sexta-feira, 19 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 13/10/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 13/10/2015

por Vanessa Martins de Souza

Recursos federais para CMEIS precisam estar entre as prioridades para Pinhais”, salienta Airton

vereador airton

O Vereador Airton Ferreira (PSC) abriu seu discurso, no grande expediente, tecendo alguns comentários sobre as prioridades em recursos do Governo Federal para Pinhais. “Talvez, nem tenhamos mais recursos para o velódromo, do Governo Federal, em face da situação de crise. Acredito que o mais importante seriam recursos federais para as creches, os CMEIS, uma vez que a demanda é alta no município. Nascem, a cada mês, 186 crianças em Pinhais. Apresentar bons projetos é o primeiro passo para obter recursos federais. E isso o município faz bem, sempre apresenta projetos bem elaborados”, afirmou.

Cine Pinhais

Um exemplo citado pelo Vereador de bom projeto é o Cine Pinhais, inaugurado recentemente, com recursos federais. “O Cine Pinhais foi inaugurado recentemente no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Conta com equipamentos de última geração. Um filme já foi exibido lá. É um equipamento público de relevância para o município, para difusão da cultura e arte”, pontuou.

Transporte público

Sobre as alterações nas linhas de transporte público no município e a deterioração da qualidade do mesmo, o vereador lamentou, destacando a visão restrita dos empresários. “Os empresários só pensam em lucros. Não estão preocupados com a qualidade, com as demandas do povo. E o pior é que estamos de mãos atadas, pois esta é uma questão de limitação para o município. A Comec, que administra o transporte na Região Metropolitana, pertence ao estado”, lamentou.

III Copa Evangélica

Airton ainda parabenizou o Departamento de Esportes da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura pela realização da III Copa Evangélica de Pinhais, que vai até 28 de novembro. Outra realização da Secretaria, via Departamento de Cultura, elogiada pelo vereador, está relacionada aos Creas (Centros de Referência em Assistência Social). “Adolescentes que cumprem pena socieducativa têm participado de oficinas de desenho. É uma ação importantíssima na educação de jovens, que ocupam seu tempo com educação, prevenindo gastos futuros com segurança pública, em razão do aumento da criminalidade”, pontuou.

Privatização de duas usinas hidrelétricas vão gerar receita para o estado

Nas explicações pessoais, Airton defendeu o Governo do Estado em relação à privatização de duas usinas hidrelétricas. “As usinas serão privatizadas porque estavam dando prejuízos. Com a privatização, serão melhor geridas, trazendo receita para o estado. Já o Governo Federal privatizou empresas que davam lucros, mas estavam com problemas por serem mal gerenciadas. Quanto ao autódromo, não adianta lamentar a saída apenas porque deixa de ter sua imagem, seu nome, associado a Pinhais. O importante seria que a iniciativa privada investisse aqui para gerar receita em impostos, trazendo benefícios concretos à cidade. Não penso que dar benefícios fiscais ao autódromo para que permaneça. Vejamos o exemplo de São José dos Pinhais, a quem o governo do estado deu isenção de impostos para a vinda das montadoras. As empresas vieram e pensava-se que trariam, a geração de empregos. Mas, essas empresas costumam operar mais com robôs, não geraram muitos empregos aos brasileiros na fábrica. O estado deixou de arrecadar ICMS e as empresas não trouxeram benefícios, uma contrapartida em geração de empregos”, avaliou.

 

Tavinho lamenta falta de interesse de Beto Richa em manter entre o patrimônio dos paranaenses duas usinas da Copel

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) abriu o seu discurso lamentando que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) colocará em leilão no próximo dia 6 de novembro, às 10 horas, na Bolsa de São Paulo (Bovespa), duas usinas da Companhia Paranaense de Energia (Copel) — Parigot de Souza e Mourão I — cujas concessões venceram há dois anos e o governador Beto Richa (PSDB) não havia manifestado interesse em mantê-las entre o patrimônio dos paranaenses. “É uma pena a falta de interesse do governador. Hoje, se fala tanto em geração de energia e aqui, no Paraná, estamos perdendo duas usinas públicas, construídas com o dinheiro público. O gestor que vem para administrar o estado tem que estar capacitado para isso, e não largar de lado estas questões”, disse.

Caso Recalcatti

O parlamentar também comentou a recente prisão do Delegado Rubens Recalcatti, detido na Operação Aquiles, realizada em conjunto com o Gaeco e da Promotoria de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. “Lamento esta prisão. O Recalcatti é um dos ícones da segurança pública paranaense. Ele trocou tiros com bandidos daquela região e um deles acabou vindo a falecer. Estão dizendo que o Delegado executou ele. Não acredito nisso. Amanhã ou depois, será provado que ele não executou ninguém. Enquanto isso, estão escrachando o Delegado na mídia. Deveria haver mais cuidado. Deveriam investigar mais antes de prendê-lo”, lamentou.

Transporte público

Com relação às mudanças que deverão ocorrer em algumas linhas de ônibus da cidade de Pinhais, Tavinho disse estar preocupado com essa questão. “As pessoas não estão contentes com esta mudança das linhas. Acredito que irão se revoltar e ir às ruas, tendo a URBS que se explicar. O que interessa para eles são os ônibus cheios, com a população empilhada. Querem sempre andar com os ônibus lotados e para a população isso não é bom”, afirmou.

Dia do Professor

O Vereador finalizou parabenizando os professores pelo seu dia, comemorado em 15 de outubro.

 

Gilberto lamenta impasse com a Comec sobre linhas de ônibus

vereador gilberto

Na sessão em plenário da terça-feira (13/10), o Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), parabenizou aos professores pelo Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. “Parabéns a todos os professores e educadores do município, do estado e do país por este dia 15, data que é feriado, inclusive, nas escolas”, congratulou.

A reunião da quinta-feira da semana anterior, de iniciativa do Presidente da Câmara, teve seus resultados apresentados na tribuna, durante o discurso do grande expediente. “Convoquei essa reunião com os vereadores e vereadoras, especificamente para tratar de três assuntos do município: a diminuição do efetivo de PMs , o projeto de refinanciamento de multas com a Prefeitura e as polêmicas mudanças nas linhas de ônibus. Iniciei a reunião, porém no mesmo dia foi marcada outra reunião na Prefeitura. Estiveram na reunião, além de mim, o Prefeito Luizão; o Secretário Municipal de Urbanismo o Sr. Emerson Santana Bento; o Sr. Nicolau, da empresa Expresso Azul; o Sr. Euclides Diretor da Comec e o Sr. Lessandro Zen. Ficamos bem tristes pela forma com que o Sr. Euclides, Diretor da Comec, abordou os problemas das mudanças nas linhas de ônibus. Questionamos sobre o fim de linhas antigas, como a Conj. Atuba e V. Palmital e ele simplesmente disse que estariam tendo prejuízos com estas linhas. Pediu-nos que apresentássemos uma alternativa. Ora, falei que estava lá pra defender o povo, os usuários de transporte, não para fornecer alternativas de lucros à empresa. Já o Sr. Nicolau, da empresa Expresso Azul, foi muito parceiro, tentando amenizar a situação. Infelizmente, a postura da Comec foi bastante unilateral, considerando apenas os supostos prejuízos financeiros”, lamentou.

Piora na qualidade do transporte público

Gilberto ainda acrescentou que na reunião foi abordado o problema com outra linha de ônibus, a Pinhais-Bairro Alto, o que trouxe uma decisão mais positiva para a população. “Conseguimos, na reunião, manter essa linha nos dias de semana, nos horários de pico da manhã e da noite. Ou seja, pelo menos, no final da tarde, nos dois sentidos da linha. Pelo menos isso, evitando agravar a situação para os usuários. Enfim, a mensagem que ficou dessa reunião é que a tendência é a piora na qualidade do transporte, por mais que se lute. O prejuízo financeiro é a única alegação da Comec, sem demonstrar preocupação com as pessoas, os usuários. As pessoas imaginam que o Prefeito, Vereadores e Vereadoras são culpados, ou até mesmo têm participação nessa mudança. Mas, muito pelo contrário, estamos a favor dos munícipes de Pinhais. Só que até para mudar um ponto de ônibus, temos que pedir benção para a Comec. Antes, era para a Urbs, agora é para a Comec”, criticou.

Impasse político com o Governo do Estado

Nas explicações pessoais, Gilberto continuou a falar dos resultados da reunião, referindo-se ao impasse de natureza política que tem gerado os problemas abordados no encontro. “Tanto a mudança nas linhas de ônibus, como a diminuição do efetivo de PMs em Pinhais, é de motivação política. Não podemos negligenciar essa questão. Ambos os problemas dependem de decisão do Governo do Estado. Parece-me que o motivo de terem diminuído o número de PMs na cidade também é político. A Comec está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, também sob às ordens do Governo do Estado, a exemplo da segurança pública. Tudo isso soa-me como retaliação política a Pinhais. Mas é preciso lembrar que o Governador Beto Richa, em sua reeleição, foi o mais votado em Pinhais. É preciso governar para as pessoas, independente de se dar bem como prefeito da cidade. Contudo, ao que tudo indica, segundo notícias na mídia, o Beto Richa tem favorecido apenas os municípios em que os prefeitos o apoiam. Toda a população merece o mesmo tratamento de um governador, independente de questões políticas”, avaliou.

Gestão para as pessoas

O petista lamentou o descaso do Governador com a população acrescentando que a impressão é que o tucano encontra-se bastante despreocupado, ultimamente, tendo viajado com sua comitiva com parada em Paris, para um final de semana. “Li em vários Blogs que o Beto usou dinheiro público para essa viagem. Estavam em Paris, passeando com a comitiva, hospedado em hotel cinco estrelas. Uma gestão tem de ser para as pessoas, para o povo. Vejamos o caso do Autódromo de Pinhais, que deverá sair da cidade. É devido à má gestão. Nossos imóveis em Pinhais têm sido valorizados, como resultado de uma boa gestão municipal. Se vier outro empreendimento no lugar do Autódromo para melhorar a região, trazer mais desenvolvimento, eu sou favorável, sim”, colocou.

 

Binga parabeniza professores pelo Dia do Professor e lamenta saída do Autódromo

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) parabenizou na tribuna a todos os professores, pela passagem do Dia do Professor, em 15 de outubro. “Parabéns, professores. Vocês são verdadeiramente nossos heróis. Merecem todo reconhecimento financeiro, com bons salários, pois trabalham muito fazendo o que podem pela educação. Esperamos que a data sirva, também, para conscientizar aos governantes, a sociedade, do valor dos professores. Eles são a esperança de um futuro melhor. Educam nossos filhos, netos, nosso pais e a nós mesmos. Gostaria de estender meus cumprimentos em especial aos professores do colégio Arnaldo Busato, onde estudei e tenho ex-professoras amigas e minhas eleitoras. Respeito, acima de tudo, devemos ter pelos professores”, cumprimentou.

Má gestão do Autódromo

O vereador disse que ficou triste com a notícia da saída do Autódromo de Pinhais, que deverá ser transferido para São José dos Pinhais, possivelmente. “Creio que tenha faltado uma melhor administração, com a promoção de eventos, de shows no local. Não penso que a criação de uma alíquota de impostos para o autódromo teria sido a saída. Já elaboramos o REFIP, para refinanciamento das dívidas com o município. Dizem que o nossos IPTU é caríssimo. Discordo. Nossas alíquotas são muito generosas e justas. Quem tem mais, paga mais. Faltou, mesmo, foi estratégia de gestão para o autódromo, principalmente após a morte do Sr. Flávio. O autódromo era nosso cartão-postal da cidade. Se investissem em eventos, shows, seria possível gerar mais lucros. Só com as corridas fica difícil, mesmo. Uma pena, um espaço que poderia ter sido melhor aproveitado”, analisou.

Espaço do autódromo poderá trazer novos investimentos

Nas explicações pessoais, o vereador continuou a explanar sua avaliação sobre a situação do Autódromo de Pinhais. “Penso que a dívida do autódromo com a Prefeitura, em IPTU, não é o maior problema. Outras possibilidades poderiam ter sido pensadas, a exemplo de parcerias com a Prefeitura a partir da promoção de eventos, shows. O Departamento de Turismo seria outra saída, a partir de parcerias, dando oportunidades para criar ações e programas de fomento ao turismo, atraindo público para o autódromo, em especial, jovens e crianças. Enfim, faltou pensarem em alternativas de lucros. O local é enorme, um bairro à parte. Acredito que novos investimento virão a este espaço, trazendo riquezas, gerando empregos. Trata-se de uma grande área geradora de impostos. Pinhais tem um dos metros quadrados mais caros da Região Metropolitana. Por um lado é triste a saída, mas, por outro, abre novas oportunidades de negócios, de investimentos. Ficaremos contentes se novos e bons investimentos chegarem ao local”, considerou.

 

Joãozinho Ribeiro apresenta projeto para construção de Piscina Olímpica Municipal

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) apresentou mais um projeto de Indicação ao Poder Executivo, trata-se da construção de uma Piscina Olímpica Municipal. O objetivo é a promoção da prática de esportes olímpicos e de atividades como hidroginástica para os idosos, através do cadastro do Creas, entre outras atividades de incentivos aos esportes e promoção da saúde. “O tamanho dessa piscina, conforme o projeto que apresentei hoje ao Prefeito Luizão, é de um campo de futebol: 25 metros por 20 metros, com oito raias de 2 metros de largura, temperatura da água entre 25 graus a 28 graus, 750 lux de iluminação e profundidade variando de 2,5 metros, na parte mais funda, a 0,5 metro, na parte mais rasa. O Luizão gostou muito do projeto, que prevê a possibilidade de construção de uma cobertura, para dias frios e chuvosos”, contou.

Orçamento 2016 para Secretaria de Educação: R$ 87 milhões

Joãozinho acrescentou que, quanto aos recursos para construção da Piscina Olímpica Municipal, a previsão orçamentária do município para 2016 é da ordem de R$ 348 milhões, 830 mil e 956,37. Sendo que 25% desse orçamento é destinado à pasta de Educação, ou seja, R$ 87 milhões ao longo do ano. Enfim, a Secretaria tem dinheiro, pois, a ideia é construir a piscina no terreno da sede da Secretaria de Educação”, colocou.

Incentivo ao esporte e promoção de saúde

O parlamentar reiterou que o objetivo é a promoção do incentivo ao esporte e parte de uma política de saúde pública à população, beneficiando desde crianças, passando por jovens e adultos, até idosos. “Vejo como um belíssimo projeto. A atividade física é necessária em todas as idades. E cabe ao poder público incentivar e fornecer meios para que todos tenham acesso a atividades físicas, prevenindo e combatendo muitas doenças, bem como ensinando disciplina a crianças e jovens. O nosso município tem a vantagem de sempre apresentar ótimos projetos para angariar verbas com o Governo Federal. O que tem nos garantido a vinda dos recursos. Quem apresenta bons projetos, consegue verbas. Por que temos a UPA 24 horas, os CMEIs, o Instituto Federal, tudo com verbas federais? Porque a Prefeitura apresenta bons projetos. Então, a piscina olímpica, tenho certeza, não deixará de ser feita por falta de recursos”, considerou.

 

Márcia Ferreira afirma que luta por transporte público de qualidade continua, nem que seja necessário protestar nas ruas

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) demonstrou indignação com o problema do transporte público em Pinhais, que passa por alterações nas linhas de ônibus. “Infelizmente, a qualidade do transporte público tem piorado. Começou com os aumentos abusivos das tarifas, veio a desintegração da Rede Integrada de Transporte entre a URBS (Prefeitura de Curitiba) e COMEC (Governo do estado), e agora, o fim de algumas linhas de ônibus, à exemplo da linha Av. Iraí/Capão da Imbuia, que inclusive era muito importante para o comércio local e foi retirada pela COMEC. Não podemos aceitar isso. É um absurdo, pois essa má gestão do transporte público tem prejudicado nossa população. Isso é vergonhoso, continuarei ao lado da população, reivindicando melhorias para a nossa amada cidade, se preciso iremos às ruas pedir pela qualidade de nosso transporte fim desse desrespeito com nossa população”.

10º FETAEPI

A 10ª. edição do FETAEPI (Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais), foi destacada pela vereadora, que lembrou da Lei Municipal 1518/14, de sua autoria, que institucionalizou o FETAEPI que acontece há dez anos na cidade. “A lei visa garantir a manutenção do evento anualmente, independente da alternância da administração na cidade. É um festival maravilhoso no qual terei a honra de ver o Grupo Teatral Aquarela retornando aos palcos hoje, na abertura do Festival. Participei desse grupo teatral, na minha infância e adolescência junto com meu querido amigo e grande ator, Laércio Sobral que hoje volta a atuar na peça Escândalo! Pra quê?. Acredito no poder dos festivais para valorizar nossos artistas locais e contribuir para difundir mais cultura e arte ao nosso povo”, afirmou.

Dia dos Professores

Quanto ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, Márcia expressou a importância da categoria, que carrega com responsabilidade a formação de todas as demais profissões. “Parabenizo a todos os professores(as), em especial, a minha mãe, Terezinha Crestani, que lecionou por quase trinta anos em Pinhais. Um orgulho e exemplo de professora. No Japão, o imperador curva-se diante de seu professor, porém aqui no Paraná no dia 29 de abril, o ‘Imperador’ do Paraná Beto Richa não se curvou diante deles, ao contrário, mandou balas e bombas contra eles, causando violência e traumas em nossos educadores. Esta data, 29 de abril de 2015, é para nunca esquecermos. É preciso ser relembrada para que jamais seja repetida. Esta é uma luta de todos nós pela educação. Os professores(as) apesar das dificuldades encontradas no dia a dia contribuem lutando e construindo um mundo melhor, dentro e fora das salas de aula, parabéns a todos nossos mestres, vocês merecem aplausos”, congratulou.

Escola Agrícola Newton Freire Maia abandonada pelo Governo do Estado

Nas explicações pessoais, a peemedebista discorreu sobre a saída do autódromo da cidade. “Quanto ao autódromo, considero uma perda muito grande para nosso município, além de um espaço de entretenimento, tivemos o Instituto Vó Durvina, que se dedicava a oferecer cursos profissionalizantes utilizando o espaço do autódromo direcionado para nossa comunidade, e foi fechado. Isso também pode acontecer com a Colégio Agrícola Newton Freire Maia, do Governo do Estado, referência na conscientização ambiental e um espaço cientifico que está abandonado e faz um excelente trabalho na formação de nossos jovens. Precisamos apoiar a manutenção desse espaço dedicado à formação da nossa juventude, formação técnica e cientifica e conscientização ambiental”, finalizou.

 

Notícias de Gabinete

Jane Carteira está preocupada com as vagas nas creches com denúncias recebidas

jane

A vereadora Jane (PR) relatou que denúncias foram recebidas sobre mães que não possuem trabalho e estão deixando seus filhos nas creches e voltando para suas casas, tirando a vaga de quem realmente precisa. Enquanto isso ocorre, muitas mães que precisam colocar seus filhos nas creches, já que trabalham ou estão a procura de emprego, realizando entrevistas diárias, não encontram vagas. “Temos que conversar sobre as creches que existem em nosso município, e verificar quem realmente precisa deste serviço. Este é um direito das crianças e de todos. O Luizão foi o prefeito que mais trouxe Cmei´s para Pinhais, juntamente com o governo federal, mas desse jeito não tem como continuar. Temos que fiscalizar”, afirma a vereadora.

Revitalização

A Vereadora enviou um pedido à Prefeitura solicitando que a Rua Cassiano Ricardo seja revitalizada. “Esta é uma rua antiga e precisa de reparos. Os moradores estão pedindo medidas urgentes”, disse.

Segurança

Jane afirmou que está preocupada com os constantes assaltos nos Bairros Vargem Grande e Weissópolis e pediu mais rondas da Guarda Municipal e da Policia Militar na região.

Cães e cadelas abandonados

Preocupada com aumento no número de cachorros abandonados nas ruas de Pinhais, a Vereadora pediu a ajuda de todos os munícipes. “Peço ajuda de todos. Não apenas com comida, mas para que também arrumem um cantinho em suas casas para esses animais abandonados. Com a presença desses bichinhos, tenho certeza que todos irão se sentir mais felizes”, garantiu.

Rede elétrica

Sobre a rede elétrica da cidade e o aumento de fios pendurados, Jane afirma que já fez o pedido de providência para a Copel. “Nossa cidade está com muitos fios pendurados. As empresas telefônicas colocam suas instalações e acabam não fazendo a manutenção correta. Muitas pessoas estão reclamando e gostariam que fossem tomadas providências urgentes”, lembrou Jane.

A Vereadora Jane Carteira concluiu afirmando que seu gabinete estará sempre de portas abertas para os munícipes que tiverem sugestões de melhoria ou precisem de apoio.

 

Passarinho lamenta o falecimento da Sra. Vilma Obana da Cruz

vereador passarinho

Apresentamos o manifesto de profundo pesar desta casa, de todos seus integrantes e da comunidade Pinhaiense, pelo falecimento de Vilma Obana da Cruz, ocorrido no dia 08 de outubro de 2015.

Vilma Obana da Cruz, natural de Apucarana – Paraná, nasceu no dia 27 de junho de 1962. Viúva de Antônio Candido da Cruz, falecido em 2007, deixou a filha Ana C. Obana da Cruz e a irmã de coração, e mais que amiga, a Sra. Mara Regina Niedzievski, que foi sua dedicada funcionária por mais de 25 anos.

Moradora de Pinhais desde 1989, tornou-se proprietária da Farmácia Maria Antonieta na Av. Maria Antonieta Santos, onde atendia a todos de forma ímpar. Sempre com um sorriso nos lábios, oferecia preços abaixo do mercado com o objetivo de ajudar os mais necessitados.

É, pois, justa a homenagem póstuma desta Casa, a Sra. Vilma, que está a merecer a saudade de seus familiares, amigos e de toda a comunidade Pinhaiense que ela tanto serviu.

Dia do Professor

A origem da comemoração é muito antiga e data desde 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas “escolas de primeiras letras”. Mas, foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores – o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro.

A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. Becker, que ficou conhecido pela frase “Professor é profissão, educador é missão”, sugeriu a data por ser o dia em que professores e alunos de Piracicaba, sua cidade natal, traziam doces de casa para comemorar.

A data foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar. Neste dia, não há aulas nas instituições de ensino, e os alunos costumam enviar mensagens e cartões para desejar um feliz dia do professor aos seus mestres preferidos.

Deixamos aqui a nossa homenagem a todos os mestres, nossos queridos professores. Feliz dia do Professor.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress