sábado, 20 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 18/08/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 18/08/2015

por Vanessa Martins de Souza

Silvio Star elogia implementação do projeto Vizinho Solidário, no Pineville

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) elogiou os moradores do bairro Pineville, pela implementação do projeto ‘Vizinho Solidário’. “Na semana passada, visitei o bairro e vi esse projeto de segurança pública sendo executado. Nas casas, os moradores já estavam instalando as placas de apoio ao projeto, identificando as residências que aderiram. Destaca-se, também, o apoio da PM e da Guarda Municipal. Trata-se de um projeto desenvolvido à altura do que demanda a população. Com essa mobilização, acredito que a criminalidade será inibida. Parabéns a todos os envolvidos neste ótimo projeto”, elogiou.

Concurso para contratação de 21 Médicos da Família e 28 Educadores Infantis

Silvio também parabenizou a Prefeitura por enviar à Casa, que aprovou em primeira discussão, nesta sessão(18/08), projeto de lei prevendo concurso público para contratação de 21 médicos da família e 28 educadores infantis. “Lamento apenas a carga horária, que foi alterada, passando de 40 horas semanais para 30 horas semanais. Mas, infelizmente, a alteração foi necessária para atrair mais médicos interessados. Do contrário, uma carga horária maior, não atrairia muitos interessados. Infelizmente, médicos não querem trabalhar na rede pública, preferem os consultórios. Diminuindo a carga horária, esperamos que o município consiga contratar um número maior de médicos”, analisou.

Dia do Estagiário

O Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi lembrado pelo parlamentar. “Parabéns aos estagiários, a todos, do setor público e privado. E também à estagiária Giovanna, do meu gabinete”, congratulou.

Paratletas campeões de Bocha, nos Jogos Para Pan Americanos

Ao finalizar, o Vereador parabenizou aos dois paratletas pinhaienses, Eliseu e Marcelo, campões de bocha nos jogos Para Pan Americanos, de Toronto, no Canadá. “É um orgulho para Pinhais e para o Brasil. Trouxeram dois ouros nos jogos. Meus parabéns”, cumprimentou.

Dia Nacional do Ciclista

No dia 19 de agosto é comemorado uma data importante para promover o uso da bicicleta, o Dia Nacional do Ciclista. “A bicicleta é um meio de transporte ecologicamente correto e benéfico à saúde. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores, usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito”, afirmou Silvio.

 

 

Gilberto do PT parabeniza paratletas de Pinhais que trouxeram ouro nos Jogos Para Pan Americanos

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT) parabenizou os dois paratletas de Pinhais que trouxeram medalhas dos jogos Para Pan Americanos, no Canadá. “Parabéns aos nossos paratletas da Bocha, que foram campeões nos Jogos Para Pan. E o Brasil foi campeão nesse Jogos , inclusive, trazendo 257 medalhas, sendo 109 de ouro. Isso prova que investimentos no paradesporto trazem resultados. Em 2003, foram 164 medalhas; em 2007, 228 medalhas e em 2011, 197 medalhas ”, lembrou.

Incitação à violência

O Vereador comentou, ainda, sobre a s manifestações populares de domingo (16/08), em diversas cidades do país. “Sempre defendi as manifestações populares, desde que de forma ordeira e pacífica. De certa forma, disseram que essas manifestações foram pacíficas, mas como não foram violentas, de certa forma, com o povo incitando a violência por meio de expressões agressivas? Um exemplo, foram os refrões hostis contra a Presidenta Dilma, ou cartazes dizendo ‘Ou Jânio ou Getúlio, ou renuncia ou se mata’. Viu-se forma de incitação à violência. Famílias levaram crianças para ouvir e falar palavras de baixo calão e outros absurdos, como pedidos de volta da monarquia ou da ditadura militar. Erros grotescos de língua portuguesa nos cartazes. Enfim, viu-se muita agressividade. Em Brasília, houve um grupo de manifestantes do sexo masculino que baixaram as calças em frente ao Palácio e, em São Paulo, mulheres com os seios de fora na frente das famílias, de crianças. Foram situações inconcebíveis. Já participei de muitas manifestações, desde pelas Diretas Já, o Fora Collor, o Fora FHC, mas nunca faltei com o respeito ou apelei para agressividade e vulgaridade. De manifestações dessa forma, eu discordo plenamente”, opinou.

Protestos da elite

Nas explicações pessoais, o Presidente da Casa continuou a discorrer sobre as manifestações populares do domingo, citando pesquisa do Datafolha que apontou um percentual de 77% de manifestantes presentes na Avenida Paulista que teriam votado no Aécio Neves. “A pesquisa também revelou que 75% eram brancos e 57% ganham salários acima de R$ 8 mil mensais. Por esses dados, concluímos que as manifestações foram um pouco direcionadas, partindo de um público bastante específico, de eleitores do Aécio Neves e composta em sua maioria pela elite socioeconômica”, avaliou.

Manifestações polêmicas

O petista acrescentou que na manifestação em Fortaleza, um cartaz exibia um protesto contra a alta do dólar. “Vejamos o nível das reivindicações”, considerou. A defesa do Presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha (PMDB), por parte dos manifestantes, também foi questionada pelo Vereador. “Apoiaram o Eduardo Cunha nas manifestações, que está sendo investigado por corrupção na Petrobrás. Ele tem foro privilegiado, mas logo será denunciado e julgado pelo STF, há indícios de que foi beneficiado com 5 milhões de dólares. Além de ter pago para ser eleito presidente da Câmara. Manifestantes defenderam, também, o Deputado Federal Jair Bolsonaro, aquele que maltratou uma deputada, fazendo piada sobre estupro. Aliás, ele está sendo processado por falta de ética. Que manifestação é essa que defende Bolsonaro, que exibe cartaz questionando ‘por que não mataram todos em 64’ ? Que tipo de manifestação ordeira e civilizada é essa? Teria meus aplausos se fosse um protesto contra a corrupção na Petrobrás, mas não uma manifestação com esse teor”, lamentou.

Tavinho critica postura de desrespeito a repórter e a todas as mulheres

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) iniciou seu discurso, nas explicações pessoais, mencionando o caso do Deputado Estadual Pastor Edson Praczyck, que desrespeitou uma repórter da RPC TV, em discurso na tribuna, na semana anterior. “O Deputado faltou com o respeito à repórter e a todas as mulheres, usando palavreado chulo e ofensivo. Insinuando que, o furo de reportagem que levou a repórter a obter informações contra o Deputado, teria sido obtido por meios indignos. É lamentável essa postura do parlamentar. É preciso respeito à imprensa e às mulheres”, lamentou.

Manifestações sem credibilidade

Outro assunto abordado pelo petista, foram as manifestações populares do dia 16. De acordo com o Vereador, as manifestações não demonstraram credibilidade e seriedade. “No ato contra o Governo Dilma, houve mulheres despindo-se. A impressão que se tem é que o povo saiu às ruas para bagunçar. Todos têm direito de se manifestar, mas dessa forma, não aprovo. Perderam a credibilidade”, opinou.

Críticas a FHC

A recente declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de que o Governo Dilma “é legal, mas ilegítimo”, foi refutada pelo Vereador. “Que moral tem o Fernando Henrique de criticar o Governo Dilma? Logo ele que privatizou diversas estatais, vendendo a preços de banana, praticamente entregando-as de graça para a iniciativa privada, como fez com a Vale do Rio Doce? Acredito que FHC não tem credibilidade alguma para falar de moral e ética”, concluiu.

 

Airton Passarinho convida para solenidade da Câmara-Mirim

vereador passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSC) convidou a todos, em seu discurso nas explicações pessoais, para a solenidade da Câmara-Mirim de entrega da premiação do concurso de redação ‘Sou mais eu, não uso drogas’. O certame integra a Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas Antidrogas e a entrega da premiação acontece na terça-feira (25/08), às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal de Pinhais. “Todos estão convidados para a solenidade da nossa Câmara-Mirim. Esse concurso é parte do projeto elaborado por mim e o Vereador Oswaldo da Igreja, dentro da Semana Municipal de Combate ao Uso Indevido de Drogas. É um projeto que convida todos a participar como mensageiros da prevenção ao uso de drogas”, colocou.

Semana Municipal de Combate ao Uso Indevido de Drogas, de 23 a 29 de agosto

O parlamentar acrescentou que a Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas inicia no domingo, 23/08, com a abertura a ser realizada nos templos das igrejas do município, evangélicas e católicas. “A Semana encerra no dia 29 de agosto. Vamos participar, o convite é para todos, e espalhar esse bem que é a prevenção ao uso de drogas. Quanto ao concurso de redação, com a participação de escolas estaduais e municipais, já estão selecionados os vencedores. Está tudo pronto. Na terça, estaremos divulgando o nome dos vencedores na solenidade da Câmara-Mirim. Acredito que a solenidade, assim como toda a Semana, demonstrará um belo trabalho da parte de todos que estão colaborando, organizando este evento”, complementou.

Airton lembra que prazo para adesão ao REFIP termina no dia 28

vereador airton

O Vereador Airton (PSC), nas explicações pessoais, lembrou o encerramento do prazo para adesão ao REFIP (Refinanciamento Pinhais), no dia 28 de agosto próximo. “O programa é destinado a quem tem dívidas com a Prefeitura de impostos, taxas, a exemplo de IPTU, ISS, taxa de lixos, de asfalto, etc. É uma oportunidade de regularizar a situação do contribuinte, refinanciando sua dívida, sem juros e multas, apenas com correção monetária, o que diminui bastante seus valores”, lembrou.

Lombadas elevadas

O parlamentar colocou ainda na tribuna a demanda no município por obras de lombadas elevadas em diversos pontos. “O município está precisando dessas lombadas elevadas em diversos pontos, que dão maior segurança na travessia de pedestres. Os motoristas profissionais do volante reclamam da quantidade de lombadas existentes no Município. A educação dos motoristas é essencial e uma conscientização de respeito ao pedestre, pois muitos passam direto pelas lombadas, sem diminuir a velocidade. É preciso multar quem não obedece a sinalização”, defendeu.

Evento de Curas e Milagres com Missionário Coreano John Son Woo

Por fim, o Vereador falou do evento evangélico a ser realizado no próximo dia 23 de agosto às 19:00h, na Igreja Comunidade BETEL, com o Missionário coreano John Son Woo, que conta com o dom de Curas e Milagres. “Agradeço ao pastor Célio Silva por esta oportunidade de trazer o missionário coreano. O evento será no domingo dia 23, às 19:00hs, na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 11.446. Todos estão convidados para este ato de fé, tragam os enfermos e problemáticos”, convidou.

 

Oswaldo conclama comunidade pinhaiense a participar da Semana Municipal Antidrogas

vereador oswaldo

O Vereador Oswaldo da Igreja (PT), em seu discurso, discorreu sobre a Semana Municipal de Combate ao Usos Indevido de Drogas, de 23 a 29 de agosto. “A Semana é resultado de um projeto de lei elaborado por mim, juntamente com o Vereador Airton Passarinho. Deixo aqui meus agradecimentos e elogios a todas as secretarias municipais envolvidas neste projeto. Assim como agradeço às secretarias pelo atendimento a todos os meus pedidos e requerimentos. O Prefeito e secretários sempre costumam me atender bem, fazendo o possível”, agradeceu.

O petista fez um apelo à participação da população na Semana Municipal de Combate ao Uso Indevido de Drogas. “Já temos o Conselho Municipal Antidrogas e a Semana Antidrogas. Sabemos que a prevenção é o melhor caminho. Essa é uma luta de todos, de toda a sociedade, de todas as famílias, das escolas, das igrejas e comunidades religiosas. O uso de drogas é um mal que tem assolado muitas pessoas, muitas famílias. A expectativa é que a gente consiga recuperar esses dependentes químicos e prevenir o aparecimento de novos usuários de drogas. Vamos dar as mãos nesse projeto, nessa luta. Só, assim, juntos, poderemos combater esse mal”, conclamou.

 

Vereador Joãozinho Ribeiro apresenta requerimento para obra de travessia elevada na Avenida Iraí

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) informou que protocolou seu requerimento, já publicado em Diário Oficial da Câmara, pedindo obra de importante travessia elevada na Avenida Iraí. “O requerimento já foi publicado no Diário Oficial desta Casa, aliás. Essa travessia elevada na Avenida Iraí é fundamental. A avenida é destaque no comércio local. Motoristas não respeitam o trânsito. Os pedestres correm todos os riscos, sem poder atravessar a avenida com segurança. Temos de educar o trânsito, também”, defendeu.

Instalação de lombadas

O parlamentar ainda alertou para a necessidade de instalação de lombadas nas ruas já asfaltadas do município. “Desde 2013, a Prefeitura não tem construído lombadas nas ruas já asfaltadas. Há várias vias que demandam obras de lombadas. Peço a atenção do Secretário de Obras, Mário Stier, para a instalação de lombadas no município”, pediu.

A visita que fez ao Deputado Estadual Gilberto Ribeiro, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi comentada pelo Vereador. Joãozinho disse que soube, pelo Deputado, que este é pré-candidato a Prefeito de Curitiba. “Teremos um bom enfrentamento nos debates e na TV, com a participação do Deputado no pleito. Ele me disse que não perderá essa oportunidade de debater as demandas da capital. Ele não aceitou meu convite para se candidatar a Prefeito de Pinhais. Em Piraquara, onde mora, também foi convidado. Sobre recursos para Pinhais, o Deputado me adiantou que está trabalhando nesse sentido”, contou.

Vereadora Márcia Ferreira elogia paratletas campeões nos Jogos Para Pan Americano

marcia01

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) em seu discurso, congratulou aos Paratletas Pinhaeinses, Eliseu e Marcelo, pelo desempenho nos Jogos Para Pan Americanos, em Toronto, no Canadá. “Parabéns, Eliseu e Marcelo, nossos paratletas campeões do Maria Antonieta. Temos muito orgulho de vocês, que representaram muito bem o nome de nossa cidade nos Jogos Para Pan Americanos. Sempre acreditei nas capacidades da Pessoa com Deficiência. Inclusive, foi isso que me inspirou a propor a Lei que institui o Dia Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi criada para valorizar essas pessoas. Precisamos investir mais em nossos paratletas, para que possamos, cada vez mais, vê-los no primeiro lugar do pódio. Eles, com muita determinação, conseguem superar seus limites e chegar muito longe. Aqui em Pinhais temos um grande potencial, a exemplo do Grupo de Basquete sobre Rodas, o ‘Pinguins do Sul’, que faz um trabalho maravilhoso representando nossa cidade”, valorizou.

Encontro Estadual do PMDB

A peemedebista também discorreu sobre o Encontro Estadual do PMDB, “Tivemos a participação de cerca de 600 pessoas. Eu, como Vice-Presidente da Fundação Ulysses Guimarães e Presidente do PMDB Mulher, gostaria de agradecer o Senador Requião, o Deputado Requião Filho e à Presidente Nacional do PMDB Mulher, Fátima Pelais, pela presença. No encontro, debatemos as eleições de 2016 e 2018, e o partido reafirmou seu compromisso de lançar candidaturas a prefeito em todos os municípios do Paraná. Lançamos o programa “Mulher em Ação”, que irá fomentar as discussões referente ao empoderamento da mulher e a palestra do Gilberto Musto, autor do livro ‘Mapa do Voto’, disse.

Seminário Internacional de Educação

Nas explicações pessoais, Márcia parabenizou aos organizadores do Seminário Internacional de Educação. “Tivemos grandes nomes envolvidos em trazer esse debate, para mostrar algo no qual acredito muito: a educação como caminho transformador das pessoas e da sociedade”, elogiou.

Feira Livre da Cidade na Praça do Bairro Maria Antonieta

Em nota, a vereadora comentou sua participação na Nova Feira Livre da Cidade na Praça do Bairro Maria Antonieta. “Os moradores do nosso querido bairro Maria Antonieta terão agradável espaço de gastronomia e artesanato pertinho de casa. Parabéns aos feirantes pela qualidade dos produtos e da gastronomia. Está tudo muito lindo e saboroso. Desejo muito sucesso e que Deus abençoe nossos empreendedores. Vamos prestigiar nosso bairro e nossa Cidade.

Título de Cidadão Honorário ao Rogério Manoel da Silva

Márcia Ferreira, que é autora do projeto que concedeu o título de cidadão honorário ao empresário, do ramo gastronômico, Rogério Manoel da Silva, comentou a sessão solene de entrega da honraria, “Grandes empreendedores de Pinhais, foram homenageados o Lessandro Milani Zen, Oscar José Artigas, conhecido como Cazé e o Rogério Manoel da Silva, o Rogério da Minha Casa Pizzaria, sem nenhuma sombra de dúvida todos são merecedores deste título. Fiquei muito emocionada em poder prestar essa homenagem ao nosso amigo Rogerio, uma pessoa que muito admiro, pelo exemplo de pai e marido dedicado a família, de cidadão de bem que faz a diferença na vida das pessoas, enfim um empreendedor que acredita e que muito contribui para desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. Obrigada meu amigo  por tudo que você faz por nossa gente e por nossa amada Pinhais”, homenageou.

 

“Estou sempre em busca de melhorias para a nossa cidade”, afirma Jane Carteira

jane

A Vereadora Jane Carteira (PR) disse estar preocupada com a dengue em Pinhais. Com as altas temperaturas, a reprodução do mosquito transmissor da dengue acontece mais rapidamente. De olho nisso, os agentes de combate à endemias, da vigilância ambiental, da prefeitura de Pinhais, realizam periodicamente o controle de vetores. Nesta época, os cuidados devem ser redobrados a mantidos durante o restante do ano.

A parlamentar parabenizou os agentes de endemias e os profissionais que estão realizando visitas nas residências, escolas e empresas para verificar a existência de possíveis focos da doença, e também orientar os moradores sobre todas as medidas preventivas a serem tomadas.

Campanha Agosto Azul

Jane parabenizou Pinhais pela campanha Agosto Azul, e pelas diversas atividades que estão sendo realizadas no município. A campanha enfatiza a manutenção de hábitos saudáveis e neste ano trás como tema: Escolha Cuidar de você”. “Este é o terceiro ano que são desenvolvidas ações específicas para os homens do município de pinhais. De acordo com a enfermeira Lilian Marchiorato, da seção de política de saúde do adulto e idoso, a iniciativa visa melhoria da qualidade de vida e o aumento da longevidade do público masculin”, informou a parlamentar.

Campanha mutirão de limpeza

A Vereadora parabenizou Secretaria do Meio Ambiente pela iniciativa de limpar os bairros da cidade, realizando a poda e a remoção de árvores, paisagismo, arborização, entre outros. “No final de semana, o bairro Jardim Karla recebeu a última edição do mutirão da limpeza. No sábado, último dia do mutirão, na escola municipal Lirio Jacomel foram realizadas atividades como a distribuição de pipoca, algodão doce, brincadeiras, distribuição de mudas de árvores nativas, orientação e coleta de óleo de cozinha usado e apresentação de diversos serviços da prefeitura”, comemorou.

Conselheiro Márcio Staes

Jane congratulou o conselheiro tutelar Marcio Staes pelo excelente trabalho que vem realizando no município e pela forma que atende o público, visando sempre o bem estar das crianças.

Projeto

A parlamentar finalizou garantindo que gostou do projeto que prevê a redução da carga horária dos médicos e o aumento de mais vagas para estes profissionais, objetivando um melhor atendimento a população, além de garantir que não falte médicos nas unidades de saúde.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress