sábado, 20 de abril de 2024
Protestos e discussões marcam sessão da Câmara de Vereadores de Pinhais

Protestos e discussões marcam sessão da Câmara de Vereadores de Pinhais

Câmara Municipal de Curitiba

Durante a sessão, foram aprovadas a revisão geral salarial de 10% do Prefeito, Vice, Secretários Municipais, Procurador-Geral do Município, Vereadores e servidores municipais

A sessão em plenário da terça-feira (22/03) da Câmara Municipal de Pinhais foi bastante tumultuada, encerrando-se em cerca de 40 minutos. O motivo foi a votação, em segunda discussão, dos projetos de lei prevendo uma revisão salarial de 10% a Vereadores, ao Prefeito, Vice-Prefeita, Secretários Municipais, Procurador- Geral do município e servidores municipais. Apenas o projeto encaminhado pelo Poder Executivo para revisão dos servidores municipais foi aprovado por unanimidade. Os demais receberam os votos contrários dos vereadores Márcia Ferreira (PMDB), Professor Demétrio (PP), Leonildo Sandri (PRB)e Zezinho (PMDB). O Vereador Binga (PPS) não compareceu à sessão.

O auditório da Casa contou com a presença de dezenas de manifestantes do Movimento Popular de Pinhais, q e pressionavam os parlamentares a não aprovarem o próprio revisão de seus salários, bem como os do Prefeito, Vice, Secretários e do Procurador-Geral.

No Grande Expediente, não houve discursos na tribuna. Nas Explicações Pessoais, poucos discursaram. Alguns, com dificuldades, dadas a manifestações verbais da população que protestava. Os vereadores tiveram dificuldades em, até mesmo, defender suas posições durante os comentários das votações da pauta do dia, em razão dos brados de alguns manifestantes. O Presidente da Casa, Vereador Gilberto do PT, chegou a pedir silêncio, inclusive, aos presentes, em alguns momentos em que estes se manifestavam interrompendo as falas dos vereadores.

 

Em momento de crise Pinhais deveria dar exemplo, afirma Márcia Ferreira

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) defendeu seu posicionamento em relação à votação dos projetos de lei prevendo reajuste salarial. A peemedebista se posicionou de forma contrária ao reajuste dos vereadores, prefeito, vice-prefeito, procurador e secretários municipais, votando contra o aumento de salário dos vereadores e alto escalão da Prefeitura, nas duas vezes em que o projeto foi colocado em votação.

“É lamentável o que acontece hoje nesta Casa. Vivemos uma crise sem precedentes, com cortes na educação, cortes na saúde, cortes na área social e outras áreas, definitivamente não é o momento de aumentar salário de alto escalão. Precisamos dar uma resposta à população que clama nas ruas pela moral e ética do Poder Público. Pinhais perde uma grande oportunidade de dar exemplo para o Brasil e sair na frente, agindo com responsabilidade e de forma coerente para ter melhores condições de investimento nas áreas que a população realmente precisa. Que o Poder Público esteja presente e preste serviços de qualidade, especialmente agora que muitos trabalhadores estão sofrendo para sustentar suas famílias, endividados e perdendo seus empregos. Temos que estar atentos ao aumento de demanda dos serviços públicos que essa crise está gerando”, disse.

A crise não é só de Brasília

“Temos que ter a sensibilidade de compreender que crise não está só em Brasília. Ela já está presente em nosso dia a dia e não só afeta aos trabalhadores e as empresas da nossa cidade, afeta também a arrecadação do município, que, apesar de ser uma das maiores economias do Estado, já está muito próximo de estourar o limite prudencial de gastos com salários, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O momento é de prudência na gestão dos recursos. As perspectivas são ruins e esse cenário indica que a receita irá cair ainda mais, portanto, definitivamente, não é hora de comprometer ainda mais o orçamento do município para reajustar salários que já são muito altos.

Por isso, votei contra os reajustes dos salários dos vereadores, do prefeito, vice e de cargos de primeiro escalão. Para os servidores públicos municipais concursados é obrigatório a reposição salarial e, definitivamente, necessária para recompor o poder de compra que a inflação tem tirado destes trabalhadores. Mas, para agentes políticos e para o alto escalão, que já são muito bem remunerados, temos o poder de definir os salários anualmente e, em um momento em que a crise se agrava cada vez mais, deveríamos dar exemplo, agindo com coerência e responsabilidade.

O povo foi as ruas recentemente, clamando contra à corrupção, pela moral e ética do Poder Público. Precisamos compreender de fato as reivindicações do povo. Fui colocada aqui pela população de Pinhais, portanto devo satisfação a eles. Queremos uma nova política, uma política que dê exemplo de moralidade, ética e de lealdade para com a população”, continuou.

Voto favorável ao reajuste dos servidores

“Ao reajuste dos servidores municipais votei favoravelmente. Precisamos dar condições de trabalho e repor o poder de compra que a inflação tem tirado dessa categoria, assim como tem acontecido com a grande maioria da população brasileira, portanto, para os servidores, voto favorável ao reajuste de 10,71%”, complementou.

Abaixo-assinado com 11 mil assinaturas

A Vereadora disse que considera lamentável a Câmara de Pinhais perder esse momento e não apresentar uma postura de quem está atenta as aspirações da sociedade. “Recebemos, por meio de protocolo, um manifesto de repúdio do Sindeduc – Sindicato que representa a categoria dos professores municipais – e uma petição do Movimento Popular de Pinhais, com 11 mil assinaturas, via internet, que manifesta a posição contraria ao reajuste salarial dos vereadores e do alto escalão do Poder Executivo Municipal. Assim o fiz, votei contra o aumento dos salários dos vereadores e do alto escalão da Prefeitura, atendendo aos pedidos do povo, dos representantes das categorias populares e dos professores municipais.Parabenizo e agradeço o apoio e o voto contrário também do líder da bancada do PMDB, Vereador Zézinho e aos Vereadores Leonildo e Demétrio que, como eu, também tiveram a sensibilidade de ouvir a população e votaram de forma coerente e responsável, de acordo com as necessidades do povo”, concluiu.

 

Mentiras e verdades em ano eleitoral

Texto enviado na íntegra pelo gabinete do Vereador Airton

O que vimos nos últimos dias foi certos pré-candidatos à Prefeitura de Pinhais querendo aparecer na mídia como os salvadores da pátria e com demagogias. Primeiramente, resta esclarecer que tudo o que votamos na Câmara Municipal de Pinhais está dentro da legalidade. Sempre procuramos atentar à constitucionalidade dos projetos que votamos e se a iniciativa para esta propositura está correta.

É uma mentira descarada de um certo Sindicato, alguns pré-candidatos à Prefeitura e vereadores quando dizem que esta Casa votou contra as emendas propostas por eles, em favor dos professores de aumento salarial. O que realmente foi votado foi o Plano de Carreira e com avanços para a categoria.

Gostaria de esclarecer que Sindicato, ou qualquer vereador, não tem a competência para fazer emendas ao Plano de Carreira dos professores ou salários de servidores. Discordo de quem falou que as emendas apresentadas seriam constitucionais e não gerariam custo, já que a Constituição Federal em seu artigo 61 e na Lei Orgânica do Município em seu artigo 36, inciso II, é bem clara na competência para legislar sobre Plano de Carreira e salários dos servidores, ao dizer que é privativa do Poder Executivo e só deste.

Alguns membros do Sindicato, com pretensões políticas, e principalmente os vereadores que pretendem concorrer ao cargo de prefeito querem fazer emendas para alterar uma Lei que não é de sua competência e ainda não sabem distinguir a diferença entre matéria exclusiva e matéria privativa.

É mentira quando dizem que nós barramos o reajuste do salário dos professores, sendo que o reajuste é para todos e sempre no mês de março de cada ano. Votamos sempre projetos que o Executivo envia a esta Casa de Leis e que venham a beneficiar o nosso povo.

O Plano de Cargos e Carreiras trouxe avanços e contemplou o impacto financeiro com a previsão de contratação de mais 113 servidores da educação, em 2016, sendo 3 pedagogos, 40 professores e 70 educadores infantis. Inauguramos mais um CMEI no Jardim Amélia que irá beneficiar mais 190 crianças, onde foram contratados 28 novos servidores. O Plano Nacional de Educação exige que até 2024 50% das crianças de até 03 anos sejam atendidas, mas, hoje, em nosso município são atendidas 74% dessas crianças. Sabemos que temos que melhorar e trabalhar muito, sempre em sintonia, o Executivo com Legislativo.

Peço que fiquem atentos aos aproveitadores e aos críticos de plantão, que estão aparecendo, principalmente porque as eleições estão próximas.

Concessão de revisão geral anual aos vencimentos

O repasse do INPC ou IPCA acontece todos os anos e sempre no mês de março de cada ano, tanto para servidores como para agentes políticos. Esta concessão anual está amparada na Constituição Federal do Brasil e na Lei Orgânica dos Municípios. Cada ente federativo tem a sua competência, ou seja, em nosso caso o repasse da inflação aos servidores concursados ocorre por um ato do chefe do Poder Executivo, já para os servidores da Casa Legislativa, Prefeito, Vice-Prefeita, Vereadores e Secretários, por iniciativa da Mesa da Câmara.

Através de inciativa da Mesa da Câmara, que é composta pelo Vereador Gilberto, Vereadora Marcia Ferreira e o Vereador Binga, o projeto seguiu seu rito pela Comissão de Justiça e Redação, composta por mim, pela Vereadora Márcia Ferreira, Vereador Binga, Vereadora Cecilia da Saúde e o Vereador Tavinho. Nesta Comissão, foi analisada a legalidade do projeto, que não obteve nenhum parecer contrário e foi enviado a votação em plenário. Os mesmos vereadores que votaram contrário ao projeto de lei assinaram o projeto e, lembrando, sem nenhum parecer contrário.

É triste quando ainda notamos que políticos diante de uma plateia maior mudam de opinião de uma hora para outra, se fazendo de bonzinhos, e usando as pessoas e entidades como massa de manobra. Fiquem atentos porque estas mesmas pessoas nas próximas eleições aspiram a cargos de prefeito e de vereadores. Sempre digo que há espaço para todos. Não precisamos fazer teatro e prejudicar ao próximo com mentiras, usando os meios de comunicação e redes sociais.

Há certas entidades, pré-candidatos e pessoas ligadas a partidos políticos contrárias a administração atual. Dizem que nada foi feito em nosso município e que está tudo errado. Não sei se estas pessoas acompanham o dia a dia do município ou nunca moraram em Pinhais.

Temos ainda grandes obras previstas para este ano, como o término de uma das maiores praças do município no Bairro Vargem Grande, a revitalização da Avenida Irai, da Avenida Maringá e ainda a entrega do Posto de Saúde do Jardim Karla.

Acompanhe nas redes sociais e note que as pessoas que criticam são sempre as mesmas, os mesmos grupos e a mesma entidade sindical, que está intimamente ligada a um partido político. Fazendo o uso de informações distorcidas, tentam usar os desapercebidos e mal informados como massa de manobra, para que difundam suas ideias.

 

Segundo Gilberto, revisões gerais de salários acontecem desde 2009

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto, teceu alguns comentários com relação à última sessão realizada no dia 22/03 e o debate gerado em torno da revisão geral de salário. Confira abaixo o posicionamento do parlamentar:

“Desde que estou vereador, quando assumi em 2009, acontecem as revisões gerais de salário. Apenas em 2010 não foi feita, porém nos demais anos de legislatura desta Casa foi concedida a revisão.

Por se tratar de um ano eleitoral, alguns vereadores votaram contra, mesmo alguns destes vereadores tendo assinado o projeto e o parecer. O único intuito aqui parece que é o de se promover, como no caso da primeira secretária, que assinou todos os projetos de iniciativa da Mesa Executiva. Ela alegou que assinou para haver o trâmite do projeto, mas são necessárias apenas duas assinaturas para esse trâmite acontecer. Mesmo já tendo essas duas assinaturas ela o assinou, portanto ela assinou sabendo sim do que se tratava.

Outro vereador, durante a sessão, disse que foi realizada uma manobra, porém o departamento legislativo da Câmara distribui o diário com 24 horas de antecedência, como previsto no regimento interno da Casa. Se o colega não tem a capacidade de ler o diário antes, não posso fazer nada, e isso quem pode julgar é a população.

Em relação ao horário, a sessão é para começar regimentalmente às 17h00, mas, às vezes, não começa no horário devido ao atraso desses colegas. Finalizando, volto a repetir: tratou-se de uma revisão geral anual de salário dos servidores da prefeitura, dos servidores da Câmara, e agentes políticos”, finalizou.

 

Missa realizada por Arcebispo de Curitiba reúne centenas de fiéis, parabeniza Silvio Star

O Vereador Silvio Star (PPS) deixou o seu agradecimento ao Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, que esteve em Pinhais e celebrou a missa, no dia 20 de março, em comemoração ao aniversário da cidade. “A celebração reuniu centenas de fiéis. Parabenizo também todas as Paróquias que marcaram presença, as bandas locais e a todos que prestigiaram este belo evento”, congratulou Silvio.

O parlamentar destacou ainda o trabalho ambiental realizado pela administração municipal, que através da Secretaria de Meio Ambiente realizou a Ação Ambiental. “Vemos mudanças radicais acontecendo, como a implantação, no bairro Vargem Grande, da praça José Humberto Padovam, localizada entre as ruas Carlos Pereira Canani e Aluizio de Azevedo. Antes a área servia de depósito de lixo, hoje atende a população com equipamentos de esporte e lazer”, apontou.

 

Jane Carteira comemora implantação de praça no bairro Vargem Grande

A Vereadora Jane Carteira (PR) participou no sábado (19), da inauguração da praça no bairro Vargem Grande e aproveitou para parabenizar e agradecer ao Executivo Municipal, em especial a Secretaria de Obras, pela execução da obra. “Venho pedindo esta praça desde o meu primeiro ano de mandato e, em 2015, consegui criar uma emenda para a construção. Mais uma etapa cumprida, mais um objetivo conquistado. Parabéns a todos os servidores da prefeitura de Pinhais, muito obrigado ao Prefeito Luizão, por atender aos meus pedidos, por acreditar na minha ideia. Essa briga não era só minha e sim de todos os moradores do bairro Vargem Grande. Os moradores também agradecem”, disse Jane.

O Prefeito Luizão Goulart, presente no evento de entrega da praça, destacou as melhorias realizadas na região. “Antigamente a população sofria com as enchentes e para evitar este problema, nossas equipes realizaram diversos serviços de intervenção no local. Os moradores do bairro Vargem Grande não tinham espaço para lazer, e felizmente, com a parceria dos vereadores, realizamos a inauguração de mais uma área de lazer do município”, enfatizou Luizão.

No local, além de pista para caminhada, será construído um campo de futebol de areia, futebol de grama, uma quadra de vôlei de areia, um parque infantil, academia ao ar livre, entre outros.

Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza

A parlamentar comentou ainda que no dia também foi promovido mais um Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza, com a disponibilização de diversos serviços para a população. A Secretaria de Saúde de Pinhais esteve envolvida na ação, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os agentes comunitários de saúde (ACS) do município repassaram à população orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde a fim de eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Centro de Artes e Esportes Unificados

A vereadora Jane Carteira parabenizou também o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que completará dois anos. Localizado no bairro Weissópolis, na Rua Rio Trombetas, 828, foi estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas de esporte e lazer.

O CEU oferece diversas atividades, tais como: ballet, futsal, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, teatro, capoeira, taekwondo, karatê, desenho artístico, desenho mangá, graffiti, hip-hop, oficina de bordado em chinelo, oficina de bordado em pano, telecentro aberto à comunidade e uma biblioteca com mais de dois mil livros.

Adoção dos animais

No domingo (20), mais uma Feira de Adoção foi realizada no Bosque Municipal de Pinhais. Promovida pela Seção da Defesa e Proteção Animal, a iniciativa tem com objetivo ajudar as pessoas que precisam doar animaizinhos, em sua maioria recolhidos das ruas. “Os animais foram domesticados pelo homem, não é justo abandoná-los. Nossa sociedade precisa de consciência sustentável e a adoção daqueles que foram abandonados é a solução para que possamos diminuir o grande número de animais nas ruas. Não compre, adote!

Ao finalizar, Jane desejou uma Feliz Páscoa. “Que essa semana santa seja estendida a todas famílias, por todos os dias, com a bênção em todos os lares e pessoas. Feliz Páscoa!”, desejou.

 

Vereador Tavinho discursa sobre Dia Internacional da Água

O Vereador Tavinho (PT), em seu discurso nas explicações pessoais, falou sobre o Dia Internacional da Água, comemorado na data da sessão. “A água é nosso maior bem natural. Sem água, não haveria vida, ela é um recurso natural essencial a todos os seres vivos na Terra. Atualmente, o planeta, o país, apresentam nossas fontes naturais de água potável poluídas, bem como os mares. Há um sério risco de enfrentarmos escassez de água potável. Cabe a nós todos lutarmos pela preservação desse recurso natural, combatendo a poluição”, encerrou.

 

Joãozinho protocola denúncia no GAECO contra vereador da Casa

O vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) ocupou a tribuna para ler a nota do Diretório Municipal do PSB, do qual é presidente, em esclarecimento a alguns boatos na cidade. “Ninguém tem autorização do PSB municipal para falar em meu nome que sou presidente do Diretório Municipal da sigla. Assim, informo que o PSB não está debaixo do braço de ninguém, de nenhum partido. O PSB de Pinhais segue firme e forte visando eleger seus candidatos nas eleições de 2016”, esclareceu.

A seguir, comentou sobre denúncia protocolada por ele no GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – do Ministério Público Estadual (MPE). “Fui com um ex-assessor de um vereador desta Casa fazer uma denúncia gravíssima no GAECO. Este ex-assessor denunciou uma prática de corrupção dentro do gabinete do parlamentar em questão. Ele referiu-se a prática de racha de salário dos assessores com o vereador. Contou-nos, o ex-assessor, que até mesmo o 13º. salário ele havia sido obrigado a dividir. Os depoimentos estão todos gravados. Aqui está a denúncia feita ao GAECO”, acrescentou.

 

Vereador Passarinho homenageia Pinhais pelo seu aniversário

Pinhais, o município que pertencia a Piraquara até 1992, é um dos mais novos e o menor em extensão do Estado com uma área de 60,92 quilômetros quadrados. É, também, o município mais próximo do centro da Capital do Estado, pois está a 8,9 quilômetros da região central.

Atualmente Pinhais possui a 12ª maior arrecadação do Paraná. Dona de um vasto polo industrial, com aproximadamente 11 mil empresas, se destaca principalmente na indústria de metal mecânica, plásticos e prestação de serviços.

Contando com 15 bairros e inúmeras vilas, Pinhais faz divisa com Colombo, Curitiba, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Piraquara.

No último dia 20 de março, Pinhais completou 24 (vinte e quatro) anos, de emancipação e sucesso, gerando emprego, educação e saúde para sua gente.

Parabéns Pinhais! Minhas palavras são de gratidão, por tudo o que fez por mim. Por permitir a mim formar minha família, minhas empresas, enfim, a minha história. Receba meu carinho, meu reconhecimento e a garantia de que estou certo em poder retribuir e contribuir, com meu trabalho e minha dedicação, à cidade e a população de Pinhais.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Frases sobre o Dia Mundial da Água: – Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte. – O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje. – Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos. – O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe. – Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água. – O uso racional da água hoje é a garantia deste importante recurso natural para as futuras gerações.

Celebração da Páscoa

O dia da Páscoa deriva da tradição judaica e é a mais importante comemoração para os cristãos, pois celebra a Ressurreição de Cristo. O dia de celebração da Páscoa é o principal dia do calendário litúrgico cristão, pois é nesse dia que se comemora a Ressurreição de Cristo, sendo a partir dele que todas as outras datas importantes do cristianismo são calculadas (Semana Santa, Quaresma, Quarta-feira de Cinzas etc.). Desejo a todos uma santa e abençoada Páscoa, que o centro das comemorações seja Jesus Cristo ressuscitado.

 

Carlinhos do Eliza destaca investimentos da Prefeitura de Pinhais em educação

O Vereador Carlinhos (PT) participou na quinta-feira (24) da inauguração de mais um Centro Municipal de Educação Infantil, o CMEI Milton Santos, localizado no bairro Jardim Amélia. “Apesar de um ano bastante turbulento para a política, a Prefeitura de Pinhais tem priorizado os interesses do povo. É um privilégio fazer parte dessa equipe”, comentou.

O espaço compreende uma área de 954,71m², com capacidade para 190 crianças dentre os 3 meses e 4 anos de idade.

Segundo o parlamentar, Pinhais vem cumprindo com as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que consiste em 20 metas para garantir a efetuação e a qualidade da educação, desde o ensino infantil ao ensino superior. “Enquanto os outros munícipios ainda têm dificuldades em cumprir essas metas, Pinhais está na frente desde a primeira gestão do Prefeito Luizão”, completou.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress