quinta-feira, 28 de março de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 22/11/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 22/11/2016

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Gilberto comenta ocupação de estudantes durante a sessão

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), posicionou-se sobre a ocupação da sessão em plenário da Casa, na terça-feira (21/11), por um grupo de estudantes do município, em protesto contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 241, do corte de gastos, projetos que tramitam no Congresso Nacional. O petista falou sobre alguns aspectos da ocupação, que interrompeu a sessão por cerca de dez minutos, os quais, segundo ele, não foram adequados. “Sobre a ocupação de hoje, alguns pontos devem ser colocados . Não vejo necessidade dos estudantes que aqui se manifestaram terem escondido seus rostos. Fui de movimento estudantil, mas, na minha época, ninguém escondia o rosto nas manifestações. O movimento estudantil é legal, é válido, mas não dessa forma. Nós, vereadores, não podemos ser obrigados a assinar documento algum imposto pelos estudantes. Posso falar por mim, comprometer-me por mim, mas não por nenhum outro vereador. Não posso obrigar nenhum vereador a assinar o documento proposto pelos estudantes. O fato de termos sido eleitos pelo povo não justifica exercer esse tipo de pressão sobre nós. Afinal, nenhum eleitor foi obrigado a votar em nós. Aliás, nenhum eleitor é obrigado a sequer votar em algum candidato, podendo justificar seu voto, anulá-lo ou votar em branco. O que não dá é para nos pressionar dessa forma como se fôssemos obrigados a assinar. Tudo deve ser conquistado na base do diálogo, da persuasão, não da pressão”, colocou.

Documento elaborado pela Casa

O Presidente da Casa completou que um pedido de elaboração de um documento foi feito ao Procurador da Câmara, a fim de atender à proposta do movimento de ocupação. O movimento pediu a elaboração de um documento assinado pelos vereadores em que estes expressam sua posição em relação à reforma do Ensino Médio e à PEC 241,se contrária ou favorável às medidas do Governo Federal. “O Procurador da Casa já elaborou o documento, mas não posso obrigar nenhum vereador a assiná-lo e a declarar sua posição, se contra ou a favor das medidas. Nem como Presidente da Casa posso obrigar algum vereador a se posicionar. Democracia é assim, as pessoas são livres para decidirem, não se pode obrigar ninguém”, enfatizou.

Contrário à PEC 241

Pessoalmente, o Vereador Gilberto deixou claro que é contra a PEC 241, agora intitulada PEC 55, em tramitação no Senado. “A proposta da PEC claramente aponta para um corte nos gastos em saúde e educação. Na verdade, não se pode chamar de gastos, mas de investimentos em saúde e educação. A possibilidade de privatizações dos serviços nessas áreas também é horrível, sou contra. Se o Leonildo já critica a situação da saúde agora, imaginem, daqui a vinte anos, após a vigência dessa PEC que congela os investimentos na área. Somos representantes do povo aqui no Legislativo Municipal, mas essas medidas estão sendo votadas em Brasília, no Congresso Nacional. Infelizmente, essas medidas do Governo Temer estão sendo aprovadas na base de pagamentos de jantares para que os parlamentares as aprovem no Congresso. São votações que estão sendo acertadas, definidas, nos bastidores. O mesmo se dá no Governo Estadual, com os deputados aprovando projeto do Poder Executivo para adiar os reajustes dos professores e servidores. É um impasse gerado, mas que não somos nós, vereadores, que iremos resolver. Enfim, deixo clara minha posição: sou totalmente contra a PEC, a reforma do Ensino Médio, da forma como está sendo feita e o Governo Temer”, declarou.

 

Vereador Tavinho declara apoio às reivindicações dos estudantes que estiveram na sessão

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) parabenizou, nas Explicações Pessoais, o movimento dos estudantes que estiveram presentes na Casa, durante esta sessão. “Parabéns aos estudantes, hoje, aqui na Casa. Também sou contra a PEC 241, hoje, PEC 55, em tramitação no Senado. Podem contar com minha assinatura. Creio que ninguém nessa Casa será contrário à defesa dos direitos dos estudantes, e dos trabalhadores. Os jovens, devido à idade, algumas vezes, se excedem nas manifestações, mas estão de parabéns pela iniciativa. Educação e saúde devem ser prioridade de qualquer governo, temos de defender essas áreas”, apoiou.

 

Airton da Silva elogia bom trabalho do Fórum Eleitoral de Pinhais na prestação de contas de campanha

vereador airton

O Vereador Airton da Silva (PSC) elogiou o bom trabalho da Equipe de servidores do Fórum Eleitoral de Pinhais, durante seu discurso no Grande Expediente. “O Fórum do município tem feito um belo trabalho com esforço e dedicação. Tive de trabalhar até nos finais de semana, pois o fax que envia as notificações para partido e candidatos é da minha casa e recebi no sábado, domingo e feriado. Tive de agilizar a prestação de contas pelo prazo de 72 horas do recebimento. A prestação de contas terá de estar correta para que o candidato, eleito ou reeleito, possa assumir o mandato e também até o 3º suplente. A equipe do Fórum Eleitoral de Pinhais tem feito um trabalho exemplar e com competência trabalhando finais de semana e em feriados, um exemplo para outros municípios. Parabéns aos Juízes Dr. Haroldo, Dra. Márcia, promotora Dra. Fábia, o Chefe do Cartório eleitoral Daniel e a toda sua equipe. Isso demonstra que Pinhais está no caminho correto também em relação à Justiça Eleitoral’, elogiou.

Entrega das ambulâncias do SAMU

A entrega das ambulâncias do SAMU, realizada na segunda-feira (21/11) pela Prefeitura, foi destacada, também. “As ambulâncias estavam paradas, sem uso, até então, e houve muitas críticas. Porém, é fácil nós criticarmos em cima da tribuna, sem saber os reais motivos para tal situação. O problema é que para que estas ambulâncias começassem a circular não dependia apenas do Município de Pinhais, mas de uma parceria com os municípios vizinhos e, principalmente, com o Governo do Estado. Agora concretizou-se esta parceria com o Governo do Estado juntamente com os Municípios de Colombo e Piraquara. O desafio em todo este tempo era contar com a ajuda do Governo do Estado para liberação de hospitais para onde seriam levados os pacientes que seriam atendidos pelo SAMU. Hoje, temos problemas em nossa UPA 24 horas por não ter UTIs e equipamentos adequados para atendimentos de alta complexidade. Agora, com o SAMU, a pessoa é atendida e já encaminhada ao hospital pela gravidade da situação. Existia um consorcio de Curitiba e alguns municípios de nosso Estado, mas o custo é alto. Com este mini-consórcio dentro do próprio consórcio metropolitano vamos conseguir economizar quase R$ 100.000,00. Demorou dois anos para se chegar a um acordo, mas, finalmente, a parceria tornou-se viável entre os três municípios e a ajuda do Governo Estadual”, explanou.

Ainda complementando sobre o consórcio do SAMU, o vereador acrescentou que os princípios da economicidade e da qualidade devem sempre guiar a administração pública. “Foi o que os municípios fizeram, procuraram o melhor preço junto com a qualidade nos serviços. Até então, não havia hospital para atender aos pacientes que precisam do SAMU. São casos em que é preciso, muitas vezes, até de uma UTI, envolvendo situações emergenciais como, problemas cardiorrespiratórios, crises de hipertensão, trabalhos de parto com riscos, ataques cardíacos, choques elétricos, afogamentos. Se esses pacientes fossem deixados na UPA, teriam de esperar uma vaga em algum hospital para ter acesso a UTI, colocando em risco a vida dos mesmos. Enfim, o município já conta com os serviços do SIATE e agora complementados pelo SAMU. Antes de criticar, é importante procurar saber o porquê as coisas, às vezes, demoram para acontecer. Nós, como legisladores, temos que estar atentos. Sempre falo que na tribuna é muito fácil resolver todos os problemas do município, mas, na prática, nota-se que é muito diferente”, esclareceu.

 

Rosa Maria comemora parceria para serviços do SAMU e parabeniza a noite em comemoração ao Jovem Empreendedor

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) iniciou seu discurso, nas Explicações Pessoais, falando da importância do lançamento dos serviços do SAMU no município, em parceria com os municípios de Piraquara e Colombo, além do Governo do Estado. “Essa parceria formada é de grande importância, permitindo viabilizar o atendimento emergencial e de urgência do SAMU nos três municípios, Colombo, Pinhais e Piraquara. Em diversos momentos, tivemos de dar explicações ao fato de as duas ambulâncias do SAMU estarem paradas, sem uso. Em todas as vezes, declaramos que era preciso a existência de uma central de regulação do atendimento, do contrário, seria inviável. Infelizmente, a parceria demorou muito para sair. Mas como disse, ontem, o representante do Governo Estadual, o estado tem um papel fundamental nessa parceria. Sem o convênio com o estado, nada poderia funcionar a contento. Felizmente, a parceria saiu, não olhamos mais para trás. Parabéns aos profissionais envolvidos nessa parceria. A central do estado é estritamente necessária para ter aonde levar os pacientes. O custeio dos serviços também precisava ser dividido, barateando a todos os municípios”, comemorou.

Prêmio Jovem Empreendedor

Na noite da quinta feira (24/11), a Câmara Municipal saudou 11 jovens empreendedores do Município de Pinhais. Para a Vereadora, o prêmio vem para somar com o desenvolvimento da Cidade. “Parabenizo aos Jovens Empreendedores homenageados dessa noite. Em especial ao Filipe Kupka, esse menino que acompanhei seu crescimento. Esse projeto tem um significado muito especial, onde nós, vereadores e vereadoras, temos a possibilidade de poder parabenizar os empresários jovens de nossa Cidade”, conclui a vereadora.

 

Joãozinho Ribeiro parabeniza Prefeitura por parceria para serviços do SAMU

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro exaltou, em seu discurso no Grande Expediente, a gestão municipal, pelo lançamento, na segunda-feira (21/11) dos serviços do SAMU no município. “Parabenizo ao Prefeito Luizão e à Vice Marli Paulino por esse avanço na área da saúde. As ambulâncias do SAMU atenderão, além de Pinhais, também Colombo e Piraquara”, comemorou.

Placas de supermercados instaladas irregularmente

O parlamentar ainda fez mais uma denúncia na tribuna. Dessa vez, segundo o Vereador, o problema ocorre com dois supermercados no município, que não têm respeitado a legislação no tocante à instalação de placas de propaganda nas vias próximas. “Há redes de supermercados que estão pensando que são proprietárias das vias. Há um supermercado na Rua Crescêncio Batista, no Jardim Cláudia, antigo Jardim Eliza, que está usando placas que têm obstruído o direito de ir e vir do cidadão, direito garantido pela Constituição Federal, aliás. Na Avenida Jacarezinho, também há outro supermercado cometendo essa mesma irregularidade. Assim como na Avenida Maringá, mais um. Espero que a Secretaria de Meio Ambiente tome providências, do contrário, serei eu o primeiro a fazer denúncia ao Ministério Público do Meio Ambiente em nome do povo de Pinhais. Acredito que nosso Secretário de Meio ambiente, o Ambrósio, que tem feito um grande trabalho, não deve ter tomado ciência desse abuso. Então, fica aqui minha denúncia enquanto ficamos no aguardo de providências”, denunciou.

Obstrução do direito de ir e vir do cidadão

Nas Explicações Pessoais, o Vereador enfatizou o papel do Legislativo de denunciar e fiscalizar, representando os direitos e interesses da população. “No dia da posse, fizemos um juramento de cumprir com lealdade ao povo o nosso mandato até seu término. É o que procuro fazer aqui. Assim, voltando à minha denúncia, destaco a postura do Supermercado Prata, na Avenida Jacob Macanhan, que respeita o direito de ir e vir do cidadão, colocando em sua parede a placa do estabelecimento. Próximo ao Shopping Gralha Azul, há outro supermercado, o Giane, que também instalou adequadamente sua placa, na parede. Se há empresas que respeitam a legislação, ao cidadão, não podemos aceitar aquelas que não respeitam. Nenhuma empresa é proprietária de uma via pública, para agir conforme seus interesses, desrespeitando o direito de ir e vir do cidadão, que tem sido prejudicado, atrapalhando a circulação dos transeuntes. Tenho certeza da competência do Secretário Ambrósio, que não conta com bola de cristal e certamente não deve ter visto as irregularidades no município em relação às placas desses estabelecimentos. Mas exijo que a Secretaria notifique esses estabelecimentos irregulares e retire as placas. Uma delas encontra-se na Rua Jacarezinho, no Jardim Cláudia, dos Supermercados Salla, as outras, nas ruas Crescêncio Batista, dos Supermercados Eliza e outra na Avenida Maringá, no Atuba, também dos Supermercados Salla”, referiu-se.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress