sexta-feira, 19 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 26/10/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 26/10/2016

por Vanessa Martins de Souza

Vereadora Márcia Ferreira enaltece dedicação e competência dos servidores públicos de Pinhais

vereadora marcia

O Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, foi destacado na tribuna pela Vereadora Márcia Ferreira (PMDB). “Meus parabéns aos servidores públicos, sobretudo de nossa cidade, pela sua dedicação em fazer a diferença na vida das pessoas. Aqui, em Pinhais, sou testemunha do valoroso trabalho e da dedicação dos nossos servidores. Tenho muito orgulho de ter trabalhado junto com profissionais de excelência, quando fui Secretária Municipal de Assistência Social, e por ter convivido ao longo de toda minha vida com servidores de diversas áreas, que tanto se dedicaram ao desenvolvimento da nossa Pinhais. Grande parte do nosso progresso é devido ao trabalho competente de nossos valorosos servidores. Os servidores contam com todo meu respeito e admiração. É em razão da dedicação e competência no dia a dia de trabalho que os serviços públicos são viabilizados, que as pessoas podem ser bem atendidas em suas demandas, possibilitando assim o desenvolvimento da nossa cidade, estado, e nação”, ressaltou.

FETAEPI

A parlamentar enalteceu a realização da 11ª. edição do FETAEPI (Festival de Teatro Amador e Estudantil de Pinhais). No sábado (22/10), houve a entrega das premiações do Festival, evento do qual a vereadora participou, tendo sido ainda a propositora da Lei Municipal que assegura a continuidade do evento no calendário oficial do Município de Pinhais. “Foram mais de setenta inscrições de grupos teatrais de Pinhais, de Curitiba, da Região Metropolitana, do Litoral e até do interior do Estado. Parabenizo a todos os artistas participantes, ao Diretor do Departamento de Cultura, Laércio Sobral, e a toda equipe, que organizou mais uma edição desse festival que há vários anos tem fomentado a cultura, colaborando para criar a identidade do município e principalmente revelado muitos talentos. Meus parabéns a todos os envolvidos”, congratulou.

5º Seminário da Diversidade

O 5º Seminário da Diversidade, com a temática “Um olhar para os direitos coletivos e sociais”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, também foi valorizado pela parlamentar. “O Fórum da Diversidade iniciou essa discussão muito importante. Foi muito gratificante acompanhar o seminário e as palestras. O Fórum foi criado para debater temas pertinentes sobre a diversidade de etnias, raças e para promover a igualdade social, principalmente. Meus parabéns à equipe da Secretaria de Educação, aos organizadores do Fórum e aos participantes. Mais uma vez, o debate foi muito importante para promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, de gênero e principalmente para construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, pontuou.

 

Joãozinho volta a criticar atuação de Policiais Militares no dia das eleições

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB), quando discursou, continuou suas considerações sobre o episódio do dia das eleições já relatadas em sessões anteriores, quando foi abordado por policiais militares em um colégio eleitoral. “Quando fui abordado pelos policiais militares no dia das eleições, ficou claro que os policiais militares necessitam de mais qualificação. Não se resolve o problema apenas passando em concurso e depois o Governo enviar os PMs às ruas. O efetivo precisa de mais qualificação, em especial, aqueles que trabalham no dia das eleições. Eles precisam conhecer a Legislação Eleitoral para não falarem e fazerem bobagens. Vejamos o caso que aconteceu comigo: o PM me disse que tinha ‘fé pública’. Porém, fui estudar, averiguar o que diz a Constituição Federal sobre a tal da ‘fé pública’ e não procede o que o policial me disse. Policial Militar, segundo a Carta Magna, não detêm fé pública. O que seria fé pública? Significa que o que se falar à Justiça, tem peso. Contudo, policiais militares, policiais civis e delegados não contam com fé pública. Eles detêm apenas ‘presunção de veracidade’, o que significa que apenas se presume que o que disseram no exercício da profissão é verdade. Fé pública, quem tem, são os cartorários e os escrivãos de polícia. Temos de revelar a verdade, a realidade dos fatos, enfim, falar sobre até onde um funcionário público poder ir, quais suas atribuições e funções e, sobretudo, temos de colocar em pauta a capacitação dos mesmos, especialmente, dos policiais militares que trabalham para a Justiça Eleitoral, em dias de eleições. Se não há flagrante de crime eleitoral, não é bem assim, não, não se pode apreender o candidato de forma arbitrária, não”, defendeu.

Cobrança a deputados por trabalho a Pinhais

Nas Explicações Pessoais, o Vereador cobrou dos deputados eleitos com votos de pinhaienses mais trabalho e emendas para o município. “Daqui a dois anos, teremos eleições para o parlamento estadual e federal. O eleitor precisa checar a atenção que os deputados estaduais e federais que vieram pedir votos aqui e receberam, o que eles têm feito por Pinhais. Até o momento, não têm feito nada pela cidade. O município tem caminhado com suas próprias pernas, uma vez que não recebe emendas parlamentares de deputados. Os comerciantes têm fechado suas portas por causa da crise. O Shopping Pinhaizão está fechando. Pergunto aos deputados eleitos com votos de Pinhais, aonde estão as prometidas verbas para o nosso município? Temos demandas na saúde, na educação, nos esportes, na segurança pública, demandas por calçadas, precisamos de reparos nas viaturas dos policiais militares. Aliás, temos um empresário de Pinhais que gastou de seu próprio bolso com reparos em viatura, o proprietário da empresa de transportes ‘Expresso Azul’. Enquanto temos trinta deputados federais do Paraná que nada trazem para o município”, lamentou.

Delegacia Cidadã a passos de tartaruga

A obra da Delegacia Cidadã, do Governo do Estado, é um projeto que recebeu críticas do parlamentar. “Esta obra, ao lado da sede do Corpo de Bombeiros, caminha a passos de tartaruga. Mas deixa chegar o período eleitoral, em 2018, para vermos se não será inaugurada em tempo, antes das eleições. Sempre defendi e reitero: Pinhais tem potencial para eleger seu próprio representante na Assembleia Legislativa e mais um no Congresso Nacional. Precisamos de um deputado estadual e de um deputado federal que seja daqui, para defender os interesses do município. Pois, não temos obtidos uma contrapartida dos deputados que vêm aqui só para pedir votos e depois esquecem do município”, criticou.

 

Binga discursa sobre avanços de Pinhais e legado das gestões de Luizão e Luiz Cassiano

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) referiu-se em seu discurso, no Grande Expediente, a uma das grandes surpresas dessas eleições municipais, a partir da eleição para Vereador do candidato Arnaldo, integrante do programa ‘Vizinho Solidário’. “Agradeço a presença do Seu Arnaldo aqui na sessão, hoje. O Seu Arnaldo foi eleito vereador de Pinhais e estará aqui no plenário conosco a partir de 2017. Ele foi uma das grandes surpresas dessas eleições. Ninguém dizia que ele seria eleito. Seu Arnaldo e os novos que chegam à Câmara começam num bom momento do município e desta Casa. Quando fui eleito pela primeira vez, foi assustador. Criaram uma Comissão de Ética, os salários dos vereadores estavam atrasados e não havia um caminhão -pipa na Prefeitura, uma patrola sequer. Agora, Pinhais é uma cidade de verdade. De agora em diante, as demandas são outras. A população tem pedido muito por obras de calçamento. E tenho certeza que elas virão. Depois dos prefeitos Luiz Cassiano e Luizão Goulart, muita coisa melhorou. Com todos respeito aos demais prefeitos passados e aos que vierem, mas a história, acredito, tão cedo, não contará com trabalhos tão brilhantes como os desses dois prefeitos. Sabemos que o momento agora é de crise, de queda na arrecadação e que as gestões futuras não serão tão fáceis. Mas devemos reconhecer o belo trabalho de dois prefeitos que criaram um estilo, uma marca ao governar, que fizeram história. A obra da João Leopoldo Jacomel, do Governo do Estado, por exemplo, por sorte veio na gestão do Luizão e acredito, também, que em dez anos, no mínimo, não teremos obra tão relevante com verbas estaduais como essa duplicação”, avaliou.

Competência da Secretaria de Obras Públicas

O Secretário de Obras Públicas e equipe também foram elogiados. “Em oito anos da gestão do Luizão, se cheguei a precisar falar umas trinta vezes com o Prefeito, foi muito. Não foi preciso mais, porque o Secretário Mário Stier sempre esteve a postos para atender as nossas demandas. O Secretário merece ser elogiado porque realmente ele tem um domínio da equipe, uma competência exemplares, além de ser íntegro e um profissional de capacidade, de ação. Tem sido muito trabalhador e contribuído em muito para o sucesso da gestão”, reconheceu.

Operação da Polícia Federal

A recente operação da Polícia Federal no Senado Federal foi defendida por Binga. “Como o Gilberto falou, ninguém está acima da Lei, nem o Senado. De agora em diante, o político que atuar olhando apenas para seu umbigo, terá problemas no futuro. Respeito, dignidade, são fundamentais. Temos as redes sociais, todos contam com celulares e suas câmeras, sempre dispostos a gravar e soltar nas redes qualquer declaração comprometedora, ou equivocada, dos políticos. Em pouco tempo, a população obtém informação a partir da internet. Vejamos o exemplo do candidato Rafael Greca, que, por causa de uma frase mal colocada, perdeu eleitores. É triste, lamentável, não saber se comunicar de forma respeitosa, mesmo se tratando de um político com idade e experiência para isso”, observou.

Obras do Governo do Estado para Pinhais

Nas Explicações Pessoais, Binga disse que não há motivos para reclamações quanto à atenção do Governo do Estado a Pinhais. “Tenho conversado com o Marcelo Richa, ele sempre tem ajudado. O Beto Richa, recentemente, abriu concurso para contratação de centenas de Policiais Militares. Vários já chegaram a Pinhais. Também tem remunerado bem os PMs, com salários decentes. Além de duas ou três obras para o município, que são de grande expressão. Pinhais tem sido contemplada, sim, com obras dos governos estadual e federal. A duplicação da Leopoldo Jacomel, resultante de economia de recursos na Assembleia Legislativa, é um exemplo, que teve influência do Deputado Ademar Traiano, com quem tenho uma boa relação, inclusive. É possível que os deputados não tenham trabalhado por Pinhais, mas não se pode dizer o mesmo do Governo Estadual. Creio que, nos próximos dez anos, não teremos obras tão expressivas do Governo do Estado aqui no município”, avaliou.

 

Vereador Silvio Star agradece Secretaria de Segurança Pública por ampliação do efetivo de PMs em Pinhais

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS) agradeceu ao atendimento da Secretaria de Estado da Segurança Pública a seu pedido por mais policiamento no município. “No início de outubro, estive com o assessor da Secretaria, Luiz Gatti, relatando o aumento da criminalidade em Pinhais e pedindo por uma ampliação do efetivo da Polícia Militar. Gostaria de agradecer ao assessor e ao Secretário, bem como ao Governador Beto Richa, pela atenção que tem dado à segurança pública aqui. Chegaram mais PMs ao município. O que é providencial, nessa época de final de ano, quando o movimento do comércio amplia-se e há mais dinheiro circulando entre as pessoas”, agradeceu.

Passeio Ciclístico da Primavera

Silvio parabenizou ao Secretário de Esportes, Lazer e Cultura, Ricardo Pinheiro, pela realização do Passeio Ciclístico da Primavera, no domingo(23/10). “Além do Secretário, parabenizo o Diretor do Departamento de Esportes e equipe pela organização do evento. O Passeio Ciclístico é um reconhecimento da Lei Municipal de minha autoria, a Lei 1028/2009, que cria o Dia Municipal do Ciclista, nesta data de 23 de outubro. Sou defensor do uso da bicicleta como meio de transporte, de lazer e de atividade esportiva. Há 39 anos tenho comércio de bicicletas e foi uma honra, junto com dez vereadores , aprovar esse projeto em homenagem aos ciclistas. Agradeço também a todos os participantes do Passeio”, colocou.

Morte de estudante em escola ocupada

A morte do estudante em escola ocupada de Curitiba foi lembrada pelo vereador, que expressou seu pesar e preocupação. “Lamento a morte do estudante Lucas Eduardo Araújo Lopes, de 16 anos, na Escola Estadual Santa Felicidade, em Curitiba. Um adolescente que deveria estar estudando e contribuindo para o avanço da cidade, do estado e do país, morreu de forma trágica dentro de uma escola. É muito importante que os pais fiquem alertas para que não aconteçam tragédias semelhantes e outros problemas nas escolas ocupadas aqui em Pinhais. Os pais que autorizaram seus filhos a participar das ocupações devem ficar muito atentos ao que está acontecendo dentro das escolas. Foi um fato gravíssimo a morte desse rapaz, uma tragédia que marcou o Paraná e repercutiu em todo o país”, lamentou.

 

Vereador Gilberto valoriza o grande trabalho realizado pela Ong ‘Clube da Criança’

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT) valorizou o trabalho da Ong ‘Clube da Criança’, que atua em convênio com a Prefeitura. “Pela manhã, hoje, fui com a Vereadora Rosa Maria e a Secretária de Assistência Social ao evento em comemoração dos 32 anos do Clube da Criança, uma Ong que se dedica a cuidar das crianças do município. São 60 crianças no turno da manhã e mais 60 no turno da tarde. São atendidas por convênio com a Prefeitura e com a comunidade. É um trabalho de extrema importância, uma vez que garante tranquilidade aos pais, que podem trabalhar sabendo que estão em boas mãos, ao invés de correndo riscos nas ruas. Posso falar com segurança do grande trabalho desta instituição porque conheço, sou padrinho da Ong há muitos anos. Nela, as crianças aprendem noções de disciplina, fazem apresentações artísticas em eventos que nos deixam muito felizes ao ver o bonito trabalho que fazem. Meu parabéns”, valorizou.

Segurança

Sobre o aumento do efetivo de Policiais Militares no município, o Vereador disse que verificou a presença de mais PMs em Pinhais. “Percebi, ontem à tarde, inúmeros PMs na Rua Jacob Macanhan. Espero que esse efetivo ampliado permaneça e não seja apenas por um período, para treinamento dos novos aprovados em concurso. Aliás, aproveito para valorizar o trabalho dos PMs do município que, em conjunto com a Guarda Municipal, têm feito um trabalho competente, fazendo o que podem mesmo com um efetivo pequeno até então”, elogiou.

Prisão de Eduardo Cunha

A prisão do Presidente cassado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) motivou algumas pontuações do petista. “Essa foi uma prisão muita aguardada há tempos, mas precisamos que os fatos se desdobrem para além. Decisivo mesmo será uma possível delação premiada aceita por Cunha, já que ele mesmo disse, meses atrás, que se fosse preso levaria uns duzentos políticos com ele para a prisão. Realmente, essa prisão tem deixado parlamentares e ministros em polvorosa, com medo de serem delatados”, comentou.

Renan Calheiros na mira da PF

O Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), alvo de operação da Polícia Federal, recentemente, também foi lembrado por Gilberto. “O Renan disse essa semana que o juiz Moro seria um juizeco de primeira instância. Em suma, parece que a água chegando ao pescoço de muitos poderosos e eles estão preocupados. Torço e espero que saia essa delação do Cunha e que ele entregue todos os envolvidos em corrupção. Porque só assim poderemos realmente passar a limpo a política do país”, concluiu.

Importância da delação de Cunha

Nas Explicações Pessoais, Gilberto continuou a discorrer sobre a prisão de Eduardo Cunha, colocando que tem chamado a atenção à postura de determinados colunistas e jornalistas. “Esses colunistas que tenho lido, e que antes apoiavam a prisão de Cunha e as delações, agora estão cautelosos quanto a uma eventual delação, alegando que esta poderia paralisar o país. Pois não custa lembrar que o país já está parado desde que a Dilma assumiu seu segundo mandato. O Temer assumiu e continua parado. A economia não tem dado sinais de retomada do crescimento. Pelo contrário. Minha família tem comércio e constatamos isso diariamente. Os outros comerciantes que conhecemos dizem o mesmo, as vendas tem caído muito. Torcemos para que o país avance, senão, todos continuaremos sofrendo as consequências e, para isso, é preciso combater a corrupção, também”, defendeu.

O parlamentar ainda revelou apreensão a respeito do projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados para descriminalizar a prática de caixa dois. “Esse projeto não pode ser aprovado. O Brasil tem de ser passado a limpo no combate à corrupção. A delação do Cunha precisa acontecer para contribuir com esse processo de limpeza ética. Cunha disse que, pelo menos 160 deputados seriam delatados por ele. Sejam de que partido forem, eles precisam ser delatados. Mesmo que haja ministros do Governo Temer envolvidos. A delação de Cunha deverá colaborar em muito para o combate à corrupção. O pai do Marcelo Odebrecht, por exemplo, disse que a obra do estádio Itaquerão foi um presente para o Lula. Mas devem ter sido um presente de grego, então. O Corinthians tem de pagar R$ 950 milhões. Não dá para entender que presente é esse que a mídia fala”, abordou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress