local de referência no atendimento de doenças infecto parasitárias e de interesse epidemiológico, como a tuberculose, hanseníase, hepatites virais, HIV, entre outras.

Anteriormente, estes tipos de serviços eram realizados no Centro de Tratamento de Testagem (CTA). Além de um novo espaço, mais amplo, a população também ganhou com a implantação de novos serviços. Um exemplo é a Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), que facilita a rotina dos usuários, que necessitam de alguns tipos de medicamentos para o tratamento de HIV. Deste modo, eles não precisam mais se dirigir a regional em Curitiba, pois, passaram a ter este serviço no próprio município.

O prédio, que tem 323 metros quadrados, também é sede da Coordenação do Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites virais, que é responsável por orientar a população acerca destas doenças, realizar atividades educativas e ainda distribuir insumos de prevenção, como o caso de preservativos.

Ponto de coleta de eletrônicos e eletrodomésticos

A parlamentar destacou também o ponto de coleta de eletrônicos em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais (Semma) disponibiliza a coleta de eletrônicos e eletrodomésticos. O serviço visa, entre outras coisas, evitar que estes materiais sejam descartados em locais inadequados, o que prejudica o meio ambiente. Além do ponto de recebimento fixo, também é possível agendar a coleta para que o caminhão recolha os resíduos, todas as quartas-feiras. “Segundo a Semma, dentre os danos ocasionados, o não aproveitamento desses resíduos representa um desperdício de recursos naturais não renováveis”, informou Jane.

Feiras de Adoção incentivam a guarda responsável

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Seção de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove periodicamente edições da Feira de Adoção de Animais. Estas ações têm como objetivo sensibilizar a população para o problema do abandono e incentivar a adoção consciente.

Projeto Castração

A iniciativa tem como prioridade atender donos de animais, residentes em Pinhais, com renda mensal de até três salários mínimos. Podem participar cães e gatos de 4 meses a 6 anos de idade. Para efetuar o cadastro, os proprietários devem entrar em contato com a Seção de Defesa e Proteção Animal, e deverão participar de uma palestra. “Durante este encontro, os participantes recebem noções do procedimento cirúrgico, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais. A participação nesta atividade é requisito obrigatório para fazer parte do Projeto Castração”, finalizou Jane.

 

Prof. Demetrio confirma que não será candidato a vereador

vereador demetrio

Em entrevista a Gazeta Cidade de Pinhais, o vereador Prof. Demetrio confirmou que não será candidato a vereador. Quando questionado, inicialmente, respondeu de forma vaga, mas deixou claro que continuará na política.

A Gazeta Cidade de Pinhais perguntou quais seriam os motivos que o levaram a tomar esta decisão, ainda mais se tratando de um vereador com três mandatos, tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Pinhais. Demetrio alegou que “… tudo tem seu tempo de ser e que agora não é hora de buscar me tornar vereador novamente, mas isto não significa que estarei fora do cenário político pinhaiense”.

A Gazeta quis saber até onde é verdadeiro o boato de que o Diretório Estadual Paranaense do Partido Progressista estaria pressionando o vereador a ser candidato a prefeito. Em resposta, o vereador Prof. Demetrio afirmou que não se senti pressionado pelo Diretório do PP para ser candidato a Prefeito. “A verdade é que membros do Diretório Estadual do Partido realizaram uma reunião se posicionando de forma favorável para que eu concorresse à Chefia do Poder Executivo na cidade de Pinhais. Sei que há um movimento para que eu seja candidato a Prefeito, mas esta tem que ser uma decisão minha, assim como de minha família”, garantiu.

Nossa reportagem insistiu em saber se o vereador será ou não candidato a prefeito e a resposta foi evasiva: “… é muito cedo para falar sobre este assunto…”.

Possíveis alianças e apoios políticos

Quando questionado sobre a reunião do mesmo com o Dr. Marcos Ceschin do PSC, Vereadores Marcia e Zézinho, ambos do PMDB, e Vereador Leonildo do PRB, Prof. Demetrio disse que há uma simpatia mútua entre membros destes partidos, assim nada mais natural que hajam reuniões entre estas pessoas.

Sobre a possibilidade ou não de uma aproximação com o grupo petista e o vereador, e recebeu a seguinte resposta: “… possuo amigos no PT, como a Ivone, a Rosa Maria, o Tavinho e outros. O PT possui problemas a nível nacional, mas a nível local o problema é uma possível aliança para 2016 com a vice-prefeita Marli Paulino, a qual não tenho nada pessoal contra, porém uma cidade como Pinhais precisa de gente preparada para enfrentar os desafios que virão nos próximos anos. Apenas sorriso e tapinha nas costas não irão resolver problemas complexos do dia-a-dia da administração de uma cidade como Pinhais. Há uma possibilidade do Prefeito Luizão apoiar uma eventual candidatura a Prefeito de Marli Paulino, neste caso não apenas eu, assim como o meu partido e muitos outros partidos se afastaram ainda mais do PT, não pela pessoa do Luizão, mas sim por uma aliança que nada de bom traria para Pinhais. Não participarei de nenhuma aliança que tenha pessoas despreparadas.”

Ao fim da entrevista, Demetrio falou sobre como seu nome e uma possível candidatura ao Executivo é visto no cenário político de Pinhais. “Pessoas no meio político em Pinhais afirmam que eu sou a pessoa mais preparada para administrar Pinhais, mas isso não significa que eu queira. Há muito o que levar em conta”, finalizou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)