terça-feira, 16 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 12/05/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 12/05/2015

Binga assina projeto com Vereadora Márcia para revitalização da Avenida Iraí

vereador binga

 

O Vereador Binga (PPS) salientou na tribuna seu projeto protocolado em conjunto com a Vereadora Márcia Ferreira, visando contemplar a Avenida Iraí. “A ideia é que a Prefeitura comece a fazer um planejamento de revitalização da avenida Iraí. A via necessita de obras importantes, o comércio vem crescendo na região. Há necessidade de novos investimentos em obras na avenida. A rede de supermercados Condor, por exemplo, chegou à via, é preciso um projeto que contemple pedestres, ciclistas, o trânsito, paisagismo, enfim, há muito tempo que não vemos investimentos municipais naquela região. É uma região que gera muito ICMS, aliás, pelo intenso comércio. Na próxima semana, eu e a Vereadora Márcia estaremos protocolando esse projeto a fim de que o poder público olhe com mais atenção para esse avenida”, afirmou.

Fusões partidárias

O parlamentar também abordou as novas fusões partidárias que estão previstas no quadro político-partidário do país. “O Deputado Federal Rubens Bueno disse-me que a tendência será a eliminação das coligações partidárias, assim como a redução do número de partidos no país. Entrei há quinze anos no meu partido. Meu partido havia virado o PTB. Pediram-me para sair em razão de meu irmão também estar na mesma sigla. Até para agradar quem me pediu para sair, acabei saindo e fui para o PPS, onde estou até hoje. Penso que o político deve ter identidade partidária. Vejo que partidos fortes farão um grande número de vereadores. Há muita dificuldade para um vereador ser sozinho num partido. Se estivesse iniciando hoje na política, não teria coragem de assumir uma empreitada assim ser o único vereador de um partido. A redução do número de partidos será benéfica para a identidade do político”, analisou.

Visita

Binga agradeceu ao empresário do município Leonardo Zem, pela recepção durante visita dos vereadores a sua empresa, a ‘Expresso Azul’. “Estivemos lá ontem visitando a empresa do Leonardo Zem. O empresário tem de ser sempre exaltado numa cidade. O Leonardo não é um paraquedista. É um empresário exemplo de decência. Deixou claro a nós que a realidade econômica do país não está favorável para ninguém”, disse.

Fim da reeleição apenas para o Poder Executivo

Nas explicações pessoais, Binga comentou sobre a reforma política, mais precisamente sobre o fim da reeleição. Disse que discorda do fim da reeleição para mandatos do Poder Legislativo. “A reeleição é tachada negativamente para mandatos do Poder Executivo. Para o Legislativo, não vejo de forma negativa. Sou vereador reeleito por cinco mandatos consecutivos e o povo sempre me aceitou. O Zezinho também é um vereador que já está no quinto mandato consecutivo. Ser um bom parlamentar depende de ação, da qualidade do mandato. Não importa quantos mandatos o parlamentar tenha”, opinou.

 

Presidente da Casa salienta importância de seminário sobre reforma política

vereador gilberto

O Vereador Gilberto Hartkopf (PT) ressaltou na tribuna a importância do Seminário sobre Reforma Política, promovido pela Casa e que foi realizado na data desta sessão, a partir das 19 horas. “É de extrema importância este debate, e que a reforma política seja feita não do jeito que os políticos querem. Vi, na segunda-feira, um deputado do Piauí, falando na TV Cultura, sobre o tema. O problema no Congresso Nacional é que a reforma não pode ser feita apenas para os políticos defenderem seus interesses. Os deputados se elegem não para cobrar e defender os interesses da população, mas, sim, os próprios. Precisamos ficar atentos”, disse.

Fim da reeleição

O petista salientou que é preciso que a reforma política seja aprovada para acabar com muitos vícios políticos da gestão dos poderes executivo e legislativo do país. “Sou muito favorável a essa reforma. Sou contra a reeleição, por exemplo. Defendo, no máximo, dois mandatos para o legislativo. Precisamos de renovação. Sem uma legislação específica, não haverá renovação. É preciso dar oportunidade aos novos. Esta é a oportunidade para esclarecimentos e tirarmos dúvidas”, convidou.

Fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais

O Presidente da Casa ainda mencionou o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. “O fim das coligações já vem sendo protelado há tempos. Espero uma mudança no sistema de coligações das eleições proporcionais. Assim como o Binga, estou num mesmo partido há muitos anos. Estou há 21 anos no PT. Mas, a questão é que o eleitor, em geral, não vota no partido. Vota no candidato, escolhe pela pessoa. São raros os eleitores que votam no partido. Nos Estados Unidos, existem apenas dois partidos, o dos democratas e o dos republicanos. Acredito que a diminuição do número de partidos no Brasil melhoraria o quadro. Temos tantos partidos que até confundem a população. A maioria não sabe mencionar o nome de, sequer, quatro partidos existentes no país. Enfim, vamos debater esses temas. Espero que gostem do seminário e aproveitem para sanar dúvidas”, pontuou.

 

Joãozinho discursa sobre a reforma política e fusão de seu partido

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB), ao discursar na tribuna, analisou o impacto da reforma política nas eleições municipais de 2016. Destacou a unificação do calendário eleitoral. “Se tivermos eleições unificadas em uma única data, de cinco em cinco anos, os vereadores sairão prejudicados. Ficarão em baixa, em desvantagem perante os candidatos a nível estadual e federal. Fazer as eleições todas juntas, num único ano, será temerário para os vereadores. O debate municipal ficará em último plano ,e m face da prioridade que será dada às candidatura à presidência da República e a governadores e deputados”, avaliou.

Fim da reeleição para o Poder Executivo

Joãozinho disse que acredita que a reforma política decidirá pelo fim da reeleição para o Poder Executivo em todas as esferas de poder. “O mandato deverá ser de cinco anos, acredito”, completou.

Fim das coligações partidárias

Já sobre o fim das coligações partidárias e fusões de partidos, o vereador comentou que os partidos fortes deverão fazer mais vereadores eleitos. “Fui eleito pelo PSB. Não por fusão. Quem faz a legenda é o grupo, não o partido. Já está praticamente acertado que nosso grupo se filiará a outra sigla. Porém, ainda não anunciarei qual partido”, informou.

 

Airton Passarinho anuncia que protocolou projeto para a criação da Secretaria Antidrogas

vereador passarinho site

O Vereador Airton Passarinho (PSC) discursou na tribuna sobre a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, informando que protocolou, junto com o Vereador Oswaldo da Igreja (PT), a indicação de criação de uma Secretaria de Políticas Sobre Drogas (Antidrogas) no Município. “Temos motivos de sobra para continuarmos trabalhando. Na semana passada, tivemos mais uma reunião com a Secretaria de Saúde e vimos que podemos trabalhar com inteligência nesse projeto. Acredito que os pontos mais críticos na cidade foram mapeados, na Semana antidrogas. Algo mais pode ser feito. Os governos Federal e Estadual não acompanham com ações efetivas para frear o crescimento do problema. A criação de uma Secretaria Antidrogas contribuiria bastante para ir de encontro às necessidades, de forma inteligente e coordenada”, colocou.

O Vereador disse que ele visitou o município de Campo Largo, na Região Metropolitana, e verificou a diferença que faz um município contar com uma Secretaria Antidrogas. “Penso que poderíamos fazer mais pelo município nesse sentido”, alertou.

Visita à transportadora ‘Expresso Azul’

Nas explicações pessoais, Airton Passarinho destacou a visita que fez à empresa Expresso Azul, junto com mais oito vereadores, na segunda-feira. “O município conta com problemas de translado, especialmente, funerário. Acredito que nossa reunião com o proprietário da empresa foi positiva. Debatemos ideias que beneficiarão o município. E apresentaremos aos nossos deputados a elaboração de uma lei que ofereça trânsito livre aos ônibus identificados com serviço funeral”, contou.

Agradecimentos

Por fim, parabenizou o empresário “Zé Colmeia”, proprietário do Zé Colmeia´s Bar, pela festa de 13 anos de aniversário. Também agradeceu à Secretaria de Obras, pela revitalização da Rua Europa, uma obra requerida por ele. O Vereador agradeceu ainda os votos recebidos dos colegas à Moção de Louvor apresentada por ele na Casa em homenagem ao munícipe Edson, proprietário da Simprinho lava-car, lataria e pinturas, na cidade de Pinhais.

 

Tavinho demonstra indignação com desvio de R$ 70 milhões por convênio da saúde

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) revelou indignação, nas explicações pessoais, com a notícia de desvio de mais de R$ 70 milhões da saúde pública, a partir de convênio firmado com 34 prefeituras do Paraná. “Mais um esquema de corrupção foi descoberto pela polícia. Dessa vez, abrangendo 34 municípios do estado, cujas prefeituras fizeram convênio com uma organização da sociedade civil para atendimento na saúde publica. Piraquara e Rio Branco do Sul estão entre os municípios que fizeram parceria com essa empresa conveniada. Não é culpa das prefeituras. O desvio foi feito pelo convênio. Fizeram parceria com pessoas erradas, infelizmente. A saúde pública no país já está numa situação complicada e ainda temos a notícia desse desvio. Justamente na saúde, aonde mais precisamos de recursos. É muito lamentável”, considerou.

Ministério da Previdência aponta irregularidades em projeto de Beto Richa

O petista também abordou a reforma previdenciária proposta pelo Governo do Estado, lembrando que o Ministério da Previdência Social declarou que o projeto apresenta irregularidades. “O Ministério da Previdência já se posicionou contra o projeto do governador Beto Richa, justificando que este apresenta irregularidades. Enfim, o Ministério não o aprovou. Toda a barbárie empregada contra os professores na praça para, depois, o Ministério não aprovar o projeto. O Fundo de Previdência do estado já está falido. Está com déficit de caixa, senão, não haveria necessidade de mexer nele, ao contrário do que diz o governador. Imagine, futuramente como estará o caixa desse fundo, se agora já apresenta problemas. Os professores estão de parabéns por essa luta. Têm, mesmo, de lutar para não serem espoliados futuramente, perdendo o dinheiro que depositaram no fundo”, apoiou.

 

Márcia Ferreira comenta projeto de revitalização da Avenida Iraí

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) enfatizou em seu discurso na tribuna o encaminhamento ao executivo municipal de uma solicitação para a elaboração de um projeto de revitalização da Avenida Iraí, a ser protocolado juntamente com o Vereador Binga. “Estamos juntos nessa empreitada, unindo esforços, discutindo e encaminhando ao executivo um pedido de providência para que seja elaborado e executado um projeto de revitalização da Av. Iraí. A Avenida precisa de obras de melhorias, de uma revitalização que contemple sinalização viária vertical e horizontal, iluminação pública, ciclovia ou ciclofaixa interligada a Av. Ayrton Senna que irá possibilitar uma alternativa do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, interligado a Curitiba, calçadas para pedestres com a devida acessibilidade para as pessoas com deficiência. Pinhais avançou muito nos últimos anos. É uma cidade que ganhou identidade, muitas obras foram feitas, muitas avenidas e ruas revitalizadas, mas é fundamental a revitalização da Av. Iraí um dos maiores polos comerciais de nossa cidade. Essa revitalização irá estimular o comércio, gerar empregos e aumentar a arrecadação do nosso município”, defendeu.

Espaço Comunidade na Praça do Bairro Maria Antonieta

O Espaço Comunidade, realizado pela Prefeitura de Pinhais no sábado (09/05), na Praça do Maria Antonieta, foi destacado pela peemedebista. “Participei desse evento da Prefeitura, que merece elogios. Foi um evento onde as famílias puderam participar, ter acesso a cultura, esporte, lazer, promovendo-se a integração e o fortalecimento do vínculo familiar na comunidade. Meus parabéns à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Esse projeto tem deixado o poder público mais perto das pessoas de nossa cidade” elogiou.

Seminário Sobre Reforma Política na Câmara

Márcia agradeceu à Presidência da Casa pela promoção, após a sessão, do seminário sobre reforma política. “Obrigada, Vereador Gilberto, por abrir esta Casa para a Fundação Ulysses Guimarães promover este debate entorno da reforma política. Nós, do Movimento das Mulheres, estamos na luta por mais espaço paras mulheres na política, a partir da reforma política. Pleiteamos 50% das cadeiras em todas as esferas do Poder Legislativo e não apenas nas legendas”, defendeu.

Apoio a professores municipais

Nas explicações pessoais, a Vereadora falou aos professores municipais que reivindicam melhorias no Plano de Cargos e Salários. “Nós marcamos uma reunião com o executivo municipal para discutir as reivindicações dos professores municipais. Temos de ouvi-los e buscar uma solução para a classe”, afirmou.

Dia do Enfermeiro e Dia do(a) Assistente Social

A Parlamentar também parabenizou os enfermeiros e enfermeiras pelo Dia do Enfermeiro, comemorado neste dia 12 de maio e os assistentes sociais, pelo Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio. “Parabéns a esses profissionais que fazem a diferença na vida das pessoas”.

13 anos do Zé Colmeia´s Bar

image

A parlamentar ainda ressaltou a festa de aniversário do Zé Colmeia´s Bar, realizada no final de semana. “Parabéns ao Zé Colmeia pela ótima festa de treze anos de aniversário de seu bar. O bar é um espaço cultural, é um lugar de muita alegria, amizade, paz entre as pessoas e que promove a confraternização entre amigos e estimula a produção cultural de nossos artistas.”, congratulou.

 

Vereador Leonildo fala das dificuldades do empreendedor brasileiro e elogia UPA 24 horas

vereador leonildo

O Vereador Leonildo Sandri (PRB), nas explicações pessoais, comentou sobre a difícil situação do empreendedor brasileiro, considerando o quadro atual da economia do país e a legislação. “E por falarmos em Prêmio Homem Empreendedor de Pinhais, lembro de uma brincadeira: ‘tudo o que pinta de novo, pinta no bolso do povo’. Ou seja, não está fácil para ninguém, nem para o empresário, muito menos para o microempreendedor. A legislação trabalhista também não ajuda. Vejamos a lei que determina que o funcionário fique encostado por motivo de doença e acidente de trabalho. Antes, era quinze dias. Hoje, são 30 dias previstos para que o funcionário fique encostado. O empresário tem de arcar com esses custos. Fui duas vezes ao Ministério Público da União pagar despesas com funcionário que sofreu acidente da empresa. São muitas despesas, uma carga trabalhista pesada para o empresário. A maioria não dá conta, acaba quebrando, isso pra não falar na pesada carga tributária”, defendeu.

Atendimento competente na UPA 24 horas

O parlamentar também teceu elogios à UPA 24 horas do município, que prontamente atendeu com competência um funcionário de sua empresa. “Um funcionário da minha empresa, que tem plano de saúde, sofreu um AVC e a família o levou à UPA. Ele foi muito bem atendido. Médicos e enfermeiros queriam levá-lo ao hospital. A própria UPA o encaminhou para ambulância até o hospital. Por fim, nem precisou usar o plano de saúde. Sempre critico as falhas da saúde no município. Mas, quando algo funciona bem, não deixo de elogiar, também. E vale destacar que ninguém na UPA sabia que se tratava de funcionário meu, de um funcionário da empresa de um vereador. O atendimento foi competente sem haver esse conhecimento por parte de médicos e enfermeiros”, contou.

 

Silvio Star elogia projeto que institui Prêmio Empreendedor de Pinhais

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) abriu seu discurso, nas explicações pessoais, falando da aprovação, em primeira discussão, do projeto de lei que institui o Prêmio Empreendedor de Pinhais, visando contemplar empreendedores do sexo masculino no município. “Hoje, aprovamos em primeira discussão esse projeto muito importante. Precisamos valorizar os empreendedores do município. Desta vez, os homens empreendedores”, destacou.

Apoio ao empreendedorismo

No último dia 8, de maio, o Vereador participou da inauguração do novo espaço do restaurante da empresária Laudiceia de Oliveira Andrade. O empreendedorismo da proprietária foi elogiado pelo parlamentar. “A Laudiceia é um exemplo de empreendedorismo no município. Dois anos atrás, a Laudiceia tinha um simples negócio de venda de refeições em marmitex e um serviço de disque-entregas. No dia 8, reinaugurou seu restaurante agora em um espaço muito mais amplo. Enfim depois de dois anos quadriplicou seu espaço de atendimento à população. Sei o quanto é difícil para um empreendedor, um empresário, ampliar seu espaço de atendimento. A Laudiceia contou com o apoio do Banco do Empreendedor de Pinhais e do Sebrae. Parabéns, Laudiceia e à equipe do SEBRAE, que tanto tem auxiliado nossos empreendedores”, congratulou.

Fusão do PPS com PSB

Quanto às fusões partidárias, Silvio opinou sobre a fusão do PPS com o PSB, que vem sendo dada como certa. “Vejo de forma positiva essa fusão de ambas as siglas. O povo tem cobrado diminuição no número de partidos. Ao diminuir o número de siglas, estaremos diminuindo os custos com o fundo partidários, evitando negociações escusas, fazendo com que a política seja para o povo e não para benefício dos partidos”, defendeu.

Sobre as questões de cotas de gênero dentro dos partidos, a fim de garantir mais espaço às mulheres na política, o parlamentar defendeu 70% de participação feminina. “Não comungo com 50%. Concordo que com 70% haverá mais chances do que restringir esse percentual”, posicionou-se.

Dia do Enfermeiro e Moção de Louvor

Parabenizou, ainda, aos enfermeiros e enfermeiras pelo Dia do Enfermeiro, comemorado neste 12 de maio. E também ao homenageado com Moção d e Louvor do Vereador Airton Passarinho(PSC), o empresário proprietário de empresa de funilaria e de lava-car e líder comunitário do Alto Tarumã, Edson Sérgio Lima.

 

Notícias de Gabinete

Homenagem ao Dia do Gari e Coletor de Materiais Recicláveis, Projeto de Lei N°1437, de 02 de outubro de 2013, de iniciativa da Vereadora Jane Carteira

jane

Gostaria de parabenizar os garis pela celebração do seu dia. Eles são responsáveis pela coleta do lixo das residências, indústrias, edifícios e também pela limpeza e a conservação das vias públicas. Os garis realizam um trabalho essencial, que não garante apenas o bem estar da população, mas, sobretudo, a saúde de todos os moradores.

Faça sol ou chuva, diariamente eles estão nas ruas recolhendo o lixo que nós produzimos, e enfrentando inúmeras dificuldades. Por isto, neste Dia do Gari, o convite é para pequenas mudanças de atitudes em nossas casas.

Manter os cães presos evita agressões no momento da coleta. Embalar materiais cortantes – exemplo de copos de vidros quebrados – em jornais ou papelões previne acidentes e não amarrar sacos de lixo nos portões ou grades facilita o recolhimento. É fundamental que cada um faça a sua parte, ajudando a aumentar a eficiência do trabalho dos garis e a deixar Pinhais cada dia mais limpa e bonita!

Pinhais comemora Semana Nacional da Enfermagem

A Vereadora Jane parabeniza os aproximadamente 130 profissionais de Enfermagem da cidade, que atuam em diversos estabelecimentos de saúde, como por exemplo: Unidades de Saúde da Família, Serviços de Remoção e Transporte (Ambulância), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD), Departamento de Assistência à Saúde, Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, Vigilância Sanitária e na Vigilância Epidemiológica. “Parabéns pra vocês que fazem de suas vidas uma Arte para cuidar das nossas”, congratulou.

 

Câmara Municipal realiza Seminário sobra a Reforma Política

20120205_053808

A Câmara Municipal de Pinhais realizou, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, um Seminário sobre a Reforma Política, que debateu as mudanças necessária em nosso sistema eleitoral.

O evento contou com a presença do Presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Paraná, Deputado Requião Filho e com uma excelente palestra ministrada pelo representante da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, Marcio Carvalho.

Com um grande número de pessoas presentes, e que participaram intensamente dos debates, temas como financiamento de campanha público e privado, coligações partidárias, democracia, sociedade, combate a corrupção foram abordados durante o Seminário.

A Vereadora Márcia Ferreira, que é Vice-presidente da fundação no Estado do Paraná, falou da importância do Legislativo promover o debate sobre a Reforma Politica. “É fundamental que o Legislativo, órgão representante legítimo do povo em nosso estado democrático, promova seminários como esse, para que a sociedade debata o atual momento político vivido no Paraná e no Brasil, e desenvolva uma reflexão entorno da necessidade de uma ampla Reforma Política”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress