terça-feira, 16 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 10/11/2015

por Vanessa Martins de Souza

No Caso Jerivá, Binga acredita em tentativa de prejudicar a Prefeitura de Pinhais

vereador binga

Sobre a ocupação no Conjunto Jerivá por moradores de Colombo, o vereador Binga (PPS) disse que ficou triste com a situação. “Todo mundo sabe que sempre houve muita competência e organização nesta gestão do Prefeito Luizão. Há muitas pessoas daqui de Pinhais precisando de moradia, mas alguns querem desestabilizar nosso município. Pinhais tem mostrado que conta com uma gestão séria e muito organizada.

Na minha avaliação, essa situação foi provocada para desestabilizar, atingir a administração de Pinhais. Hoje, às 7 horas e 40 da manhã, já vi o Prefeito Luizão trabalhando, olhando a situação dos rios, no Weissópolis. Temos, em Pinhais, muitos servidores e autoridades que trabalham pelo povo com afinco. Acompanhei o que aconteceu no Conjunto Jerivá. Foi para prejudicar a Prefeitura de Pinhais essa decisão.

Mas a Prefeita de Colombo, Bette Pavin, não tem culpa. Pra mim, claramente se trata de uma rasteira que quiseram passar na Prefeitura de Pinhais, a partir da decisão da Justiça Estadual em dar essa liminar autorizando os moradores a ocuparem as casas. Quando uma gestão está em alta, com grande aprovação popular como a de Pinhais, sempre há muitas pessoas querendo derrubá-la. Como já havia essa demanda em Colombo por casas, aproveitaram-se de uma situação para atingir a Prefeitura de Pinhais. Há quem veja só lado negativo desta gestão, mas temos de ver sempre os aspectos positivos, que são muitos. Muitas coisas boas estão sendo feitas no município, que está se desenvolvendo muito bem”, destacou.

Valorização dos imóveis em Pinhais

Binga apontou ainda que o município de Pinhais tem sido objeto de cobiça, entre os municípios da Região Metropolitana. “Quando se fala em morar em Pinhais, e ter um imóvel no município, os olhos de muitas pessoas brilham. Os imóveis daqui estão entre os mais valorizados da Região Metropolitana. Eis, o ponto. Afinal, é um município que está a cada dia melhor, com o povo sendo contemplado por muitas obras, ações e programas. Presenciamos o avanço, o desenvolvimento, o progresso dessa cidade nos últimos anos. Tenho um ótimo relacionamento com a Prefeita de Colombo, Bette Pavin, mas sabemos que a política é assim, é cada um atuando para garantir seus votos junto com a população. O político tem de viver integrado a sua comunidade, por isso, não condeno a postura do vereador de Colombo, que estava lá cumprindo seu papel, de estar ao lado o povo”, disse.

 

Vereador Silvio Star fala sobre ocupação das casas do Conjunto Jerivá

vereador silvio star

O vereador Silvio Star (PPS), em suas considerações finais, também aproveitou seu espaço na tribuna para falar sobre a ocupação de casas no Conjunto Jerivá, por 27 famílias de Colombo. “Procurarmos culpados não é o caminho. A administração pública de Pinhais não tem culpa do que ocorreu, assim como também não tem a COHAPAR. Uma liminar judicial permitiu que essas famílias ocupassem essas moradias”, apontou Silvio.

O parlamentar disse ainda que o vereador de Colombo, que acompanhava os munícipes daquela cidade, estava cumprindo o seu papel. “Acredito que cada um de nós, se estivéssemos nesta situação, faríamos o mesmo. Defenderíamos o nosso povo. Ninguém vai contra uma liminar judicial, apenas a cumpre. Houve um excesso por parte do vereador, mas eu também usaria das minhas forças para ajudar a quem precisa. Essas famílias não são culpadas. Elas tiverem suas casas desapropriadas e foram buscar os seus direitos. Espero que possamos realizar o mais rápido possível o sorteio das famílias de Pinhais que estão esperando na fila, para que não venha a ocorrer novamente esta situação”, disse.

Mídia

Silvio lamentou o projeto de um senador paranaense que, segundo ele, tem como objetivo inibir o trabalho da mídia no território nacional. “Pelo que analisei o projeto, ele irá inibir o trabalho da mídia. Mídia esta que, inclusive, tem feito um trabalho excepcional, visto que a Operação Lava Jato tem trazido à tona um esquema de propina. Se não fosse a mídia, não teríamos visto a proporção que o caso tomou”, finalizou.

 

“Pinhais não pode aceitar esse desrespeito da Justiça Estadual”, enfatiza Joãozinho

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) lamentou a polêmica situação envolvendo os municípios de Colombo e de Pinhais, bem como a COHAPAR, no caso da ocupação dos moradores do município vizinho das casas no Conjunto Jerivá, no último dia 5. “A construção das casas em Colombo não avançou e sobrou para Pinhais. Há uma parceria da Prefeitura de Colombo com a COHAPAR para realocação desse grupo de moradores, que foram removidos da BR 116 por causa da obra da trincheira, tendo suas casas desapropriadas. A Prefeitura de Colombo não cumpriu prazos e perdeu a parceria com o PAC, que enviaria os recursos para as obras, via Governo Federal. Vencido o prazo do aluguel social, pago pela Rodovia Régis Bittencourt, os moradores ficaram sem poder pagar os aluguéis. Entraram na Justiça e acabou sobrando para o município de Pinhais resolver a situação. Mas não podemos aceitar esse desrespeito a Pinhais, que conta com uma gestão competente, serena e organizada, que tem dividido a entrega das casas por etapas, tudo dentro dos prazos. Não podemos aceitar o desrespeito que houve com os servidores da área de regularização fundiária da Prefeitura de Pinhais, que têm se empenhado nesse trabalho, conversado com o povo morador das margens dos rios, feito, enfim, um excelente trabalho”, lamentou.

“Liminar precisa ser derrubada”

O Vereador complementou que o município de Pinhais finalmente está conseguindo contemplar a área habitacional, com entrega de casas, de forma significativa nessa gestão, depois de muitos anos sem atendimento à área. “Só tivemos entrega de casas no Conjunto Renato Bonilauri no mandato do então Prefeito Zico e, agora, com o Luizão. Há muitas famílias que já foram contempladas, agraciadas com casa própria na gestão do Luizão. E agora chegam essas 27 famílias de Colombo, atendendo a uma ordem judicial. Mas, mais uma vez, a Justiça falha, erra. Tenho certeza que o juiz do Município de Pinhais derrubará essa liminar injusta, concedida para prejudicar o município. O juiz que deu a liminar não apita nada nessa cidade. Essa liminar tem de ser derrubada”, enfatizou.

Frete irregular em ponto de táxi

Ao final do discurso, o parlamentar transmitiu uma denúncia feita a ele pelos taxistas da cidade. Segundo informações, funcionários do Armazém da Família de Pinhais estariam indicando à população o uso do frete mais barato, em ponto de táxi do Shopping Metropolitano, ao lado do terminal de ônibus. “Há um carro de aluguel que tem feito fretes mais baratos que o cobrado pelos táxis, naquele ponto. E, pior, os funcionários do Armazém da Família estão indicando essa opção para a população. Peço ao Secretário Municipal competente que tome providências”, denunciou.

 

Airton Ferreira salienta que houve erro de competência da Justiça Estadual ao autorizar ocupação das casas no Conjunto Jerivá

vereador airton

A ocupação das residências do Conjunto Jerivá por moradores de Colombo também foi o tema abordado na tribuna pelo Vereador Airton Ferreira (PSC). No grande expediente, ele fez suas considerações, falando inicialmente que foi até o local, tendo sido chamado pelos munícipes, no dia 5 de novembro. “Não quero fazer juízo de culpa ninguém, mas para ser justo, não vi em nenhum momento o Vereador Leonildo Gordo instigando o povo a ocupar as casas no conjunto Jerivá. No dia estava o vereador de Colombo, com a qual conversamos e também dialogamos com os moradores do município vizinho. Durante a conversa, explicaram que a área em que moravam foi desapropriada para a construção da trincheira na BR 116, em Colombo, e que foi prometido outra área para sua residência, além de que a concessionária da rodovia pagou por dois anos o aluguel das famílias. Por ter sido cortado o aluguel e as famílias não terem para onde ir, entraram na justiça para ter seu direito à moradia respeitado. Um fato estranho a ser ressaltado foi a afirmação do juiz estadual ao conceder a liminar e depois declinou dizendo que não era competente para continuar julgando tal ação, mas não revogou a liminar assinada por ele. O conjunto de habitações do Jerivá no Município de Pinhais é uma obra com recursos do PAC 2, do Governo Federal, e tem a parceria com o Governo do Estado, através da COHAPAR e o Município de Pinhais. A assessoria jurídica da COHAPAR já deveria ter pedido a incompetência do Juiz para julgar tal ação, pois envolve verbas federal. Acredito que será difícil tirar essas famílias de lá, uma vez que já ocuparam as casas e a liminar continua em vigor, e a COHAPAR se não obedecesse tal decisão caberia uma multa de R$ 50 mil por dia”, analisou.

Vereador de Colombo cumpriu seu papel

Airton acrescentou que essas famílias de Colombo buscam seus direitos, tratam-se de famílias que residiam na BR 116 e que, por conta de obras na trincheira, tiveram suas casas desapropriadas. “Eles estão à espera, também, do atendimento a seus direitos, não vejo erros na postura do vereador de Colombo, que lá estava em defesa dos munícipes que representa. Ele apenas cumpriu o seu papel, que é o de defender os direitos do povo da cidade que foi eleito. Entro em defesa do trabalho desse vereador de Colombo, que não teve culpa do fato de a Justiça decidir por algo que não era de sua competência. Com a liminar mantida pela Justiça, autorizando os moradores a ocuparem as casas, ele tinha mesmo que dar apoio a esses moradores. A Prefeitura de Colombo é culpada por estas famílias não terem para onde ir, pois havia um prazo para se inscrever no programa do Governo Federal o PAC 2, e não o fez. O Município de Pinhais através de sua assessoria já entrou com as providências legais, para revogação dessa decisão da Justiça Estadual. Não podemos ceder casas em nosso município para pessoas que não são daqui, temos famílias aguardando uma moradia e muitos que ainda moram em áreas de risco e reivindicando por suas casas, aqui em Pinhais. O problema que não é o Município de Pinhais que administra os sorteios para as pessoas adentrarem estas moradias, mas sim a COHAPAR. A verba para esta obra é do Governo Federal, que também está pecando no repasse, e por isto estas casas não foram terminadas. Precisamos agora através dos meios legais evitar que mais famílias de Colombo venham ocupar casas que são para as pessoas que precisem e morem aqui em Pinhais”, lamentou.

Jardim Triangulo

“Fui relator do projeto de lei que votamos, hoje, nesta Casa de Leis, para a regularização da área aonde vivem 58 famílias, há mais de uma década. Para os moradores é importante, pois até hoje não possuem um registro de imóvel em seu nome e para o Município de Pinhais também é importante, pois vai gerar impostos que serão revertidos ao Fundo Municipal de Habitação.

Não estamos dizendo que somos a favor de invasão, mas a administração atual está de parabéns e regularizando várias áreas, dando um fim social e constitucional a posse, devidamente documentada. Sempre falamos e estudamos que bens públicos não podem ser objetos de usucapião, mas como o direito não é estático, temos pareceres de tribunais de MG e SP, já se expressando ao contrário . Não se pode permitir num país como o Brasil, em que, infelizmente, milhões de pessoas ainda vivem à margem da sociedade, que o Estado, por desídia ou omissão, possa manter-se proprietário de bens desafetados e sem qualquer perspectiva de utilização para o interesse público, se desobrigando ao cumprimento da função social da propriedade”, finalizou.

 

Para Tavinho, ocupação do Conjunto Jerivá demonstra falta de comunicação e respeito

vereador tavinho

O vereador Tavinho (PT) iniciou sua fala debatendo a questão envolvendo os moradores realocados de Colombo, que por liminar ganharam o direito de residirem no Conjunto Jerivá. “Não sou contra essa liminar da Justiça. Sou contra a forma e a rapidez com que foram estabelecidos os serviços da Sanepar e Copel nessas casas. A liminar saiu no dia 03 e dois dias após já estava tudo ligado. A decisão da Justiça deve ser sempre respeitada, porém a agilidade foi impressionante”, afirmou.

Para o parlamentar, foi uma total falta de respeito com os autoridades constituídas de Pinhais. “Tivemos servidores que foram ameaçados de serem presos. Nossos munícipes estão aguardando há tempos por essas casas e, de repente, os moradores de Colombo tomam posse dessas casas. Cada município tem que resolver os seus problemas. Está faltando comunicação e respeito. Podiam ter avisado Pinhais sobre essa liminar, assim que ela saiu. Todo mundo tem direito a moradia, mas Pinhais não pode resolver os problemas de outros municípios. Temos moradores daqui que precisam dessas casas”, apontou.

Vereador de Colombo

Um vereador de Colombo acompanhou os munícipes daquela cidade durante a ocupação das casas e sobre esse fato Tavinho também se posicionou. “Não sou contra ele defender os moradores daquele munícipio, sou contra forma como ele tratou os servidores de Pinhais e o nossos munícipes. Faltou respeito”, comentou.

Greve dos caminhoneiros

Sobre a greve dos caminhoneiros, que desde o início da semana bloqueia rodovias em todo o país, Tavinho lembrou que essa greve não é reconhecida pelos sindicatos e vem causando transtornos para o país. “Os caminhoneiros têm todo o direito de brigar por um melhor preço de frete, pelo preço de um diesel mais barato e por segurança. Mas, agora, caminhoneiros querer destituir um presidente, é brincadeira. Que votem contra nas próximas eleições. Eles que se mobilizem nas urnas. Da forma como eles estão agindo, eu não concordo”, disse.

Direito de resposta

O Projeto de Lei (PLS 141/2011), aprovado nesta quarta-feira (4) no Senado, que estabelece procedimentos para o exercício do direito de resposta por pessoa ou empresa em relação à matéria divulgada pela imprensa foi debatido pelo vereador. “Todo mundo é inocente até se prove o contrário. Ninguém pode ser julgado por suposição. Uma notícia que vaze, jamais será concertada, mesmo com o direito de resposta. Se a imprensa divulga uma inverdade, nem todo mundo irá ler depois também o direito de resposta. A imprensa deve ter todo o cuidado antes de publicar uma notícia”, finalizou.

Espetáculo Alegria

O vereador parabenizou todos os envolvidos com o espetáculo Alegria, em especial o Laércio Sobral, diretor de cultura, e a professora Cibele, organizadora do evento. “Foi um evento muito lindo. Estão todos de parabéns”, finalizou.

 

Decisão da Justiça Estadual sobre casas no Jardim Jerivá é injusta com Pinhais, afirma Vereador Oswaldo

vereador osvaldo

O Vereador Oswaldo da Igreja (PT) abriu seu discurso elogiando, de modo geral, a competência da gestão do Poder Executivo Municipal. “Parabéns, Prefeitura, pelo excelente trabalho desenvolvido nesta cidade em todas as áreas”, reconheceu.

A seguir, disse que ficou triste, indignado, com o episódio da ocupação das casas no Conjunto Jerivá por moradores de Colombo, no último dia 5. “Tenho acompanhado essa obra, ido à COHAPAR com a Jussara, para ver quando iria sair a liberação das casas para as famílias de Pinhais. O Nelsinho Justus, da COHAPAR, disse à Josiane Brasil, Presidente da Associação dos Moradores do Jerivá, que as 734 casas, todas, estavam com previsão de entrega, que não haveria nenhuma sobrando. Se sobrasse, estas seriam entregues aos filhos das famílias retiradas que estivessem morando junto. Essas foram as palavras dele. No primeiro sorteio da COHAPAR, aliás, ele me convidou para acompanhar. Se essas casas estavam liberadas para Colombo, por que não para os nossos munícipes?“, questionou.

Impasse no Jerivá é responsabilidade do Governo do Estado

O petista avaliou a situação como um impasse de responsabilidade do Governo do Estado. “Toda a imprensa tem defendido Pinhais. É perceptível a injustiça feita com Pinhais. Esses moradores que ocuparam o Jerivá são pessoas que estavam pagando aluguel, não são os verdadeiros proprietários das casas ocupadas. É triste essa situação. O que um vereador pode fazer num caso desses, apenas criar tumulto? Não fui ao local no dia 5, por isso. Como vereadores, estamos de mãos atadas nessa questão. Tenho feito minha parte, acompanhando a situação na COHAPAR há bastante tempo”, justificou.

Comissão Processante tem cumprido todos os prazos

A respeito dos trabalhos da Comissão Processante instalada na Casa para investigar os vereadores Leonildo Sandri (PRB) e Joãozinho Ribeiro(PSB), o parlamentar lembrou que é um dos integrantes. “Podemos garantir e provar que a Comissão foi instalada dentro do prazo, assim como todos os trabalhos têm sido feitos dentro dos prazos previstos pelo Regimento Interno da Casa. É uma situação desgastante, mas a Comissão Processante foi aprovada em plenário, em cumprimento ao Regimento Interno da Casa previsto para o ocorrido. Assim, temos de prestar contas à população a partir do parecer dessa Comissão”, pontuou.

Justiça foi induzida ao erro ao conceder liminar a Vereador Leonildo, constata Gilberto do PT

vereador gilberto

O primeiro assunto colocado na tribuna pelo Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), foi sobre a medida liminar concedida pela Justiça de Pinhais ao Vereador Leonildo Sandri (PRB), referente aos trabalhos da Comissão Processante instalada na Câmara. “Na semana passada, ainda não havia lido toda a documentação do processo que nos foi entregue pelo oficial de justiça. Recebemos um protocolo dizendo que esta Casa não cumpriu os prazos para abertura da Comissão Processante. Ficou claro, ao ler com atenção a documentação, que houve um equívoco da Justiça ao conceder essa liminar para proteger o mandato do Vereador Leonildo. Ele alegou na Justiça que não cumprimos prazos. A juíza acreditou. Porém, todos sabem que fizemos uma sessão em plenário para aprovação da Comissão Processante ainda em março de 2015, perfeitamente dentro do prazo previsto no nosso Regimento Interno e este documento foi protocolado no fórum dia 16 de outubro de 2015. Por isso entendo que a juíza, foi induzida ao erro pelo envio de informações erradas pelos advogados do Leonildo. Temos provas de que cumprimos todos os prazos, temos todas as sessões gravadas nesta Casa”, avaliou.

Decisão em impasse no Jerivá

Sobre a medida liminar concedida pela Justiça Estadual, autorizando a ocupação das casas no Conjunto Jerivá por famílias de Colombo, Gilberto reiterou que o próprio juiz responsável pela decisão terminou por admitir que não era competência dele decidir pela questão. “A liminar foi concedida no dia 30 de outubro. Houve o feriadão e, na quinta feira, dia 5, a ligação de água foi feita pela Sanepar, nas residências.

Após o sorteio feito pela COHAPAR, esse mesmo juiz que deu a liminar veio dizendo que não era sua competência decidir, por se tratar de obra do Governo Federal, cabendo à Justiça Federal e não à Estadual, julgar a ação. Porém, o problema é que ele não revogou a decisão. A liminar continua gerando efeitos. Não se pode dizer que o município de Pinhais cometeu erros. A responsabilidade é da COHAPAR, que não avisou nada sobre esse último sorteio. Eu tenho acompanhado essa questão. Nem mesmo a Caixa Econômica Federal foi avisada desse sorteio. Lembremos que se trata de uma obra do Governo Federal, dentro do projeto do PAC. Nem a Caixa Econômica estava sabendo desse sorteio, a maior interessada, pois é quem libera os recursos para a obra”, indignou-se.

COHAPAR e Prefeitura de Colombo

O petista acrescentou que esses fatos têm sido acompanhados por vários vereadores. “Famílias da Vila União nos procuraram, tempos atrás. Montamos uma comissão para acompanhar o caso. Fizemos várias reuniões com moradores. A COHAPAR vinha nos dizendo que não havia nenhuma casa sobrando. Como, de repente, passam a sobrar 27 casas? Esse problema se arrasta por dois anos e quatro meses sem a COHAPAR tomar atitude alguma. Não é culpa dos moradores. A Prefeitura de Colombo e a COHAPAR demoraram dois anos e quatro meses sem fazer nada pelos moradores do município vizinho. Temos uma fila de mais de 1 mil e 500 famílias esperando casa própria, em Pinhais. A grande culpada, acredito, é a COHAPAR. Não somos contra que os moradores de Colombo lutem por seu direito a uma casa própria. Mas as responsabilidades têm de ser apuradas. Em Pinhais, também temos muita gente esperando por casa própria”, considerou.

Projeto de direito de resposta na imprensa

Nas explicações pessoais, Gilberto fez um breve comentário sobre o projeto que tramita no Senado prevendo direito de resposta na imprensa a quem se sentir caluniado ou difamado em reportagens. “Apoio esse projeto porque a imprensa, muitas vezes, atua de forma bastante parcial. Com a aprovação desse projeto, o próprio ofendido terá o direito de se defender a partir de espaço concedido na imprensa. É preciso salientar que a imprensa não pode condenar ninguém antes da Justiça. Antes de decisão tramitada em julgado na Justiça, ninguém pode ser considerado culpado de nada pela imprensa. Um exemplo é o que tem acontecido com o ex-presidente Lula, que já foi julgado e condenado pela revista Veja, a partir de uma capa, por exemplo, em que aparece com roupa de presidiário atrás das grades. Até o momento, nada foi provado contra ele. Nem mesmo houve algum julgamento na Justiça. Esse tipo de imprensa não é séria, não tem credibilidade e não dá para defender que os veículos de comunicação tenham o direito de publicar o que bem entendem sem responsabilização”, comentou.

Prefeitura prioriza Bonilauri/Jardim Jerivá

Ao finalizar seu discurso, Gilberto voltou a falar sobre o impasse das moradias no Conjunto Jerivá e defendeu a Prefeitura de Pinhais, lembrando que gestões são passíveis de cometer erros, mas acredita que o município tem acertado muito mais. Inclusive, nesse caso. “Vejamos a situação. Colombo tem uma área seis vezes maior do que Pinhais, aproximadamente. E, mesmo assim, o município vizinho não deu conta de construir cerca de 27 casas para seus moradores. É um absurdo esperar dois anos e quatro meses para resolver a situação dessas pessoas e ,de repente, como num passe de mágica, resolverem a situação dando para essas pessoas de Colombo as casas do município de Pinhais. Houve uma liminar da Justiça Estadual autorizando os moradores a ocupar as casas. Contudo, o próprio juiz terminou por afirmar que não é da competência dele, da Justiça Estadual, julgar essa questão, pois se trata de obra do Governo Federal. Enfim, é um absurdo . Em 2009, logo no início da gestão do Luizão, na primeira visita ao gabinete do Prefeito. Lembro que havia três ou quatro pilhas de documentação. O Luizão me disse que se tratavam dos documentos sobre a realocação e regularização dos moradores do Conjunto Renato Bonilauri/Conjunto Jerivá, que estavam parados desde 2007. Ou seja, a Prefeitura, desde o início da primeira gestão, tem estado empenhada, focada, colocado como prioridade, resolver esses problemas. Essa gestão pode ter errado em algumas coisas, mas tem acertado muito mais, a exemplo dessa demanda”, defendeu.

 

Márcia Ferreira defende direito das famílias de Pinhais por moradias no Jardim Jerivá e responsabiliza COHAPAR pelo impasse

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) falou sobre o episódio dos moradores de Colombo realocados para as casas do Jardim Jerivá. “No último dia 5, foi um dia de muita luta por moradia. Eu participei do processo de realocação dos moradores das margens dos rios de nossa cidade para o Renato Bonilauri. Como ex-Secretária de Assistência Social, acompanho esta realocação do Jardim Jerivá desde do início e estive acompanhando a situação dos moradores que estão aguardando uma residência nesse bairro. Moradia é um direito garantido pela Constituição para todas as pessoas e, de fato, o governo do estado deve achar uma solução para as famílias de Colombo, mas essas casas do Jerivá são por direito das famílias de Pinhais. Há noventa casas desocupadas, mas também há pelo menos, noventa famílias à espera morando em área de risco, nas margens do Rio Atuba, mais as 29 do Sol Nascente. As moradias são resultado do pagamento de impostos pelo povo, são um direito justo, garantido pela Constituição Federal. Foi dito muito hoje, na tribuna, sobre esse problema, quem errou, quem estaria certo ou não. Mas quem está certo é o povo que paga seus impostos e há muito tempo espera para exercer o seu direito a moradia”, avaliou.

Defesa dos moradores de Pinhais

A peemedebista contou que compareceu ao local, estando a par do que aconteceu. “Nós, vereadores, fomos chamados pelas famílias para defender a população. Não dá pra dizer que a responsabilidade não é da COHAPAR, porque ela é a principal responsável. A COHAPAR é quem faz o sorteio das casas, precisa ser responsabilizada e achar uma solução para o problema que eles criaram. Agiram de maneira equivocada sim. Enrolou a todos. Vou estar sempre em defesa das famílias de Pinhais, para que a situação seja resolvida da melhor forma e desejo que a situação das famílias de Colombo também seja solucionada. Essas 27 famílias de Colombo também estão em busca de seus direitos e a COHAPAR precisar resolver a questão delas, pois eles precisam realmente de suas casas. Agora, o governo precisa resolver isso de outra forma, pois em Pinhais temos muitas famílias que necessitam e estão à espera dessas casas do Jardim Jerivá. Queria parabenizar a postura da equipe da Regularização Fundiária de Pinhais que realiza um excelente trabalho e também esteve lá lutando na defesa dos direitos das famílias de nossa cidade”, afirmou.

Inscrições para o Selo Social

Em nota a Vereadora Márcia Ferreira informou sobre as inscrições para as empresas interessadas em participar da edição do Selo Social 2015, Lei Nº 1435, de sua autoria, “Estão abertas as inscrições para o Selo Social e as empresas devem encaminhar para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no prazo de 05/11 à 25/11, a ficha de inscrição, o projeto e os documentos comprobatórios descritos no chamamento público, que podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal. Partícipe, seja uma empresa cidadã e apoie ­os projetos sociais e sustentáveis em nossa cidade”, disse.

Mais informações pelo telefone (41) 3912-5651 ou através do e-mail: industiraecomercio@pinhais.pr.gov.br.

Projeto Alegria arrecada 12 mil brinquedos

O evento beneficente do Projeto Alegria, realizado no Cenforpe, foi elogiado na tribuna pela vereadora. “Gostaria de agradecer à equipe da Secretaria de Educação, que mais uma vez permitiu a realização desse projeto. Foram arrecadados 12 mil brinquedos para doação a instituições e projetos sociais. Durante o evento, foi realizado o concurso Miss Paraná Teen 2015. Parabéns ao meu querido amigo Wellington Igor, que organizou o concurso, e às meninas participantes, que estavam lindas. Foi um verdadeiro show de beleza e solidariedade. Parabéns a todos. É um orgulho para mim poder colaborar e ser madrinha deste projeto, sobretudo pela grande demonstração de solidariedade”, finalizou.

 

Notícias de Gabinete

Onde estou? Que rua é esta? Cadê as placas de identificação das ruas em Pinhais?

vereador demetrio

Segundo o vereador Prof. Demetrio, para quem possui GPS ou costuma sempre estar acompanhado de um mapa, talvez a falta de placas de identificação das ruas não seja um problema, mas para a maioria dos motoristas, pedestres e munícipes de Pinhais, saber onde está é uma tarefa difícil.

Quantas são as ruas que você já passou e não conseguiu identificá-las?

Há muito que não são feitas novas placas de identificação de ruas em Pinhais. Quando é encontrada uma, a mesma está desbotada e inelegível, pois por ter sido confeccionada em material adesivo, do tipo ploter, sua pintura não mais existe devido ao fato de que o tempo de duração da mesma já há muito foi ultrapassado.

Em bairros como o Jardim Cláudia, Jd. Weissópolis e Jd. Amélia, o problema é mais marcante que em outras regiões do município. Nestas localizações, é possível um motorista ou pedestre atravessar quatro ou cinco esquinas e não conseguir identificar onde o mesmo se encontra. Pessoas pedindo informação do tipo “Que rua é esta?”, é comum.

O vereador prof. Demetrio, preocupado com esta situação, protocolou Requerimento, nesta última terça-feira, 10 de Novembro, solicitando que seja dada uma solução para este problema.

O vereador disse acreditar que o seu Requerimento será acatado, mas informou que devida à burocracia e a possível necessidade de realização de licitação, as ruas permanecerão sem identificação por um bom tempo.

 

Vereadora Jane Carteira parabeniza a Guarda Municipal pelo trabalho realizado em Pinhais

jane

Vereadora Jane Carteira (PR) parabenizou a Guarda Municipal pelo trabalho que vem sendo realizado em Pinhais, com muita eficácia e rapidez em suas operações.

Na última semana, a Guarda atuou de forma brilhante em dois casos: no primeiro, um senhor teve seu carro roubado e bem na hora a GM estava passando. Seguiram o indivíduo, conseguiram alcançá-lo, recuperam o veículo e prenderam o indivíduo. No segundo caso, em uma abordagem a dois rapazes que aparentavam ser suspeitos, encontraram com eles duas armas, dinheiro e 15 celulares que tinham sido roubados em uma loja da Av. Iraí. “Que vocês continuem assim, trabalhando de forma eficaz e segura. Certamente, depois que a Guarda foi para as ruas, diminuiu muito a criminalidade aqui em nosso município”, comemorou Jane.

Moradias do Jerivá

A parlamentar falou do ocorrido nas casas do Conjunto Jerivá, que foi ocupado por famílias de Colombo. “Não foi justo o que ocorreu. Muitas famílias de Pinhais estão na fila de espera pelo sorteio de suas casas há muito tempo, e até agora nada”, lamentou Jane.

Obras não param em Pinhais

A vereadora destacou que as obras não param em Pinhais, o que deixa a cidade cada vez mais bonita. “As obras não param por aqui. Estão realizando o desentupimento de bueiro na Rua Salgado Filho, pinturas de sinalização asfáltica, preparação para asfalto na Rua Sete de Setembro, pavimentação da Rua Graça Aranha e manutenção no sistema de iluminação pública”, apontou Jane.

Zoneamento

Jane disse estar feliz pelas áreas que estavam sem regularização desde 2004 e, agora, passarão a ter a documentação em dia para o uso de ocupação de solo urbano e disponibilização de 58 novas moradias para a região de Pinhais.

Alerta

Antes de finalizar, Jane alertou a população sobre o perigo das picadas de aranhas  marrom. “Nessa época do ano, muitas pessoas são picadas por aranhas. Se notarem um inchaço, acompanhado de dor e vermelhidão no local, procurem rapidamente uma unidade de saúde”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress