quinta-feira, 25 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 19/04/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 19/04/2016

 

Rosa Maria elogia sessão solene de entrega de Títulos de Cidadão Honorário

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) iniciou seu discurso no Grande Expediente valorizando a entrega do Título de Cidadão Honorário de Pinhais, na quinta-feira (14/04), em sessão solene na Casa. “Parabenizo a todos os homenageados e à Casa pela realização da sessão solene maravilhosa, quando tivemos os mais belos discursos já feitos por homenageados. Os vereadores que discursaram também estão de parabéns, foram discursos marcantes”, congratulou.

Prêmio Prefeito Empreendedor

O Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo SEBRAE ao Prefeito Luizão, foi outra homenagem destacada por Rosa Maria. “Na semana passada, o Prefeito Luizão foi receber o Prêmio do SEBRAE. Trata-se de uma premiação envolvendo segurança sanitária e inclusão produtiva. O projeto da Prefeitura visa aproximar o empresariado da Vigilância Sanitária, objetivando não apenas a fiscalização, mas a prevenção. Foram 103 projetos inscritos e apenas oito contemplados, dentre eles, o de Pinhais”, explanou.

Projeto ‘Aliste sua Mente’

Outro projeto mencionado, foi o ‘Aliste Sua Mente’, que está sendo desenvolvido no município para incentivo à leitura. “Na Semana do Monteiro Lobato, a Secretaria de Cultura, junto com a de Assistência Social, implantou esse projeto que incentiva a doação de geladeiras velhas, antigas, para transformá-las em bibliotecas em vários locais do município, onde as pessoas pegam livros emprestados .Os livros ficam armazenados nas geladeiras em pontos estratégicos para o público”, explicou.

Impeachment

A vereadora também expressou suas considerações sobre o processo de impeachment da Presidente Dilma. “O impeachment é um processo legítimo constitucionalmente, mas a maneira como foi conduzido é lamentável. O mais trágico do dia da votação, na Câmara, foi vermos um deputado homenageando em seu discurso um torturador que fez coisas horríveis com mulheres à época da ditadura militar, inclusive com a Presidente Dilma. Outra questão importante, é se o vice-presidente sofre as mesmas acusações que Dilma, então, é melhor que tenhamos novas eleições. Tantos deputados usaram o nome de Deus, da família, em vão. Tudo foi muito contraditório, lamentável. Houve quem usasse o ‘ tchau, querida’, no discurso. O que será que isso vai significar? Um ‘tchau, democracia’? Na imprensa internacional demos vexame, pois os comentários foram de que nossos deputados não tinham qualificação para estarem lá votando. Mas realmente a homenagem ao torturador foi a pior tortura para nós”, indignou-se.

Eleições presidenciais em 2016

“Defendo que sejam feitas novas eleições. Acredito que é a melhor saída nesse cenário. Tomara que façam a mesma coisa com o Cunha, porque no parlamento temos um julgamento técnico e político. Não se pode negar que é também um julgamento político o impeachment. Espero que os deputados voltem a trabalhar e que o povo continue cobrando pela cassação dos deputados acusados de corrupção, também”, avaliou.

Manutenção de verbas federais para Pinhais

Rosa ainda falou de eventuais consequências para Pinhais, em caso de aprovação do impeachment de Dilma. “Não se pode negar que Pinhais tem sido muito beneficiada com verbas do Governo Federal, desde o Governo Lula. Espero que o município não sofra, caso o Temer venha assumir a presidência. Espero que Pinhais continue a receber os mesmos investimentos, para a manutenção dos projetos, assim como os demais municípios. Temos de pregar uma linguagem de união, pois é nas cidades que as coisas acontecem. Fazer o melhor para atender ao cidadão na cidade é o objetivo. Que qualifiquemos, então, a política, o voto. Para que possamos vislumbrar todos trabalhando juntos por um país melhor e uma sociedade mais justa e humana”, considerou.

 

Vereador Tavinho chama de “circo” votação do impeachment na Câmara dos Deputados

vereador tavinho

O vereador Tavinho (PT), no espaço reservado às explicações pessoais, lembrou o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, e lamentou a falta de reconhecimento enfrentada por esse povo tão importante na história do Brasil. “Essa é uma etnia que foi perseguida, esquecida e lesada. Os índios nunca foram reconhecidos como os verdadeiros brasileiros e legítimos donos das terras do país. Índio nunca foi escravo, nunca aceitaram essa situação. Na época, tiveram que importar escravos de outras regiões, já que os índios brasileiros não aceitaram a escravidão.

Ainda em seu discurso, Tavinho comentou a votação do impeachment na Câmara de Deputados e a classificou como “circo”. “Os deputados agradeciam às famílias, falavam o nome de Deus, mas não justificavam os seus votos, não diziam o porquê de estarem cassando o mandato de uma presidente eleita pelo voto do povo. Para mim, isso foi um autêntico circo”, apontou.

“Falsa moralista”

No dia da votação, a deputada federal Raquel Muniz, do PSC, votou sim no processo de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff, pedindo o fim da corrupção. Porém, no dia seguinte, o seu marido, Ruy Adriano Borges Muniz, prefeito de Montes Claros, foi preso preventivamente pela Polícia Federal, acusado de usar meios fraudulentos para inviabilizar o funcionamento de hospitais da cidade. “Essa é a autêntica falsa moralista. Posa de moralista, quer cassar uma presidente eleita democraticamente e tem o marido investigado por desvio de verbas. Ela fala uma coisa e age de outra forma. Não tem princípio e não tem palavra”, finalizou.

 

Gilberto lamenta orientação demagógica de deputados que votaram pelo impeachment

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), discursou no Grande Expediente sobre a crise no Governo Dilma. “Munícipes têm questionado vereadores do PT sobre o que pensamos sobre a situação do Governo Dilma. Em primeiro lugar, nunca coloquei-me em defesa da corrupção. Se a justiça provar e condenar os acusados, estes devem cumprir pena. Mas quanto ao processo de impeachment na Câmara, o circo que instalou-se presidido por um dos maiores bandidos que esse país já teve, o Eduardo Cunha, não posso deixar de sentir indignação. O Cunha está citado na Lava-Jato e comandou um processo de impeachment aonde deputados hipócritas apelaram ao nome de familiares, eleitores de seus municípios para votar a favor do impeachment. A maioria dos que votaram a favor do impeachment não deu justificativa alguma em termos legais para pedir a saída da Dilma. Houve até uma situação em que uma deputada do PSB homenageou o marido prefeito, Celso Muniz, e pediu pelo fim da corrupção. No dia seguinte, eis que o marido dela é preso por desvio de dinheiro na prefeitura. Vimos deputado agradecendo aos dez mandatos que a comunidade lhe deu. Mas o que esse parlamentar fez em dez mandatos pelos seus eleitores? Enfim, a votação do impeachment foi um circo, um espetáculo para o povo assistir. Mas vejamos o risco que corremos: se o Michel Temer assumir a presidência, logo sofrerá impeachment também, pois foi denunciado na Lava-Jato. O terceiro na sucessão é o Cunha, outro denunciado. Não creio que o Temer permanecerá na presidência. Farão de tudo para derrubá-lo a fim de que o Cunha assuma. Tanto que o Deputado Osmar Serraglio já emitiu um documento pedindo anistia a Eduardo Cunha. Se for para cassar mandato, é preciso cassar o de todos os acusados de corrupção a fim de que haja uma melhora concreta no país. Do contrário, não vamos combater a corrupção”, avaliou.

Nas Explicações Pessoais, Gilberto rebateu comentários de um vereadora da Casa sobre a Presidente Dilma. “Não se trata de classificar a Dilma como melhorzinha que os demais. O que existe é culpado ou inocente. Se for comprovado que os denunciados são corruptos, que paguem pelo que fizeram. Isso é que tem de ser levado em consideração”, disse.

“Crise dos anos 80 foi pior”

O parlamentar ainda acrescentou que a crise pela qual passa o país não é a pior já enfrentada. “Esta não é a pior crise que o país já enfrentou. Na década de 80 foi muito pior. A inflação era muito maior. Como comerciante, lembro que em nossa loja de materiais de construção, os produtos tinham um preço pela manhã e à noite já era outro. Quem tem quase 50 anos, sabe que a recessão naquela década foi maior. Com mais desemprego, também”, comparou.

Linha Atuba

Ao finalizar, Gilberto esclareceu alguns pontos sobre o impasse da Prefeitura com a Comec, em relação à linha de ônibus Atuba, no município. “Desde o início das mudanças nas linhas de ônibus, estive presente nas reuniões da Prefeitura com a Comec. Desde então, temos pedido para que essa linha do Atuba ficasse do jeito que estava. Foram feitos vários abaixo-assinados, uma reunião com mais de 70 pessoas para falar do assunto. A Comec pediu que a Prefeitura instalasse um semáforo. Quando a Prefeitura instalou, pediram outro semáforo. Foi um gasto de mais de R$ 100 mil na instalação. É a Comec que não cumpre seu papel. Não é a Prefeitura que não tem feito nada para manter a linha”, esclareceu.

 

Joãozinho Ribeiro enaltece trabalho de promotor do município homenageado com Título de Cidadão Honorário

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) ressaltou no Grande Expediente a entrega dos Títulos de Cidadão Honorário do município feita pela Casa, na quinta-feira (14/04, ao juiz da Comarca de Pinhais, Dr. Haroldo; ao Promotor da Comarca de Pinhais Dr. Henrique Alves Cesar Cleto e ao policial civil Osmair. “Parabéns ao Presidente desta Casa pela organização do evento, uma sessão solene belíssima. Aproveito também para explanar sobre minha indicação do Título ao Promotor Dr. Henrique. Tenho duas histórias em que o trabalho do promotor foi fundamental para resolver situações em prol da comunidade, do interesse público. Apesar de haver uma lei municipal impondo obrigatoriedade à instalação de biombos em agências bancárias para evitar roubos e assaltos, essa lei não vinha sendo cumprida, conforme fiscalizei em todas as agências. Protocolei uma denúncia no Ministério Público, relatando a situação. De pronto, Dr. Henrique determinou que as agências do município cumprissem a lei. Hoje, todos os bancos contam com biombo nas agências de Pinhais. Graça à intervenção do Ministério Público, a lei foi cumprida”, contou.

Outra situação que envolveu a atuação do promotor é referente a uma família que procurou o parlamentar, moradora das margens de um dos rios de Pinhais. “A Defesa Civil determinou que a família saísse do local, por haver risco à residência instalada à beira do rio. Fiz a denúncia ao Ministério Público e o Dr. Henrique determinou que a COHAPAR liberasse quatro sobrados para esses moradores, pois, na verdade, verificou-se que no local havia quatro famílias residindo. Enfim, uma medida que em muito beneficiou esses moradores que estavam prestes a ficarem sem ter onde morar. O trabalho do nosso promotor tem sido de grande valia, resolvendo situações urgentes de interesse público no município, sendo muito merecida essa homenagem”, explanou.

 

“Sem uma forte base aliada, não há governo que se sustente”, constata vereador Binga

vereador binga

A votação do impeachment também centralizou o discurso do Vereador Binga (PPS), nas Explicações Pessoais. Binga ressaltou que não foi eleitor da Presidente Dilma, mas reconhece que o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, representa o ranço da política corrupta. “Dilma não é nota dez, mas Cunha representa tudo de ruim que temos na política, todo esse ranço de corrupção e oportunismo. Também não acho bom alguém assumir a Presidência da República sem ter sido eleito para tal. Mas, por outro lado, o povo precisa de esperanças nesse momento. A verdade é que Dilma não tem capacidade de articulação política e ficou sem base aliada. Da forma como o impeachment foi votado, pudemos ver como está a situação da presidente, na Câmara. Se o Chefe do Executivo não consegue articular para montar uma base aliada forte, não consegue fazer nada. Isso acontece com Prefeito, Governador e Presidente. Temos Cunha e Renan Calheiros comandando esse impeachment. Acreditar no Michel Temer? Esse é o quadro atual. Mas, há dois anos, já sabia que iria dar nisso a condição da presidente. Sem articulação política, sem base aliada, não há como prosseguir com nenhum governo”, avaliou.

 

Os deputados federais deram uma aula de democracia durante a votação, afirma Silvio

vereador silvio star

O vereador Silvio Star (PPS) ressaltou na tribuna que os deputados federais, na votação do processo de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff, deram uma aula de democracia. “É importante ressaltar os avanços na gestão do primeiro mandato da presidente Dilma, mas não podemos negar o período em que estamos vivemos, com o desemprego de mais de dez milhões de pessoas, inflação em alta e retração da economia. Precisamos de uma mudança e ela já começou a acontecer através da Câmara dos Deputados, que deram uma aula de democracia no último domingo, durante a votação”, disse.

A falta de perspectivas e mudanças na atual gestão da presidente Dilma também foi comentada pelo vereador. “A economia não vai bem. Precisamos mudar. É necessário tomar atitudes para conter a inflação, diminuir o desemprego, e não vejo o governo Dilma conseguindo fazer isso”, apontou.

Primeiro passo foi dado

O parlamentar disse também que nada ainda foi definido, o Senado também precisa aprovar o impeachment da presidente Dilma Rousseff, porém o primeiro passo já foi dado, através da Câmara dos Deputados. “É certo que esse processo foi para o Senado e precisa, também, ser aprovado lá, com maioria simples. Mas, o primeiro passo para a mudança já ocorreu”, comentou.

 

Márcia ressalta a importância de apoiar os comerciantes de Pinhais no enfrentamento da grave crise econômica

vereadora marcia

A vereadora Márcia Ferreira (PMDB) destacou a necessidade de o Poder Público desenvolver ferramentas que auxiliem os comerciantes de Pinhais no enfrentamento da atual crise econômica brasileira. “Na última quarta-feira, 13 de abril, os comerciantes da Av. Iraí fecharam as portas em sinal de protesto contra a corrupção e a crise econômica que tem arroxado a renda dos trabalhadores, reduzindo o poder de compra e elevando a taxa o desemprego, nos levando a um progressivo estágio de degeneração social, que inclusive aumenta as taxas de criminalidade e dificulta ainda mais a vida do pequeno comerciante, que tem diariamente sofrido com roubos e com a sensação de insegurança. Insegurança, essa é a palavra que define o momento vivido em nosso comércio, insegurança em relação à criminalidade e insegurança em relação ao futuro. A corrupção é um mal que afeta nossa nação. Quem paga a conta dos rombos nos cofres públicos são as empresas e a população trabalhadora quem tem pago cada vez mais impostos e tem cada vez menos acesso a serviços públicos de qualidade”, disse.

Faturamento do comércio está comprometido

Ainda comentando a difícil situação do comércio em Pinhais, a Vereadora comentou a situação econômica da maior parte do comércio local. “Nossos comerciantes sofrem com quedas em suas receitas e com aumentos de despesas e veem, cada dia mais, seu orçamento comprometido. É preciso dialogar com os Comerciantes de Pinhais e pensar em projetos, campanhas e soluções que estimulem o consumo em nossa cidade, para que a moeda gire dentro do nosso município e para que possamos gerar empregos e desenvolver nossa economia. Segundo o SEBRAE, os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas do país representam juntas 27% do PIB. As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no comércio e respondem por 53,4% do PIB deste setor. Em Pinhais, nosso comercio é formado basicamente por esse segmento e precisamos estar próximos deles, estando atentos às suas necessidades e dialogando para buscar soluções em conjunto”, destacou.

Grupo Fênix de Prendas e Peões de Pinhais

O aniversário de dois anos do Grupo Fênix de Prendas e Peões de Pinhais foi lembrado pela vereadora, que é madrinha do Grupo. “O Grupo Fênix realizou um belíssimo baile em comemoração aos seus dois anos de fundação, quando elegeu sua nova Rainha da Melhor Idade, a Dona Eugênia Fernandes; a Rainha da Meia Idade, a Lindamir de Freitas; as Princesas da Melhor Idade, Terezinha Cordeiro e Valdique da Silma; as Princesas da Meia Idade, Madalena Alves e Clementina Alves; a Miss Simpatia, Maria Shirley e o Mister Simpatia, Gesse Lima. Parabenizo os meus amigos, coordenadores Maria Aparecida Balsalobre – Dona Cida e o Seu José pela dedicação e pelo brilhante trabalho a frente do Grupo Fênix, e agradeço de coração pela oportunidade de receber novamente a faixa de Madrinha deste grupo que tanto amos e que realiza um lindo trabalho, promovendo uma melhor qualidade de vida para nossa Meia e Melhor Idade e que leva com muito brilhantismo o nome de Pinhais, Paraná a fora”, finalizou.

 

Jane destaca início da campanha de vacinação contra gripe

jane

A vereadora Jane Carteira (PR) anunciou que na segunda-feira (25) teve início em Pinhais a Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe). A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e se estenderá até o dia 20 de maio. “A vacina estará disponível em todas as USFs do município, para os grupos prioritários. As doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde protegem contra os três subtipos do vírus influenza, recomendados pela Organização Mundial da Saúde para este ano: H1N1; H3N2 e B”, disse Jane.

No sábado, 30 de abril, das 8h às 17h, acontecerá o Dia “D” de Mobilização Nacional, com atendimento nas Unidades de Saúde da Família do município. Na oportunidade estarão disponíveis três postos volantes. Um estará instalado no Supermercado Carrefour, outro no Supermercado Condor da Avenida Iraí e outro no Supermercado Condor da Avenida Jacob Macanhan. Nestes locais, o horário de atendimento acontece das 8h30 às 16h30. As crianças não receberão a vacina nestes locais; portanto os pais ou responsáveis deverão levá-las a Unidade de Saúde da Família mais próxima.

Grupos Prioritários

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os grupos prioritários que deverão ser vacinados em 2016 são: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Para a vacinação das crianças se faz necessária a apresentação da carteirinha de vacina; Gestantes: em qualquer idade gestacional; Puérperas: mulheres no período de até 45 dias após o parto; deverão apresentar qualquer documento que comprove a data do parto, (certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros); Trabalhador da saúde: qualquer trabalhador de saúde dos serviços públicos ou privados; os mesmos deverão apresentar documento que comprove sua função como trabalhador da saúde; Povos indígenas; Pessoas com mais de 60 anos; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade submetidos a medidas socioeducativas; Pessoas de 5 anos a 59 anos 11 meses e 29 dias, portadoras de doenças crônicas de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. Para esse grupo é necessária a apresentação da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Nova unidade de saúde do Jardim Karla

A parlamentar parabenizou a Secretaria de Obras pelo início das obras da nova Unidade de Saúde do município. A USF do Jardim Karla atende uma antiga reivindicação da população e facilitará o acesso aos moradores que atualmente se deslocam até o bairro Jardim Amélia em busca de atendimento.

No projeto, estão previstos consultórios para diversas especialidades, como por exemplo, odontologia. Além de uma farmácia para distribuição de medicamentos, vacinas e sala de reuniões.

Homenagem ao Dia da Polícia Civil e Polícia Militar

Jane parabenizou as polícias Civil e Militar do Brasil pelo dia 21 de abril, quando é comemorado o dia dessas instituições. “Quero homenagear os policiais que doaram anos de suas vidas para a instituição e a nossa comunidade. Todos têm o nosso reconhecimento e as nossas mais sinceras homenagens, pois são homens e mulheres dignos e honrados, que com o seu trabalho contribuíram de modo determinante na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. A todos vocês, meu muito obrigado. Tenho a certeza de que foi dado o melhor de cada um de vocês pela população”, finalizou.

 

Vereador Passarinho afirma que pode ser candidato a prefeito nas próximas eleições

vereador passarinho

O vereador Passarinho (PSDC), quando fez o uso da palavra, lamentou o falecimento do Sr. José Manuel de Santana. “Deixo os meus sentimentos à família enlutada. Deus conforte o coração de vocês. Tínhamos uma amizade e, agora, estaríamos no mesmo partido, porém Deus sabe o que faz e resolveu levá-lo a um plano melhor”, disse.

Continuando a sua fala, Passarinho elogiou a realização da Sessão Solene de entrega de títulos de Cidadão Honorário de Pinhais, realizada na Câmara dos Vereadores. “Parabenizo a todos os servidores pela realização dessa linda sessão de entrega dos títulos. Algumas pessoas questionaram as indicações aos títulos, mas já sabemos como isso funciona. Tenho a consciência tranquila que o meu indicado era merecedor desta honraria, assim como os demais. Foi uma noite de gala e de discursos lindos”, apontou.

Eleições 2016

Sobre as eleições deste ano, o parlamentar disse que pode haver a possibilidade de ele ser pré-candidato a prefeito de Pinhais, pelo PSDC. “Em uma reunião, foi proposto que, de repente, eu fosse pré-candidato a prefeito nas próximas eleições. Eu tenho esse sonho há muito tempo e agora está surgindo essa oportunidade. Fico muito feliz com essa possibilidade, já que carrego comigo uma excelência em administração e uma paixão ímpar por nossa cidade. Quem sabe não conseguimos realizar esse sonho, mas através de um trabalho de continuidade. É preciso reconhecer o excelente trabalho que está sendo feito em Pinhais pela atual administração, pela equipe de servidores, secretários e continuar esse trabalho”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress