quinta-feira, 18 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 21/10/2015

por Vanessa Martins de Souza

Tavinho parabeniza Polícia Científica do Paraná e lamenta fechamento de escolas no estado

vereador tavinho

O vereador Tavinho (PT), quando fez o uso da palavra, comemorou o trabalho realizado pela Polícia Científica do Paraná, que está colhendo o DNA de todos os presos do estado com o objetivo de criar um grande banco de dados desses criminosos. “Esta semana conseguiram identificar uma pessoa que havia cometido um crime no Paraná, mas estava em Fortaleza. Isso se deu graças ao exame de saliva colhido pelo Estado, que facilitou a identificação do criminoso através do material genético”, comentou Tavinho.

De acordo com o vereador, esta é uma Lei Federal que precisa ser regulamentada. “Essa lei diz que toda pessoa presa deve fornecer seu material genético, através da saliva para a criação desse banco de dados. Essa é uma iniciativa importante que facilitará a identificação dos criminosos, principalmente os estupradores e assassinos. Precisamos que os nossos deputados regulamentem essa lei”, disse.

Rejeição aos ex-candidatos

O parlamentar disse ter ficado surpreso com a rejeição, apontada em pesquisa, aos ex-candidatos. “Essa pesquisa mostra que a nação precisa de novas lideranças, que possam elevar a confiança e esperança dos eleitores nas próximas eleições. Como brasileiros, queremos acreditar em novos dias. Esses medalhões da política que estão por aí deixaram a população descrente. Quero que as pessoas continuem acreditando e que escolham as pessoas certas”, afirmou.

Educação

Tavinho lamentou o anúncio, feito pelo governo do estado, do fechamento de mais de 70 escolas em todo o Paraná. “A maioria dessas escolas estão localizadas em zonas rurais e o governo diz que não tem alunos. Os alunos estão protestando, pois querem permanecer em suas escolas de origem. Para eles é difícil o deslocamento para outras escolas. Isso precisa ser revisto, já que educação não é gasto, é investimento”, finalizou.

 

Silvio Star enaltece trabalho de desassoreamento dos rios realizado pela Secretaria de Obras

vereador silvio star

O vereador Silvio Star (PPS) discursou sobre as recentes chuvas que estão castigando o país e destacou o bom trabalho realizado pela Secretaria de Obras de Pinhais, que garantiu que a cidade não sofresse tanto com as enchentes, como em anos anteriores. “O desassoreamento dos rios que cortam o nosso munícipio garantiu que não tivéssemos grandes problemas, como em anos anteriores. Mesmo com o grande volume de chuvas do último dia 22, tivemos poucas informações de residências afetadas. Isso é resultado do excelente trabalho realizado pela administração”, disse.

Ainda discursando sobre o tema, Silvio ressaltou a necessidade de limpeza do Rio Iraí, na região do Maria Antonieta, entre a estação de tratamento e a foz do Rio Palmital, que, segundo o vereador, está totalmente assoreada. “Isso tem prejudicado todos os bairros vizinhos. Em conversas com o Luizão, ele me disse que naquela parte do rio tem que ser realizado um trabalho em parceria com a Sanepar. Mas, temos uma máquina comprada com recursos do município que poderia ser utilizada para realizar a limpeza”, sugeriu.

 

Binga elogia atuação ética e honrada de empresário proprietário de empresa funerária

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) fez um agradecimento especial ao empresário do município, “Gouveia”, proprietário de empresa funerária. “Sempre digo que devemos elogiar e a gradecer às pessoas quando ainda em vida. Assim, quero agradecer ao meu amigo Gouveia, empresário muito competente e honrado na cidade. O Gouveia, além de dono de uma empresa funerária, é Bacharel em Direito. Sempre aprendi muito com ele. Sua atuação à frente da empresa funerária é exemplar, muito ética e honrada. O Gouveia não coloca os lucros acima da ética, do respeito, da atenção, carinho e amor pelas famílias que o procuram em sua empresa. Famílias que, diga-se de passagem, encontram-se num momento de extrema dificuldade, por ocasião de morte de um ente querido. Mas, o Gouveia apresenta uma postura muito digna no trato a todos os seus clientes. Parabéns, Gouveia, e a toda sua equipe que demonstra saber o que é respeito ao próximo, independente de interesses lucrativos. Sua empresa não contabiliza lucros acima da ética e do respeito pelo ser humano. Devemos incentivar empresários e pessoas que merecem ser incentivados. É no que acredito, por isso, meu reconhecimento a quem faz um trabalho exemplar”, elogiou.

Copa Pinhais de Futsal Feminino

A Copa Pinhais de Futsal Feminino, que teve sua decisão cerca de dez adias trás, foi parabenizada pelo vereador. “Gostaria de ressaltar a importância do futsal e dos esportes, em geral, para a cidade, a população. Estive na final da Copa de Futsal Feminino, dez dias trás, com o Prefeito Luizão, o Vereador Marcinho, o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, além do Diretor de Esportes. Não deixo de repetir: a educação, unida aos esportes, é a única coisa que pode mudar o futuro de nosso povo, do nosso país. Parabéns ao Secretário de Esportes, José Martins, pela realização desse campeonato”, concluiu.

 

“Gestão municipal vai muito além de asfalto, inclui o cuidado com as pessoas”, ressalta Gilberto do PT

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), defendeu no discurso do grande expediente a gestão do Poder Executivo Municipal. “Há pessoas que têm comentado, aqui e fora da cidade, que essa administração só tem feito asfalto. Contudo, não é só isso que tem sido feito. Na última quinta-feira, por exemplo, fomos prestigiar o concurso Miss e Mister Melhor Idade Pinhais, no Cenforpe. Um evento parte de um programa que valoriza essas pessoas da chamada Melhor Idade e que hoje têm o que fazer com seu tempo, ocupando suas horas com mais vida, lazer e autoestima. Dizem que é só asfalto, mas na sexta-feira passada, participamos de um importante evento, o 6º. Fórum de Segurança Alimentar, junto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Um encontro de extrema importância, destinado a cuidar das pessoas. Ontem, na segunda-feira, tivemos o encerramento do Fetaepi, evento que virou Lei Municipal por meio de projeto da Vereadora Márcia Ferreira. Um dos vencedores, aliás, foi o grupo do IFPR, instituição de ensino que diziam que não iria acontecer, não iria existir, que iria ficar só no terreno. Mas já temos jovens estudando, aprendendo e fazendo arte lá. Fico preocupado com esses comentários que dizem que só foi feito pavimentação. Não. Foi feito muito mais. Temos inúmeros exemplos de obras e programas em todas as áreas que foram implantados ao longo desses dois mandatos com o intuito de melhorar a vida das famílias, de todos os contribuintes do município”, defendeu.

Fechamento de escolas por Governo do Estado

Nas explicações pessoais, o parlamentar rebateu as críticas do Vereador Demétrio Tonon (PP), feitas na tribuna, à gestão municipal. Disse que a implantação do IFPR é motivo de comemoração, sim, porque se trata de um investimento em educação. Segundo Gilberto, o que não dá para comemorar é a decisão do Governador Beto Richa (PSDB) de fechar dezenas de escolas em todo o estado. “Enquanto investimos em educação, o Beto Richa fecha dezenas de escolas. Não podemos comemorar também a diminuição do efetivo de PMs na cidade. Em 2010, tínhamos mais PMs do que hoje. Em julho de 2014, às vésperas das eleições, havia 54 PMs no município. Depois, diminuiu para 32, 33 e agora estamos apenas com 23 PMs. Faço um apelo aos vereadores de Pinhais que apoiaram a reeleição do Beto para que contatem o Secretário de Segurança Pública para trazer esses PMS de volta. A nossa Guarda tem de trabalhar muito mais, mesmo, para suprir a falta de PMs”, comparou.

Inauguração de CEMEIs e escolas em tempo integral

O petista acrescentou que há muito mais a comemorar em Pinhais, a exemplo dos CEMEIs inaugurados desde 2009, das escolas em período integral. “Houve erros na gestão, mas errar é humano. A Prefeitura tem buscando recursos federais e estaduais para trazer benefícios à cidade. Há problemas no Governo do Estado e no Governo Federal, mas o Prefeito Luizão não deixa de buscar o melhor para o povo”, analisou.

IFPR em funcionamento desde a inauguração

Sobre as críticas ao IFPR, de que não estaria atendendo apenas alunos de Pinhais, o parlamentar disse que o Instituto atende estudantes de fora, mas, também, os da cidade, estando aberto a todos. “O curioso é que a maioria dos vereadores foi à inauguração do Instituto, todos quiseram participar desse momento de destaque e todos viram a presença de alunos lá. Mas quando se trata de outros eventos da Prefeitura, como o Fetaepi, o Fecapi, o Vereador não vai. Só vai a Desfile Cívico. Assim, torna-se fácil criticar”, concluiu.

Gilberto Finalizou parabenizando a todos os Servidores Públicos pelo seu dia, ainda agradeceu e enalteceu o trabalho de todos os servidores que ajudam na administração da Câmara Municipal de Pinhais.

 

Joãozinho Ribeiro propõe proibição de acesso as redes sociais por servidores durante horário de expediente

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) discorreu sobre seu último Projeto de Indicação ao Poder Executivo Municipal, que trata da proibição do uso das redes sociais e aplicativos digitais por parte dos servidores públicos municipais durante o expediente. “Tenho recebido reclamações de munícipes que relatam terem sido mal atendidos, por conta dos servidores estarem acessando o Facebook ou o WhatsApp durante o horário de expediente. Esses constantes acessos têm atrapalhado, atrasado o trabalho de alguns servidores que atendem ao público”, contou.

“Servidor é pago para servir à população”

Joãozinho acrescentou que a proibição apresentada em seu projeto prevê, inclusive, o uso de celulares próprios dos servidores durante o expediente, para acessar as redes sociais. “Há servidores que estão acessando as redes socais para fins recreativos, a partir de seus próprios celulares. Isso não pode acontecer durante o expediente. Nossos servidores não estão sendo pagos com dinheiro público, do contribuinte, para acessar a internet por motivos pessoais, durante o trabalho. Eles são pagos para servirem à população. O servidor deve cumprir a legislação prevista no Estatuto, tem seus direitos e deveres. Nosso Código Penal prevê, por exemplo, pena de detenção de seis meses a dois anos a quem desacatar servidor público durante o expediente, ou pagamento de multa. O Estatuto também rege direitos e deveres. Entre os deveres, está o de bem realizar seu trabalho e bem servir a população. Exercer com zelo de dedicação as suas atribuições e o atendimento ao público, em geral. O acesso às redes sociais e aplicativos atrapalha o exercício da função. Esse hábito tem de ser proibido, extinto no serviço público municipal de Pinhais. Proponho à Prefeitura um projeto nesse sentido para que possamos aprovar nesta Casa, a fim de que o público seja atendido como deveria, na forma da lei, conforme prevê o Estatuto dos Servidores Municipais”, defendeu.

Cumprimento do Estatuto do Servidor

Nas explicações pessoais, o parlamentar acrescentou, ainda sobre seu projeto de Indicação ao Poder Executivo que este só permitiria o acesso a servidores que dependem da internet para bem executar suas funções. “Se o funcionário público precisa acessar as redes socais para realizar seu trabalho, terá permissão. Porém, de forma restrita a interesses da função. Assim, como nós, vereadores, temos de respeitar o Regimento Interno desta Casa, os servidores têm de respeitar o Estatuto do Servidor”, justificou.

 

Vereadora Márcia Ferreira valoriza ações em benefício da Pessoa Idosa no Município

vereadora marcia

O concurso Miss e Mister Melhor Idade de Pinhais foi o tema de abertura do discurso da Vereadora Márcia Ferreira (PMDB), no grande expediente. “Fiquei muito emocionada em acompanhar este evento. Senti a alegria estampada em cada olhar. É uma grande emoção relembrar que como Secretária de Assistência Social, e com uma excelente equipe de servidores, instituímos este belo concurso, que se tornou um tradicional evento para promoção da qualidade de vida da Pessoa Idosa de Pinhais. Depois, como Vereadora, de aprovar a Semana de Valorização da Pessoa Idosa. O concurso foi lindo, os participantes deram um show ao desfilar sua beleza, elegância e simpatia. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes pela coragem e entusiasmo de participarem, e parabéns ao Centro de Convivência do Idoso e a Secretaria Municipal de Assistência Social pela realização do evento”, congratulou.

FETAEPI

O FETAEPI, Festival de Teatro Amador de Pinhais, que conta com a Lei Municipal de autoria da vereadora, também foi destacado. “Tive a alegria de ver realizado o 1º. Fetaepi da cidade e de transformá-lo em Lei Municipal. Hoje, já é um evento tradicional, com a participação de alunos das nossas escolas e vários artistas. O evento também contou com o retorno aos palcos do Grupo Teatral Aquarela, do qual já fui integrante, junto com o Laércio Sobral e outros tantos amigos. Parabéns a todos os participantes pelo talento e amor à arte e a todo Departamento de Cultura, que tem levado arte e cultura ao nosso povo”, elogiou.

Redação do ENEM: violência contra a mulher

A Vereadora Márcia também enfatizou sua satisfação com o tema da redação na prova do ENEM, realizada no final de semana. “A violência contra a mulher foi tema da redação do ENEM, o que me trouxe grande satisfação em ver que esse problema foi colocado para os estudantes. Continuarei lutando em defesa das mulheres, por seus direitos e integridade. Sabemos que o Paraná é o terceiro estado no ranking da violência contra a mulher. Em Pinhais não é diferente, os índices são altos. Embora tenhamos órgãos como o Creas, Centro de Referência Especializado em Assistência Social, a violência ainda é alarmante na cidade. Estamos lutando por uma Delegacia da Mulher, queremos uma delegacia que trate as mulheres com respeito, carinho e dedicação. Todas nós mulheres, somos bonitas quando não somos maltratadas.”, disse.

Dia do Servidor

Marcia parabenizou os Servidores Públicos pelo seu dia, a ser comemorado no dia 28 de outubro. “Parabéns aos Servidores Públicos pela dedicação. Aqui em Pinhais vocês fazem um belíssimo trabalho e estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Todo o meu respeito e admiração por vocês”, parabenizou.

Abraço Rosa no Boque Municipal

Nas explicações pessoais, a peemedebista ressaltou o evento ‘Abraço Rosa’, realizado no domingo (25/10), no Bosque Municipal, uma iniciativa do PMDB Mulher de Pinhais, dentro da campanha ‘PMDB Mulher no Combate ao Câncer de Mama – Entre de peito nessa luta. “Obrigada a todos os que compareceram, aos feirantes que aderiram à campanha, aos companheiros e companheiras do PMDB de Pinhais, ao PSDC Pinhais, que também estão nesta luta. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais na luta contra prevenção ao câncer de mama, que afeta milhares de mulheres e também homens do nosso País”, afirmou.

 

Vereador Airton Ferreira faz requerimento pedindo autorização para monumento em homenagem à Bíblia

vereador airton

O Vereador Airton Ferreira (PSC) explanou sobre seu pedido, um requerimento à Prefeitura, para construção de monumento em homenagem à Bíblia, no município. O parlamentar é membro da Igreja Assembleia de Deus e do Conselho de Pastores de Pinhais e a ideia é fruto de uma sugestão debatida com os demais membros e o Prefeito Luizão. “A obra será custeada pelo Conselho de Pastores, queremos apenas autorização do Executivo Municipal. A ideia é fazer o monumento na praça ao lado do terminal de ônibus. Sabemos que há Lei Municipal que proíbe a denominação de praças com nomes de crenças religiosas, associações, pessoas jurídicas e outras entidades privadas com interesse publicitário. Assim, protocolei junto ao Executivo Municipal um requerimento e agora também através de requerimento peço aos nobres vereadores(as) autorização, para encaminhamento de um requerimento desta casa legislativa reforçando o pedido para construção de um monumento à Bíblia, o livro mais vendido no mundo. Temos, no segundo final de semana de dezembro, o Dia da Bíblia que é comemorado mundialmente e outros Municípios já possuem tal monumento. Este requerimento não é para nome de praça, mas apenas para execução desta obra de grande relevância para todos os cristãos, por isto fiz o requerimento”, justificou.

Recadastramento Biométrico

O recadastramento biométrico dos eleitores de Pinhais também foi comentado na tribuna, com o vereador lembrando que este segue até o final de novembro. Airton alertou ao eleitorado de que o recadastramento não tem apenas utilidade nas eleições. “Sem Título de eleitor, a situação se complica para a pessoa, financiamento de casas, para fazer um passaporte, buscar benefícios junto a Previdência, participar de concursos públicos ou buscar serviços junto à Receita Federal. É importante que todos os eleitores o façam. Não é só para votar, mas exercer a cidadania “, lembrou.

Fiscalização do uso das redes socIais por servidores

Sobre a proposição do Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB), de proibir o uso de redes sociais como Facebook e aplicativos como o WhatsApp, aos servidores municipais durante o expediente, o parlamentar deu sua opinião. “Estas são ferramentas digitais essenciais que em muitos casos ajudam a exercer o trabalho. Não podemos proibir seu uso só porque alguns abusam, não podemos generalizar. Acredito que estas ferramentas devem ter seu uso permitido, desde, claro, que seja para o exercício da função. Os meios eletrônicos tem sido fundamental para a execução de muitas funções, A saída é conscientização do uso correto”, opinou.

Fim da greve dos bancários

Airton parabenizou os bancários e o sindicato pela obtenção do reajuste salarial. “Os bancos lucram muito, porém nunca querem repassar um pouco desses ganhos a seus empregados. Houve uma diminuição drástica de funcionários nos caixas, sobrecarregando os bancários. Parabéns à categoria, que buscou sua valorização unida e dando apoio a entidade sindical. A categoria merece ser valorizada”, defendeu.

“A Constituição, Lei Orgânica do Município e Leis Municipais devem ser respeitadas”

Nas explicações pessoais, o parlamentar voltou a explanar sobre seu requerimento pedindo autorização para construção de monumento em homenagem à Bíblia. Rebateu as colocações do Vereador Ari Valdir (PSDC), que citou na tribuna de exemplos em outros municípios, onde foram autorizadas praças com denominações de nome praça da Bíblia. “Não disse que sou contra a criação de uma Praça da Bíblia. Disse, apenas, que aqui em Pinhais, isso não é possível, por conta de uma Lei Municipal a de número 274/98. Conversamos no Conselho de Pastores e decidimos fazer dentro da legalidade. Cada município tem sua legislação, o que é permitido em outros municípios do Estado do Paraná ou outro Estado, conforme citou o Vereador Ari Valdir, aqui, em Pinhais, não é permitido. Temos que observar a legislação de cada cidade”, frisou. O Vereador lembrou que não se pode tomar como exemplo ações de outros municípios. “Cada Município ou Estado tem sua legislação específica, diferenciada. Em Curitiba, por exemplo, a Câmara aprovou a realização de feriado no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, mas era um projeto de lei com vício de iniciativa e foi barrado pela Justiça. Estamos aqui nesta casa fiscalizar e elaborar leis dentro dos princípios legais. Temos de cumprir as leis vigentes em Pinhais, bem como seguir o que diz a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno desta Casa”, esclareceu.

 

Notícias de Gabinete

Vereadora Jane Carteira parabeniza Secretaria de Obras pelo ótimo trabalho de manutenção em Pinhais

jane

A vereadora Jane Carteira (PR) parabenizou a Secretaria de Obras pelas constantes manutenções que são realizadas no município, visando o bem-estar da população. “Durante esta semana, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Pinhais realizaram serviços de manutenção de placas de sinalização de ruas com letras brancas escritas sobre o fundo azul, auxiliando os pedestres e os motoristas na visibilidade, facilitando a identificação das ruas e avenidas. Além da manutenção das placas, estão sendo realizadas as pinturas de faixas de pedestres, faixas amarelas e brancas, lombadas e etc”, destacou Jane.

Requerimento

Jane disse estar muito preocupada com os constantes acidentes que vêm ocorrendo no cruzamento das ruas Rio Solimões e Rio Trombetas. “Fiz um requerimento solicitando a implantação de uma tartaruga redutora de velocidade, visando melhor a sinalização aos motoristas”, pontuou.

Visitas em Pinhais

A parlamentar agradeceu ainda aos moradores de Pinhais por recebê-la em suas casas, nos últimos dias. “Muito obrigada a todos meus amigos que estão me atendendo muito bem em suas casas. Para mim, é uma honra poder visitar vocês e entender a real necessidade de cada um, assim como as reais necessidades de cada bairro. Podem sempre contar comigo para o que precisarem. Meu gabinete sempre está de portas abertas a todos’’, afirmou a vereadora.

Vacinação de animais

A vereadora alertou a população que queira vacinar seus animais que no dia 14/11/2015 será realizada a vacina contra a raiva em cães, além de serem oferecidas orientações sobre zoonoses, dengue e animais peçonhentos. “Lembre-se: para serem vacinados, os animais devem ter um responsável maior de idade. Caso o animal possua carteira de vacinação, leve no dia. A vacinação será realizada na Unidade de Saúde Weissópolis, Rua Rio Trombetas, n° 888, Bairro Weissópolis”, informou Jane.

 

Passarinho sugere ao Executivo Farmácia Municipal Popular

vereador passarinho

A Farmácia Municipal Popular é um Projeto Indicativo ao Executivo Municipal do Vereador Passarinho e tem como objetivo a implantação e manutenção de uma assistência farmacêutica municipal complementar.

Passarinho está confiante na boa receptividade do projeto por parte do Poder Executivo de Pinhais e disse esperar que em breve o mesmo seja aprovado.

Confira abaixo mais informações sobre o Projeto Indicativo.

O Programa

O Programa FARMÁCIA POPULAR MUNICIPAL, consiste na implantação e manutenção de uma Assistência Farmacêutica Municipal Complementar.

Como Funciona

– Todas as farmácias do município serão convidadas a participar do programa através de um chamamento público;

– As farmácias deverão adaptar seu sistema para a integração direta com o sistema da Prefeitura, através de WebServices (nos moldes do programa “Aqui Tem Farmácia Popular” do Governo Federal).

Benefícios para a Cidade

– Descentralização na distribuição;

– Desburocratização na compra dos medicamentos do programa;

– Possibilidade de suprir a falta de medicamentos em casos de intercorrências nos processos licitatórios;

– Logística de aquisição, recebimento e armazenamento dos medicamentos sob responsabilidade das farmácias conveniadas;

– Dispensação efetuada dentro das normas de vigilância sanitária sob responsabilidade do farmacêutico contratado pela conveniada;

– Diminuição dos custos de manutenção das farmácias municipais (espaço físico, luz, internet, funcionários, segurança, etc.).

Benefícios para a População

– Ampliação dos locais de distribuição (possibilitando à população a escolha da farmácia credenciadas mais próxima);

– Maior agilidade na retirada dos medicamentos (evitando filas);

– Ampliação do horário de atendimento (inclusive finais de semana);

– Acesso facilitado ao serviço do farmacêutico responsável, qualificando a dispensação dos medicamentos.

Benefícios para as Farmácias

– Aumento do fluxo de pessoas na farmácia;

– Divulgação da lista das farmácias conveniadas na publicidade do programa;

– Aumento na venda de outros produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress