sexta-feira, 19 de abril de 2024
Vereadora Márcia Ferreira parabeniza Cantata de Natal de Pinhais

Vereadora Márcia Ferreira parabeniza Cantata de Natal de Pinhais

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 22/12/2015

Em seu discurso, a Vereadora Marcia Ferreira parabenizou todos os envolvidos na realização da 11ª edição da “Cantata de Natal de Pinhais” que reuniu um grande público no Bosque Municipal. “Foi emocionante acompanhar a Cantata de Natal de Pinhais. O coral de mais de mil vozes que conta com a participação dos nossos alunos, professores, servidores da Secretaria Municipal de Educação e com a participação especial do coral da melhor idade do Centro de Convivência do Idoso – CCI, faz parte da campanha Natal Mais Iluminado, que este ano foi intitulado como “Natal do Coração”, e com certeza transmitiu a todos nós o espírito natalino de amor, fraternidade e solidariedade ao próximo. Que as vozes de nossas crianças seja como uma chama de esperança no coração de cada um de nós, tornando o Natal de nossas famílias mais fraterno e iluminado. Desejo a todas as famílias um Natal de paz, alegria, união e amor e que 2016 seja repleto de conquistas e realizações”, foram os votos da vereadora.

Política passada a limpo

A peemedebista comentou sobre os fatos ocorridos na manhã da sessão e que envolvem investigações sobre corrupção de agentes públicos. “Quero aqui dizer a todos que apoio integralmente as ações da Polícia Federal, do Ministério Público e de qualquer órgão que esteja buscando a verdade. Entendo que vivemos em um momento único na nossa história e temos a oportunidade de que a política brasileira seja passada a limpo. Temos que investigar, punir e banir qualquer agente público que não honre a confiança da população, pois o político é eleito para representar o povo e não se beneficiar do poder, lugar de corrupto é na cadeia. Sou Peemedebista, daquele PMDB do Ulysses Guimarães, do Tancredo Neves, do Roberto Requião, e para honrar a nossa história e fazer valer as bandeiras do nosso MDB velho de guerra, já me posicionei pela suspensão e expulsão do Eduardo Cunha. A política tem que ser passada a limpo, não há mais espaço para Delcidios, Cunhas ou qualquer corrupto sejam eles de qual partido for”, disse.

Reeleição do Sindeduc

A reeleição da diretoria do Sindeduc – Sindicato dos Professores da Educação Pública do Município de Pinhais – foi parabenizada. “Parabéns, Giovane Marques pela reeleição como Presidente do Sindeduc, com 87% dos votos, e toda a diretoria eleita desde sindicato que faz a diferença na luta em defesa dos professores, servidores e educadores da rede municipal de ensino”, congratulou.

Parabéns a Dona Luiza Góes

Márcia Ferreira lembrou a passagem do aniversário da Dona Luiza Góes, moradora do Bairro Maria Antonieta. “Estive no aniversário e na tradicional novena de natal da linda Dona Luiza Góes, 93 anos de amor, dedicação à família, aos amigos e a comunidade. A Dona Luiza é um exemplo de vida e fé para todos nós. Que Deus a abençoe e proteja com muita saúde, paz, amor e felicidade”, finalizou.

Binga agradece a eleitores, assessores, servidores, secretários e a todos os colaboradores de 2015

O Vereador Binga (PPS) antecipou seu discurso de despedida do ano no grande expediente, expressando agradecimentos a todos os colaboradores de 2015. “Como, provavelmente, não poderei comparecer à ultima sessão em plenário do ano, na próxima terça-feira, deixo aqui meus agradecimentos a todos que de alguma forma colaboraram com meu mandato e atividade política ao longo do ano. “Meu muito obrigado a todos, entre funcionários de gabinete, servidores da Casa e colegas de partido, eleitores, secretários municipais que sempre me ajudaram e a todos que fazem parte da minha vida, também, como a família e amigos. Um Feliz Natal e um Feliz Ano-Novo, com muita prosperidade, saúde e paz”, desejou.

Brilhante desenvolvimento de Pinhais

Ao concluir, Binga valorizou os avanços obtidos em Pinhais, pela gestão municipal. “Quem critica a gestão, não considera o franco desenvolvimento do município nos últimos anos. Há pessoas que não enxergam os avanços. O município foi emancipado apenas em 1992, é muito jovem. E já apresenta um desenvolvimento brilhante. O que eu tenho visto em obras de asfalto, de antipó, inclusive em ruas do meu bairro e em outros bairros. Além de todas as outras obras e projetos, é muita coisa sendo feita. A cidade avança, sim, em todas áreas. Quando se critica os cargos de confiança da Prefeitura, não se leva em conta que todos os governantes os têm. Que prefeito não precisa de pessoas de sua confiança na equipe?”, colocou.

Presidente da Casa, Vereador Gilberto, parabeniza sucesso da Cantata Natalina

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT) falou do prazer em assistir à Cantata Natalina, na quinta-feira (10/12), no Bosque Municipal. “A Cantata, formada pelos alunos das escolas municipais junto com o Coral da Melhor Idade, deu um show emocionante, lotando o bosque. Um evento que marcou o encerramento do ano, com as pessoas felizes, os pais, os avós, as famílias reunidas para ver as crianças e os idosos se apresentarem. Parabéns à Secretaria de Educação que fez toda a organização, aos educadores que coordenaram os ensaios, aos meninos e meninas do coral e aos integrantes do grupo vocal do Centro de Convivência do Idoso”, elogiou.

Natal Mais Ilumina do com materiais reciclados

Sobre o projeto da Prefeitura Natal Mais iluminado, o Vereador ressaltou que a iluminação de Natal deste ano, em diversas ruas, avenidas e bosques da cidade, é feita com materiais reciclados de anos passados, primando-se pela economia e reaproveitamento de materiais. “Desde o primeiro mandato do Prefeito, essa iluminação vem sendo instalada na cidade. Foi uma ideia feliz da Secretaria de Desenvolvimento Econômico aproveitar materiais reciclados de anos anteriores. Afinal, são sete anos de projeto Natal Mais Iluminado. Minhas congratulações à Secretaria por essa busca de economia de recursos e valorização da reciclagem”, parabenizou.

Busca e apreensão de documentos de Cunha

A ação da PF no combate à corrupção na esfera federal também foi salientada, referido-se à operação, deflagrada na terça-feira (15/12), de busca e apreensão de documentos nos escritórios e residências de diversos políticos e de ex-ministros de vários partidos, além do Presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha (PMDB). “Até que enfim a Polícia Federal tomou uma atitude em relação ao Cunha. Foram cerca de 18 a 20 pessoas ligadas a esses documentos relacionados a corrupção, inclusive, ex- ministros do PMDB. O Cunha mentiu na CPI da Petrobrás em março, dizendo que não tinha contas na Suíça. Ele tem foro privilegiado, por ser deputado, mas a mulher dele e a filha, não. Elas poderiam ter sido presas assim como aconteceu com a cunhada do Vaccari”, comparou.

Generalizações sobre corrupção são equivocadas

“Não quis generalizar quando citei o PMDB ao falar da operação da PF contra o Cunha. Costumo enfatizar que a corrupção existe em todos os partidos. Assim como existe gente honesta em todos os partidos. A corrupção está nas pessoas. Em todas as áreas, aliás, existem pessoas honestas ou desonestas, em todas as profissões. É assim em todos os lugares”, esclareceu.

Gilberto ainda acrescentou que as generalizações sobre a corrupção no Partido do Trabalhadores também não são justas e verdadeiras. “Há quem diga que a corrupção no Brasil começou há apenas doze anos, quando o PT chegou ao poder. Mas a corrupção não é recente. O que tem de ficar claro é que nunca antes na história deste país, nos últimos doze anos, houve tantas investigações e prisões de acusados de corrupção. Então, dizer que a corrupção começou somente há doze anos, não procede. A corrupção no Brasil, se formos analisar historicamente, iniciou há 500 anos, desde o início da colonização. A diferença é que no governo do PT há permissão para investigar e punir”, ressaltou.

Punição a corruptos de todos os partidos

O parlamentar defendeu o combate à corrupção sem privilégios a partidos e pessoas. “Independente de partidos, todos devem ser investigados e punidos. O espetáculo que a mídia fez hoje sobre a operação de busca e apreensão de documentos do Cunha chamou a atenção. Afinal, quem se informar sobre a trajetória dele, verá que ele vem sendo acusado de corrupção por atos de muito tempo atrás. Enfim, nada começou há doze anos. E defendo que todos têm de ser investigados, julgados e presos igualmente”, colocou.

Vereador Airton Ferreira ressalta necessidade de aprovação de projetos dentro da legalidade

O Vereador Airton Ferreira (PSC) comentou sobre os critérios de votação dos projetos de lei na Casa. Enfatizou a necessidade de se considerar, primeiramente, a legalidade e a constitucionalidade dos mesmos. “Antes de criticarmos em plenário a rejeição de projetos de lei e emendas que não tiveram sua aprovação pelas comissões desta casa de leis, ainda na elaboração do projeto temos de avaliar se é juridicamente viável. Primeiramente, se é de competência do vereador, se está de acordo com a Constituição Federal, a Lei Orgânica do município, ou demais legislações, se não for observado a legalidade será possivelmente considerado rejeitado pela Comissão de Justiça e Redação. Se não barrarmos aqui, o Poder Executivo irá rejeitá-lo e vetá-lo. A legalidade dos projetos de lei aprovados na Casa é fundamental”, defendeu.

“Voto com a razão, não com coração”

O parlamentar enfatizou o fato de que não vota apenas na emoção, mas com a razão. “Ao decidir meu voto, considero, acima de tudo, a legalidade do mesmo. Não adianta votar sem considerar esse aspecto técnico-jurídico. Do contrário, o projeto terminará por ser rejeitado. Não estou aqui para votar pra agradar a um ou outro vereador, ou para discriminar projetos de colegas da Casa. Voto apenas dentro da legalidade, independentemente se o colega vereador vai gostar ou não do meu voto”, disse.

Projetos de Indicação ao Poder Executivo

Airton aconselhou aos vereadores da Casa, quando o projeto for de competência do executivo, a apresentar Projetos de Indicação, porque o mesmo se for apresentado como projeto de lei será inviabilizado juridicamente. “Há leis que não são da competência do Poder Legislativo Municipal, mas só do poder executivo. Nesses casos, dá para apresentar Projeto de Indicação ao Poder Executivo, como já tenho feito e alguns já em andamento”, exemplificou.

Joãozinho Ribeiro elogia Cantata Natalina e destaca atividades do Ceart

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) parabenizou ao Prefeito e à Secretaria de Educação pela realização da Cantata Natalina, na quinta-feira (10/12). “O Prefeito Luizão e toda equipe que organizou e realizou a Cantata merecem os parabéns, bem como os alunos e idosos participantes do coral. Foi uma apresentação muito bonita, demonstrando que o município está se desenvolvendo em todas as áreas, levando o nome da cidade ao Paraná e ao Brasil”, congratulou.

Ceart – Centro de Artesanato: apoio ao empreendedor

O Ceart – Centro de Artesanato – e sua importância para a população, foi destacado pelo Vereador, ao completar em dezembro um ano de inauguração. “Muitos ainda não sabem quais as atividades do Ceart. Precisamos informar às pessoas das ações do Ceart em benefício da população. Daqueles que pretendem se tornar empreendedores, microempresários. Costuma- se pensar que é muito difícil se tornar empreendedor, mas o Ceart foi criado para facilitar e orientar quem quer abrir seu negócio próprio. Auxilia na obtenção de alvará, sem precisar pagar contador para abrir uma empresa. Enfim, fornece toda orientação e auxílio. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio Siqueira, está de parabéns pela criação deste espaço, que completa um ano. Parabéns ao Prefeito Luizão, também”, explicou.

Banco do Empreendedor

Ainda acrescentando sobre o Ceart, informou que está localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, bairro Estância Pinhais. E que conta com diversos boxes para exposições e eventos, além de cursos de capacitação nas áreas de gestão, de marketing, de finanças. “E conta ainda com o Banco do Empreendedor, que fornece microcrédito aos empreendedores, em parceria com a Fomento Paraná e a Prefeitura. Há, também, a Sala do Empreendedor, para atendimento. Muitos sonham com sua microempresa e não sabem como começar. O Ceart veio para estender a mão a quem tem dificuldades para abrir seu negócio”, lembrou.

Passarinho destaca posição de Pinhais no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

O Vereador Passarinho (PSC) destacou na tribuna a posição de Pinhais na lista do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Segundo Passarinho, o indicador avalia três fatores – educação, saúde e renda – e o município aparece atrás apenas de Curitiba e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. “Esse número mostra que Pinhais, a menor e uma das mais jovens cidades paranaenses, está em franco desenvolvimento”, comemorou.

No quadro geral paranaense, Pinhais está na 28ª posição, sendo que estão à sua frente cidades mais populosas e com grande diferença no tempo de emancipação. “É possível notarmos um salto significativo, pois o município passou da 42ª colocação, em 2009, para 28ª, em 2015. Pinhais integra um seleto grupo no quadro paranaense, uma vez que somente 10,5% das cidades atingiram índices superiores a 0,8. A posição do município é considerada de alto desempenho para as vertentes saúde e educação e moderado para a área de emprego e renda”, destacou.

Mais Investimentos em Educação e Saúde

O parlamentar ainda apontou que o aumento nos investimentos em educação e saúde foram importantes para garantir um melhor IFDM. “Na educação, o orçamento aumentou de R$ 41,4 milhões, em 2009, para R$ 82,4 milhões, em 2015. Foram criadas 896 novas de educação em tempo integral. Já o número de Escolas e CMEIS subiu de 36 para 44, dados estes de 2008 a 2015. A Secretaria Municipal de Educação realiza diversas capacitações, como o Proficiência e Seminário Internacional de Educação, valorizando os profissionais da área. No ano passado, outro ganho foi a consolidação dos 33% de hora atividade. Recentemente, foi aprovado pelo Poder Legislativo o projeto de Lei que prevê a revisão do Plano do Magistério, proposto pela Prefeitura após uma ampla discussão feita com os representantes da rede municipal de ensino. Na saúde, o orçamento saltou de R$ 20.879.119,06, em 2009, para R$ 59.010.678,58, em 2015. Foi viabilizado investimentos em reformas, ampliações e construções de novas unidades de saúde; a reabertura do Hospital e Maternidade Municipal; a implantação da nova UPA 24 horas; a ampliação do Programa Saúde da Mulher e do Idoso; aumento das equipes do Programa Saúde da Família, entre outros avanços”, comemorou.

União entre Poder Executivo e Legislativo

Passarinho destacou ainda que a união entre os Poderes é fator preponderante para garantir o crescimento de Pinhais. “Parabéns ao Prefeito Luizão, aos colegas Vereadores, aos Secretários e servidores municipais. Juntos trabalhamos por uma Pinhais ainda melhor para todos os cidadãos, finalizou.

 

Notícias de Gabinete

Vereadora Jane Carteira ressalta a capacitação e valorização dos profissionais da educação de Pinhais

A Vereadora Jane Carteira (PR) ressaltou a valorização dos profissionais da área de educação, por parte da atual administração municipal, que, segundo a parlamentar, também tem contribuído largamente para os avanços nesta área tão importante. “A Secretaria Municipal de Educação tem realizado diversas capacitações, como a proficiência e o Seminário internacional. A construção do Ceforpe, idealizado e inaugurado e frente da secretaria de educação, é outro avanço na área, um espaço especialmente projetado para abrigar cursos de capacitação aos educadores, representando a valorização da gestão para com a qualificação dos profissionais”, destacou Jane.

Ainda segundo Jane, em 2014, outro ganho para a categoria dos educadores foi a consolidação dos 33% de hora atividade. E, em 2015 foi aprovado pelo poder legislativo o projeto lei que prevê a revisão do plano do magistério, proposta pela prefeitura após uma ampla discussão com os representantes da rede municipal de ensino.

Emprego e renda

A parlamentar destacou também o incentivo ao investimento para a geração de emprego e renda, o que influencia diretamente no desenvolvimento econômico do município. “De acordo com o prefeito Luizão Goulart, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Finanças promovem incentivos fiscais, programas e capacitações que garantem vantagens para as empresas que instalam no município e que ofertam empregos. Essa política de incentivo e atração de empresas fez com que de 3.777 empresas, em 2009, o município passasse para 10.726 empresas instaladas em 2015. As empresas têm procurado o município devido a todo respaldo e assessoramento que a prefeitura oferece”, lembrou.

Guarda municipal e Policia Militar

Jane parabenizou, mais uma vez, a Guarda Municipal (GM) e a Policia Militar (PM), pelo trabalho que vem sendo realizado em Pinhais. “Durante o patrulhamento de rotina, eles têm encontrado suspeitos e até mesmo foragidos. Que continuem assim, dedicados ao trabalho e preocupados com o bem estar da população”, finalizou.

A corrupção está nas “boas pessoas”

Corrupção não é uma doença a ser combatida sazonalmente e sim uma epidemia a ser combatida no dia-a-dia.

Ao acreditarmos que a corrupção se encontra longe de nós, estamos sendo ingênuos ou omissos?

A corrupção não se encontra apenas em Brasília ou na Petrobras, na televisão ou nas rádios, e sim muito mais próxima de nós do que imaginamos.

Não se trata apenas de onde a mesma se encontra, mas quem são os corruptos, pois sem um o outro não sobrevive, falta alimento para que a mesma sobreviva e seja disseminada.

Raciocinemos; Os políticos corruptos são em maior número ou em menor?

Se a sua resposta é que estes são a maioria, não se engane que apenas esta resposta simplista justifique a existência de corrupção.

É necessário que nós respondamos outra pergunta. Os brasileiros tem sua maioria formada de boas ou más pessoas?

Partamos do pressuposto que a sua resposta tenha sido otimista, ou seja, a maioria das pessoas é boa. Assim sendo, como esta maioria pôde escolher tantos homens ruins para comandá-la? Pior, como pôde permitir que estes permanecessem no poder?

A resposta desta é simples: está no desinteresse de muitos em participar na política. Aqui não significando estar filiado a um partido ou ser candidato, mas sim de procurar saber o que de fato esta acontecendo, procurando saber quem são as pessoas as quais é confiado seu voto, demonstrando seu repúdio, seu descontentamento, via manifestações públicas, ou simplesmente na internet.

Vejamos se você faz parte dessa massa?

1. Você já compareceu às urnas sem saber em quem votar?

2. Você já votou, tendo sua escolha sido feita através de um “santinho” pego na rua próxima ao local de votação?

3. Alguma vez, quando um candidato pediu seu voto, você respondeu: Oque eu ganharei em troca? Ou fez uso da pergunta clássica: Quanto você tá pagando?

4. Você é daqueles que é contratado para trabalhar de “Boca de Urna”? E ainda acha que não vendeu seu voto?

5. Você é um daqueles que diz não gostar de politica, por isso não se interessa, porém esquece que tudo que envolve o seu dia-a-dia tem politica, a exemplo: no arroz que você compra tem imposto e é votado por politico, no leite tem imposto e é votado por politico, na gasolina tem imposto e é votado por politico, na roupa que você veste tem imposto e é votado por politico, ou seja, mesmo que você não goste de politica, esta está presente no seu dia-a-dia.

Se você não se enquadrou em nenhuma das situações apontadas, parabéns, realmente você não tem culpa do CAOS que tomou conta de nosso país!!!

Você é uma vitima, porém acredito que seja um solitário.

Parafraseando: “O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons”, Martin Luther King.

Vereador Professor Demetrio

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress