quinta-feira, 18 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 06/12/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 06/12/2016

por Vanessa Martins de Souza

Rosa Maria enfatiza solidariedade de brasileiros e colombianos

vereadora rosa

Nas Explicações Pessoais, a Vereadora Rosa Maria (PROS) teceu alguns comentários sobre o noticiário nacional da semana anterior, destacando que, em meio aos pesares, há, também, situações positivas. “Na semana passada, tivemos a terrível surpresa com o acidente do avião que transportava a equipe da Chapecoense. Foi uma semana pesarosa, de muitos sentimentos evocados. Na política, também não foi fácil. Se falta, no Brasil, alguns grandes políticos que deveriam dar o exemplo, não podemos generalizar. Falta, sim, mais ética na política, diria que falta até noção a alguns políticos. A política nacional tem se revelado uma caixinha de surpresas, a cada dia é uma reviravolta diferente. Enfim, na política tem faltado muitas coisas, a exemplo de solidariedade, desprendimento. Porém, com a tragédia da Chape, vimos belas demonstrações de generosidade, de solidariedade. O Atlético Nacional de Medellín , por exemplo, concedeu o título de campeão à Chape. Uma atitude que é motivo de admiração. O futebol, sempre tão competitivo, demonstrou que sabe ser solidário, também.

Foi uma grande demonstração de desprendimento, de solidariedade, de generosidade, de reconhecimento a um time que se tornaria campeão, mais tarde, pelo desempenho que vinha obtendo. O povo da Colômbia e o povo brasileiro também demonstraram muita solidariedade. Vimos manifestações de garra, força, de muito amor ao próximo por parte do povo brasileiro com essa tragédia”, considerou.

Espaço de Leitura no Bosque Municipal

A inauguração do Espaço da Leitura, no Bosque Municipal, recebeu elogios da parlamentar. “Parabenizo à Secretaria de Meio Ambiente e à Secretaria de Obras pela inauguração deste magnífico Espaço da Leitura, no Bosque, perto da Estância Pinhais. Hoje passei por lá e constatei que o Espaço da Leitura já contava com várias pessoas usufruindo do local. Uma iniciativa criativa, inovadora, de incentivo à leitura, que deve ser valorizada por todos”, parabenizou.

12ª. Cantata de Natal

No Bosque Municipal, ainda, Rosa salientou a apresentação da 12ª. Cantata de Natal que, em 2016, será realizada no sábado, 12/12, a partir das 20 horas. “A tradicional Cantata de Natal é mais um evento imperdível da nossa cidade, com a apresentação do coral de 1 mil vozes com alunos das escolas da rede municipal, que ensaiaram por meses para este espetáculo. E lembrando ainda que, na mesma data, a partir das 15 horas, já haverá atividades para as crianças , junto com a RPC-Rede Paranaense de Televisão, no Bosque”, lembrou.

 

Vereador Tavinho alerta para golpe contra segurados do Pinhais Previdência

vereador tavinhoO Vereador Tavinho (PT) alertou à população, nas Explicações Pessoais, sobre um golpe que tem sido aplicado em Pinhais, atingindo aos segurados do Pinhais Previdência.

“Trata-se de um jovem casal que aborda as pessoas falando de aposentadoria, a quem queira receber o seguro da Pinhais Previdência. É preciso cuidado com essa dupla, pois a única intenção é obter todos os dados e informações do segurado para agirem criminosamente em seu nome”, alertou o parlamentar.

Reforma da Previdência

A reforma da Previdência, proposta do Governo Federal apresentada ao Congresso Nacional na segunda-feira (05/12), foi criticada pelo parlamentar. “Mudaram a regra do jogo no meio do caminho. Do contrário, se as regras não forem mudadas, a informação que obtivemos é que o sistema irá falir. Se for aprovada, essa proposta deverá dificultar em muito a obtenção de aposentadoria pelo trabalhador assalariado.

Serão 40, 50 anos pagando ao INSS e se o contribuinte ainda não tiver 70 anos, não consegue se aposentar. Uma lástima, uma alteração muito injusta com o trabalhador assalariado. Parece até brincadeira… Curiosamente, não se fala em mexer, em alterar nada na aposentadoria dos políticos, dos parlamentares, dos militares, dos juízes e magistrados, em geral. Por que não cortam as aposentadorias dos altos escalões como a dos deputados, dos magistrados? O Judiciário conta com uma série de mordomias como, auxílio-moradia, enquanto o trabalhador assalariado terá de pagar a conta desse rombo da Previdência. Defendo que a Previdência dos altos escalões tem de ser revista, também. Não é justo apenas o trabalhador assalariado arcar com os custos dessa reforma”, indignou-se.

Liminar

O petista parabenizou pelo deferimento à medida liminar, uma decisão monocrática do Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio de Mello, determinando a saída do Senador Renan Calheiros(PMDB) da Presidência do Senado. “Parabéns, Ministro, pelo deferimento da medida liminar. Está na hora de nossa política ser passada a limpo”, concluiu.

 

Vereador Binga defende “cortar na própria carne” para enfrentamento da crise

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) abriu seu discurso falando sobre a postura do Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). “É inaceitável contarmos com um Presidente do Senado que é réu em processo na Justiça. Se o Deputado Eduardo Cunha foi afastado da Presidência da Câmara dos Deputados, o Renan também deve ser afastado. Essa situação nos alerta para a necessidade de ética na política. Agora, o Renan corre o risco de cair da Presidência do Senado. Tá certo que enterraram nosso país, mas vejo um avanço, pois, antes nunca se passava pela mente de ninguém tentar tirar o Renan da Presidência do Senado”, avaliou.

Sobre a previsível queda na arrecadação das prefeituras, a partir de 2017, em decorrência da crise econômica, o vereador atentou para o fato de que é necessário, cada vez mais, habilidades administrativas para gerir as prefeituras. “A previsão é de que teremos uma redução gigantesca nos pagamentos de contratos nas prefeituras, acompanhada de uma redução gigantesca da entrada de recursos, por queda na arrecadação de tributos. Um claro sinal de que os futuros prefeitos terão de demonstrar uma maior capacidade de gerenciamento financeiro, maiores habilidades administrativas. Antevejo, até, uma possível redução no número de vereadores nas casas legislativas municipais, por necessidade de economia de recursos. Defendo que teremos de cortar na nossa carne nessa época de crise, se preciso. Se não fizermos isso, não vejo possibilidades de melhora. Creio que chegará ao ponto que, se nós mesmos, aqui, vereadores, não tentarmos moralizar a situação, cortando na nossa própria carne, teremos problemas com o próprio eleitor”, colocou.

Por fim, Binga parabenizou ao Ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, pelo deferimento ao pedido de medida liminar da REDE para a saída do Senador Renan Calheiros(PMDB) da Presidência do Senado. “Parabéns, Ministro. É preciso ouvir o clamor do povo nas ruas. Foi uma cartada quase inacreditável do Ministro”, analisou.

 

Joãozinho pede roçada em regime de urgência em pista de caminhada da Avenida Maringá

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) congratulou ao homenageado com Moção de Louvor durante esta sessão em plenário (06/12), Josino Klim, músico e compositor do município integrante da dupla ‘João e Josino’, uma proposição do Vereador Ari Valdir (PSDC). “Parabéns, Josino. Sua Moção foi aprovada por unanimidade hoje, na Casa. Sou filho de músico. Meu pai é músico e compositor de música de raiz. Gosto muito desse estilo musical. Merecidamente, o senhor, aliás, chegou à final de um festival musical, recentemente, aqui na cidade. Meus parabéns”, congratulou.

Um novo requerimento foi protocolado na Casa pelo Vereador à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O pedido, dessa vez, é referente à roçada em regime de urgência na pista de caminhada da Avenida Maringá. “Hoje, protocolei mais um requerimento à Secretaria, em regime de urgência. Aquela região da Avenida Maringá, próxima à Estrada da Graciosa, sentido Alphaville, está com muito mato, o que atrapalha a passagem das pessoas que ali fazem caminhadas. Com a chegada do calor, aumenta o número de pessoas que procuram s e exercitar, fazer suas caminhadas ali na pista, tanto de manhã, como à tarde e à noite. O mato está obstruindo a passagem dos transeuntes, interferindo no direito de ir e vir das pessoas e de praticar exercícios físicos. Peço à Secretaria que providencie a roçada o quanto antes, a fim de que as pessoas possam fazer sua caminhada com tranquilidade conforto”, pediu.

Queda na arrecadação

As perspectivas para 2107 também foram abordadas pelo parlamentar, que disse concordar que o próximo ano realmente não será fácil para o poder público. “Creio que teremos um ano difícil, árduo em todas as câmaras municipais, prefeituras, enfim, no poder público, em geral.

Haverá queda na arrecadação, essa é a estimativa, devido à crise econômica. Mas acredito que o caminho não é diminuir o número de vereadores nas casas legislativas dos municípios, mas, sim, diminuir os salários dos vereadores, tendo em vista a economia de recursos.

Se isso for feito, veremos realmente quem quer ser vereador porque quer trabalhar pelo povo, pela coletividade e não apenas por dinheiro. Sou contra a redução do número de vereadores porque isso retira a representatividade da população. O povo precisa de seus representantes dos bairros no poder público. Quanto mais representatividade tiver nas câmaras, melhor. Terá mais vereadores para defender seus interesses, mais vereadores a quem recorrer. Mais justa é a redução dos salários dos vereadores. Vereador tem de trabalhar pensando no bem da coletividade e não por causa do salário”, defendeu.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress