sexta-feira, 19 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 17/11/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 17/11/2015

por Vanessa Martins de Souza

Silvio Star lamenta Medida Provisória que endurece punição aos caminhoneiros em greve

vereador silvio star

O vereador Silvio Star (PPS), ao fazer o uso da palavra, lamentou a decisão do Governo Federal de encaminhar ao Congresso Nacional a Medida Provisória 699/15, que endurece a punição para caminhoneiros que bloquearem as rodovias em todo o país. “Essa é uma medida para tentar sufocar a greve dos caminhoneiros. Penalidades como a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e a apreensão do veículo fazem parte desta medida, além de uma multa agravada em 100 vezes aos organizadores da ação. Segundo alguns juízes, esta é uma MP inconstitucional”, apontou.

Silvio lembrou que os caminhoneiros estão exercendo um direito que lhes é de direito, a liberdade para realizar uma greve. “Eles estão embasados na lei de greve. Qualquer grupo de trabalhadores, independente de sindicatos, pode se manifestar, contanto que informem a sociedade com 48 horas de antecedência. Foi estabelecida uma pauta de reivindicações: a não cobrança dos eixos suspensos no pedágio, a instituição de um frete mínimo e a diminuição do valor do litro do diesel. Foram cumpridas as formalidades do direito de greve, observa-se uma MP punitiva, que deveria ser resolutiva, se atendesse as reivindicações dos caminhoneiros. Se fossem atendidas essas reivindicações, todo o povo brasileiro seria beneficiado, tendo em vista que tudo o que consumimos está embutido o preço do frete”, destacou.

Inauguração

O vereador parabenizou a família Zonta pela inauguração de mais um supermercado Condor em Pinhais, localizando na Avenida Iraí. “Em tempos de crise, esses grandes empreendedores vêm para Pinhais com o objetivo de gerar empregos, aumentando as rendas das famílias e a arrecadação do município. Parabéns também para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, que sem dúvida auxiliou no processo para que mais esta loja fosse instalada em Pinhais”, congratulou.

Festa

O parlamentar destacou ainda a grande festa de louvor à Nossa Senhora do Rocio, que ocorreu na Capela do Jardim Karla. “A festa teve início com uma grande carreata e cavalgada, iniciada na Matriz São José Operário e findando na Capela do Jardim Karla. Após a missa tivemos um belo almoço, com sorteios de prêmios. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.

Concurso

Ao finalizar, Silvio falou da sua participação no concurso que elegeu a Garota e o Garoto Leocádia 2015. “Fiz parte do júri deste grande concurso. Foi um lindo evento. Parabenizo a todos os organizadores e patrocinadores”, concluiu.

 

Joãozinho Ribeiro defende a instalação de mais faixas elevadas para pedestres em todo o município

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) colocou na tribuna a demanda por faixas elevadas para travessia de pedestres na cidade, na sessão em plenário da terça-feira (17/11). Também abordou a necessidade de instalação de placas de identificação das lombadas em Pinhais.

Parabenizou ainda ao Vereador Demétrio Tonon (PP) por ter colocado essa demanda em reunião com o Secretário Municipal de Urbanismo, Emerson, recentemente. “Compartilho da mesma preocupação que o Vereador Demétrio. Tenho observado que estão faltando placas de identificação das lombadas no município. Tenho cobrado da Prefeitura essas instalações, também”, disse.

Sobre as lombadas elevadas, o parlamentar afirmou que são uma grande necessidade no município, estando previstas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN. “A faixa elevada tem a função de servir de travessia para os pedestres e não é exclusiva do Brasil. Faz parte de um conjunto de medidas voltadas ao uso compartilhado da via pública. Aliás, o Valmir Cabeleireiros apresentou um projeto importante, intitulado ‘Pé na Faixa, Pé no Freio’. O que isso significa? Foi feito justamente para favorecer o trânsito de pedestres, garantindo segurança. Defendo a lombada elevada não apenas em pontos significativos de trânsito intenso na cidade, mas espalhadas por todos os bairros”, defendeu.

Lombadas elevadas na Avenida Iraí

Na Avenida Iraí, por exemplo, citou o Vereador, a implantação de faixas elevadas é urgente. “Trata-se de uma via populosa, muito movimentada, de trânsito intenso. No final do ano, esse movimento deverá aumentar, pois é uma rua de grande comércio sendo local de procura para as compras de Natal. Será um tumulto ali na região. As faixas elevadas irão facilitar a travessia de pedestres idosos, crianças, mães com bebês, gestantes, pessoas com necessidades especiais, e outros. É um direito do pedestre contar com faixas elevadas para travessia. O Prefeito Luizão já tem mandado instalar algumas e tenho certeza que irá instalar mais. O município conta com várias delas. Parabenizo ao Prefeito por essa atenção”, elogiou.

Frete ilegal concorre com taxistas

Nas explicações pessoais, Joãozinho abordou novamente a denúncia de frete ilegal para transporte público no município. “Reitero o problema denunciado por taxistas, que estão enfrentando concorrência ilegal com um frete que está atuando próximo ao Shopping Metropolitano de Pinhais, ao lado do terminal de ônibus. Trata-se de uma kombi que está fazendo frete a preços mais baixos que o cobrado pelos taxistas, que são os únicos autorizados pela Prefeitura, que detêm alvará, para prestação desse serviço público de transporte. O ponto de atuação do frete situa-se bem próximo ao Armazém Comunitário, ali perto do terminal de ônibus. Peço ao Secretário de Urbanismo, o Sr. Emerson, que dê uma resposta aos taxistas do município. Eles estão tristes com a situação. Essa kombi não tem licença municipal para atuar. Está tirando o serviço dos taxistas, que são o transporte oficial do município. Se o Secretário não tomar providências, teremos de fazer algo. A Secretaria de Urbanismo tem equipe qualificada para fiscalização”, observou.

 

“Inauguração de mais uma loja do Condor reflete potencial econômico de Pinhais”, enfatiza Gilberto

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), em seu discurso inicial, no grande expediente, destacou a inauguração, na terça-feira (17/11), da nova loja da rede de supermercados Condor, na Avenida Iraí. “Ontem eu e outros vereadores da Casa estivemos na inauguração da nova loja do Condor, na cidade. A rede está de parabéns por mais esse grande investimento em Pinhais. O diretor-proprietário da empresa, Pedro Joanir Zonta, marcou seu discurso com palavras que gostaria de destacar aqui. Além de ter valorizado a nossa cidade, destacando seu potencial econômico, gostei da forma como ele abordou a questão da crise econômica, fase pela qual passa o país e a economia mundial. Disse que se não arregaçarmos as mangas, e enfrentarmos de cabeça erguida, não iremos vencer. Que é preciso ter garra e disposição para empreender, investir e apostar em novos negócios. Essa garra que ele demonstrou, como empresário de sucesso, não deixando de investir, de apostar em nosso potencial de mercado, nos deixa muito felizes”, pontuou.

Campanha Natal Mais Iluminado

Gilberto ainda ressaltou o lançamento da campanha ‘Natal Mais Iluminado’, na terça-feira (17/11), no município. “Essa é uma campanha com vários parceiros e a Prefeitura, que objetiva a arrecadação de brinquedos para doações a crianças carentes do município. Aqui na sede da Câmara Municipal, inclusive, disponibilizaremos uma caixa de arrecadação, para quem quiser doar brinquedos não só usados, mas novos, também. Vamos participar e colaborar para um Natal melhor às crianças da cidade”, lembrou.

Enfrentamento da Violência Contra a Mulher
No último dia 13, a Rede Globo, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas), lançou a Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. O parlamentar elogiou a campanha, falando da importância da união de todos para combater esse problema. “Precisamos enfatizar que um estudo de 2015, divulgado no último dia 9, aponta que o Brasil está em quinto lugar no ranking da violência contra a mulher, contando com 5 assassinatos para cada 100 mil mulheres. Um estudo feito entre 83 países. Conforme aborda a campanha, a cada 15 segundos uma mulher supostamente cai da escada, ou escorrega no piso e a cada 1 hora e meia, uma mulher não sobrevive para contar a próxima desculpa para explicar as lesões físicas. É preciso alertar a população brasileira para o fato de que o agressor costuma estar dentro da própria casa da mulher. É necessário ficarmos alertas diante dos primeiros sinais de abuso, de violência, para sabermos reconhecer e tomar providências, denunciar. Apesar de ser um grande crítico da Rede Globo, de modo geral, não deixo de parabenizar essa iniciativa da emissora junto com a ONU ”, parabenizou.

Eleição na Câmara-Mirim

Nas explicações pessoais, o Vereador parabenizou aos novos vereadores-mirins eleitos na Câmara -Mirim, em pleito realizado na sexta-feira (13/11). “Para a próxima legislatura da Câmara –Mirim, foram eleitas onze meninas e seis meninos. Novamente, teremos uma Câmara-Mirim composta pela maioria de mulheres. Parabéns a todos, às eleitas e eleitos. A expectativa é que essa predominância feminina seja espelhada futuramente pelas próximas legislaturas nesta Casa”, congratulou.

Greve dos caminhoneiros

Sobre a greve dos caminhoneiros, Gilberto disse concordar com as colocações do Vereador Airton Ferreira (PSC), feitas na tribuna, durante esta sessão. “O Airton foi feliz ao enfatizar o fato de os sindicatos não estarem participando dessa greve. Também é preocupante a ausência de uma pauta de reivindicações para os caminhoneiros, como se costuma fazer em greves normais. A única bandeira apresentada é a renúncia da Presidente Dilma, apenas. Esse tipo de reivindicação não é bandeira para greve. Isso seria uma manifestação mais adequada para aquela que correu no dia 15. Outro fato grave é o impedimento dos caminhoneiros que querem trabalhar, que não querem aderir à greve. Esses caminhoneiros foram impedidos de trabalhar, de trafegar pelas rodovias. Isso é um absurdo, retirar o direito de ir e vir nas estradas. Greve não se impõe. Faz-se um convite, convoca-se a categoria e adere quem quer. Houve até mesmo violência, com pedras atiradas contra os caminhoneiros que queriam trabalhar. As estradas foram bloqueadas, impedindo-se carros, ônibus, de circularem. Com essa postura, foi necessária a intervenção da Polícia Federal para deixar as pessoas passarem. Sempre defendi o direito de greve das categorias, mas uma paralisação feita dessa forma me deixa triste. Curioso que não se viu reivindicações para baixarem as tarifas do pedágio, que são de responsabilidade também dos governadores. O Paraná conta com os pedágios mais caros do país e não se soube de nenhum caminhoneiro reivindicando essa redução ao Governador do Paraná. Não dá pra cobrar só do Governo Federal a redução dos pedágios”, colocou.

 

Tavinho parabeniza Secretaria de Obras de Pinhais e deseja boas vindas ao novo Condor

vereador tavinho

O vereador Tavinho (PT) iniciou seu discurso parabenizando a Secretaria de Obras de Pinhais que, segundo o vereador, notificou uma empresa responsável por realizar alguns serviços na Vila União, porém essa empresa não os executou de forma correta. “Essa empresa é contratada da Sanepar e realizou uma obra do PAC. Assim que executou o serviço, deixou um rastro de destruição nas ruas e calçadas da região. Alguns moradores pediram que eu os acompanhasse até a Sanepar para entender o que estava acontecendo. A empresa não concluiu o serviço, deixando uma bagunça enorme”, apontou.

O parlamentar disse ainda que ao procurar o Secretario de Obras, Mário Stier, soube que a empresa já havia sido notificada e que estavam aguardando um parecer dessa empresa.

Via Calma em Curitiba

Outro ponto abordado pelo vereador foi a implantação das Vias Calmas em Curitiba, onde o cidadão não pode ultrapassar os 40 km por hora no centro da cidade. “Isso é uma brincadeira. As pessoas da Região Metropolitana, que quase não vão ao centro de Curitiba, irão acabar perdendo as suas habilitações. Ao invés de implantarem tantos radares e aplicarem multas, para extorquir os motoristas, deveriam investir em transporte público para tirar os veículos das ruas. Estão apenas querendo tirar o dinheiro do contribuinte. Querem apenas arrecadar”, lamentou.

Terrorismo em Paris

O parlamentar falou sobre os ataques terroristas à Paris e os definiu como barbárie e fanatismo religioso. “Ceifaram centenas de vidas em nome do fanatismo. Alguns grupos religiosos, em nome do Islamismo, realizaram os ataques. Porém, essa religião não concorda com essa barbárie. Eles se dizem religiosos, mas atacaram essas pessoas pelo simples fato de elas não concordarem com os seus preceitos. É preciso rever essa questão. Creio que Deus é um só, independente da religião”, disse.

Novo Condor

Tavinho, antes de finalizar seu discurso, parabenizou o empresário Zonta pela inauguração de mais um supermercado Condor em Pinhais, localizado na Avenida Iraí. “A família do Zonta é de empreendedores. Conheço ele há muitos anos e sei da sua força de vontade. Independente da crise, ele está investindo e criando empregos, gerando renda para muitas pessoas. Parabéns por escolherem Pinhais e sucesso à família Condor”, congratulou.

 

Vereador Airton destaca inauguração de mais empreendimentos comerciais na Avenida Iraí

vereador airton

O Vereador Airton (PSC) começou seu discurso falando dos novos investimentos empresariais no município, especificamente na Avenida Iraí. “Nos últimos dias tivemos a inauguração do Super Mercado Condor, e também mais uma loja de móveis rústicos para embelezar nossas residências, ao lado do Moinho Molino Rosso. Estas são boas notícias para a economia do nosso município, pois é mais uma opção de compras, gerando renda e empregos para a população e receita para o município”, salientou.

Casamento Comunitário

Airton informou ainda sobre a abertura das inscrições, pela Prefeitura, para os Casamentos Comunitários de 2016. “As inscrições poderão ser feitas nos CRAS e vão até o dia 5 de fevereiro de 2016. É mais um serviço de grande importância Prefeitura em conjunto com a justiça e que beneficia casais que querem casar, mas não possuem condições de pagar. É importante lembrar que quem nasceu em outros estados é recomendável que faça a inscrição o quanto antes, porque é necessário que certidões de nascimento, ou outras certidões, sejam pedidas aos cartórios de origem, porque as mesmas tem que ser atuais, com no máximo 90 dias. Como estas certidões são de outras unidades da federação costumam demorar cerca de dois meses para chegarem”, avisou.

Chamamento Público para Eventos

O Chamamento Público para eventos – via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – para inscrição das associações, igrejas católicas e evangélicas e outras instituições, a fim de obterem apoio público municipal em seus eventos, foi outro comentário do parlamentar. O período para inscrições aos interessados iniciou no último dia 06 de novembro e vai até o dia 27 desse mês.

“Este é um chamamento público que a Prefeitura faz anualmente. Trata-se de um apoio oferecido pelo Poder Público Municipal às instituições que queiram realizar eventos para a comunidade e necessitem de estrutura, a exemplo de kits com equipamentos de áudio, além de estrutura de palco, de iluminação e brinquedos como tobogã, piscina de bolinhas e cama elástica, entre outros equipamentos. As inscrições encerram-se já no dia 27 de novembro. Assim, é importante que as instituições interessadas procurem o quanto antes a Secretaria para fazer a inscrição e preencher o formulário”, informou.

Greve ilegal e equivocada

A greve dos caminhoneiros foi outro tema abordado na tribuna. Para o Vereador, a paralisação revela-se equivocada por diversos motivos o principal é não ter um comando e sem uma pauta de reivindicações. Esse movimento pecou em não respeitar o direito de ir e vir dos cidadãos e de seus companheiros caminhoneiros e dos próprios motoristas de carros de passeio, que se tentassem passar eram alvos de ataques. Uma greve precisa ter a direção de uma entidade sindical, podendo ser de uma Confederação, Federação ou Central Sindical. Uma greve tem de ser feita dentro da legalidade, quando há abusos, uma lei mais rígida e com multas pesadas foi a única forma de coibir esses desmandos. Concordo em pressionar o governo, pois existem vários fatores que encarecem o frete e reduzem os lucros dos caminhoneiros e se torna insuportável dirigir em nossas estradas, mas tem que ser um movimento com objetivos”, esclareceu.

 

Vereadora Márcia Ferreira participa como jurada do evento Garota e Garoto Leocádia 2015

vereadora marcia

A vereadora Márcia Ferreira (PMDB) falou sobre o evento realizado pelo Colégio Estadual Leocádia Braga Ramos, no último sábado, no Bairro Maira Antonieta, o concurso Garota e Garoto Leocádia 2015. Márcia, que estudou neste colégio e lá iniciou sua militância política no movimento estudantil, disse ter ficado muito emocionada em acompanhar o evento. “Fiquei muito feliz e emocionada em acompanhar da Garota e Garoto Leocádia 2015, colégio do qual tenho o maior orgulho de ter estudado. Foi um privilégio ser jurada mais uma vez deste belíssimo concurso e uma difícil escolha, já que as meninas e meninos deram um show de beleza e simpatia. Estavam todos lindos. Parabéns aos organizadores: Professora Neuza, Marcelo Parker, ao Diretor Vantuires e sua equipe de professores e colaboradores pelo lindo evento, e também aos alunos, alunas e familiares que abrilhantaram a festa. Estava tudo impecável”, congratulou.

Congresso Nacional da Fundação Ulysses Guimarães

A vereadora Márcia Ferreira esteve em esteve em Brasília onde participou do Congresso Nacional da Fundação Ulysses Guimarães, entidade da qual ela é vice-presidente no Estado do Paraná e que conta com o Deputado Requião filho como atual presidente, e comentou sobre os trabalhos realizados no congresso. “Tivemos importantes debates durante o congresso. Pudemos discutir a fundo o Programa de Governo e o novo Estatuto Partidário, o projeto uma Ponte Para o Futuro e tivemos também o lançamento do curso Saber para Vencer, que capacitará candidatos e diretórios para as Eleições Municipais de 2016. A FUG irá percorrer todo o Paraná capacitando nosso candidatos e em breve estaremos realizando este curso em Pinhais”, apontou Márcia.

Marcha para as mulheres negras

Ainda em Brasília, a parlamentar participou da “Marcha para as Mulheres Negras” e lembrou a importância dessa manifestação. “Me uni a Marcha das Mulheres Negras, uma manifestação ordeira e pacífica que deixou uma mensagem muito importante de Combate ao Racismo, a Violência Contra a Mulher e pelo Bem Viver. Estamos juntas nessa luta, por uma sociedade mais justa e igualitária. Suas Lutas, Nossa Luta”, destacou.

Povos Unidos Pela Paz

Em nota a vereadora, deixou um convite para o evento que está ajudando a organizar em alusão ao Dia Municipal da Consciência Negra e a Cultura, que teve origem pela Lei nº 1480/2013, do qual a vereadora é uma das propositoras. “Deixou o Convite para que todos participem do evento Povos Unidos Pela Paz, que iremos realizar no próximo domingo, dia 22, na Paróquia São José Operário. O evento terá início às 10h com uma celebração ecumênica e seguira até às 18 horas, com apresentações culturais de matriz Africana e cultura Haitiana”, finalizou.

 

Notícias de Gabinete

Jane Carteira tem emenda aprovada para construção de academia ao ar livre e pavimentação asfáltica

jane

A vereadora Jane Carteira (PR) lembrou que há muito tempo vinha lutando por pavimentação asfáltica, e suas respectivas obras complementares, para as ruas Rio Ipiranga e Rio Pelotas, no bairro Jd Weissopolis, e Cassiano Ricardo e Osório Duque Estrada, no bairro Vargem Grande. “Na última sessão parlamentar, essas emendas foram aprovadas”, comemorou Jane.

Outra emenda aprovada dispõe sobre a implantação de uma área de lazer com academia ao ar livre no começo da Rua Antonio Gonçalves Dias, esquina com Rua Carlos Pereira Canani, no bairro vargem grande.

Pedidos de providências
A parlamentar solicitou as seguintes ações para o bairro Weissópolis:
* Construção de boca de lobo na rua rio trombetas, em frente ao N°334, para que melhore a circulação de água da chuva evitando alagamento no local.
* Redutor de velocidade (tartaruga) na Rua Rio Iguaçu, esquina com a Rua Rio Madeira, pois os moradores estão reclamando que ocorre muito acidente no local.
* Acesso para cadeirantes na Rua Rio Madeira, em frente ao N°451.

Inauguração Condor Av. Iraí

Jane participou, na terça-feira (17), da inauguração do novo Condor em Pinhais, localizado na Av. Irai. “Estou muito feliz pelo crescimento e melhorias que vem ocorrendo em nosso município. Agora, com esse novo Condor, ficou ainda mais fácil para os moradores do Weissópolis e Vargem Grande que já realizavam suas compras nesta de rede”, apontou.

Doação de brinquedos

A parlamentar participou da cerimônia de abertura da Campanha de Doação de Brinquedos Novos, que serão entregues para crianças carentes do município. “Mais do que fazer uma ação, doar brinquedos é algo que pode transformar o final de ano de centenas de crianças carentes, deixando elas mais felizes. Para quem quiser fazer uma doação e ajudar nesta linda causa, há diversos pontos de entrega espalhados pela cidade. As doações podem ser realizadas até o dia 13 de dezembro”, lembrou Jane.

Gabinete

Jane finalizou afirmando que seu gabinete está sempre de portas abertas para os munícipes de Pinhais.

 

Jacob Macanhan será duplicada em 2016

vereador demetrio

A Emenda apresentada há 4 meses, de autoria do Vereador Professor Demetrio, agora é Lei. Na última terça, dia 17, foi aprovada em última discussão e votação, na Câmara Municipal de Pinhais, a Emenda no Orçamento 2016 que determina a obrigação da Prefeitura em duplicar a Av. Jacob Macanhan.

A aprovação da emenda apresentada pelo vereador Professor Demetrio, requerendo a complementação da duplicação da Av. Jacob Macanha, é de suma importância, não somente para o trânsito local, mas principalmente para integração, desenvolvimento e valorização dos bairros Jardim Claudia, Áquila e região.

Esta é uma solicitação que há muito tem sido realizada pelos comerciantes e moradores dos bairros mencionados, trata-se de uma obra de grande porte, pois além da pavimentação asfáltica e preparo do solo para a mesma, têm-se que proceder o deslocamento da linha elétrica, assim como também indenizações ainda não realizadas aos proprietários próximos à Avenida.

A emenda do vereador Professor Demetrio trâmitou na Câmara por 4 meses e teve aprovação das comissões internas competentes e em plenária foi aprovada por votação unânime. Agora é Lei!

Vereador Professor Demetrio

 

Passarinho comemora dois anos da sanção do projeto de lei de sua autoria

vereador passarinho

Em 25 de novembro de 2013, o vereador Passarinho (PSC) apresentou o projeto de lei que instituiu em Pinhais a Semana de Combate à Dengue. O projeto objetiva, além de ajudar na prevenção e combate à dengue, inserir no seio da comunidade a cultura de que a prevenção é ainda o melhor remédio. “Também, através de diversas atividades, a população terá uma melhor percepção dos riscos causadores da doença e os seus efeitos”, afirmou Passarinho.

A lei nº 1485, de 13 de dezembro de 2013, foi sancionada pelo Prefeito Luizão Goulart com a seguinte redação:
Art. 1º Fica Instituído no Município de Pinhais, a Semana de Combate à Dengue, a ser comemorada na penúltima semana do mês de novembro. Parágrafo Único – Na semana que trata esta Lei, por iniciativa do Poder Público, poderão ser realizadas ações visando à mobilização da população, no Combate à Dengue, desenvolvendo palestras, gincanas e campanhas.
Art. 2º A presente Lei poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo Municipal, que realizará a programação e definirá as Secretárias envolvidas.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress