quinta-feira, 28 de março de 2024
Comandante da PM ressalta importância da parceria entre população e policiais

Comandante da PM ressalta importância da parceria entre população e policiais

Câmara Municipal de Curitiba

Na última quarta-feira, dia 11, a Câmara Municipal de Curitiba recebeu a visita do Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente-Coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção.

Durante pronunciamento, na Tribuna Livre, o Comandante falou sobre o projeto “Abrace seu bairro, abrace sua polícia”.

De acordo com o Tenente-Coronel Assunção, o projeto teve início dentro do próprio batalhão e contou com o apoio de todos. “Cada um dos 15 tenentes que integram a corporação (independente das suas atividades convencionais) escolheu um bairro para estabelecer um vínculo com o mesmo”, explicou. Segundo o responsável pelo 13º Batalhão, essa interação ocorre a partir do momento em que o oficial designado vai até a região e avalia as características, demandas e conhece as lideranças locais. “Com base no projeto, o oficial se torna uma referência capaz de auxiliar a comunidade em diferentes situações, como, por exemplo, criar mecanismos de auto-organização e proteção, dentre eles os Consegs e Associações de Moradores”, argumentou.

Projeto pode ser estentido

O Comandante destacou que o “abraço” deve ser recíproco. “A população também deve estabelecer uma relação de confiança com o policial. A ideia é que o projeto se estenda aos subtenentes, sargentos e, posteriormente, aos cabos e soldados”, destacou. Assunção frisou ainda que o projeto não implica em gastos extras para a Administração Pública, mas, por enquanto, está limitado ao 13º Batalhão. “Nada impede que, futuramente, o projeto seja adotado por outros regimentos ou por toda a Instituição, levando-se em consideração, é claro, as peculiaridades de cada bairro. O que deu certo no Capão Raso pode não funcionar na Caximba, por exemplo”, analisou.

Vereadores enaltecem projeto da PM

O vereador Tico Kusma (PROS), que fez o convite ao Comandante Assunção, destacou que se trata de um trabalho de interação social muito importante realizado pelo 13º batalhão. “O objetivo é estreitar os laços entre a comunidade e os policias responsáveis pela manutenção da segurança nos locais definidos. Ao todo”, são 15 bairros atendidos pelo projeto”, frisou.

Em defesa da população

Kusma ressaltou ainda a luta diária dos policias e as dificuldades que enfrentam em suas atividades profissionais. “Os policiais pertencem a uma das categorias que prestam juramento à Bandeira, comprometendo-se a doar a própria vida em prol da defesa do país e da população. O vereador também lembrou a recente aprovação do Conselho Municipal de Políticas Públicas do Município.

Apelo aos governantes

Pier Petruzziello (PTB), Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, parabenizou Tico Kuzma e exaltou a grande iniciativa do 13º Batalhão. “Quando houver respeito aos professores e policiais, o país vai avançar”, defendeu. Para Petruzziello, os policiais estão na linha de frente do atendimento à população, assim como os vereadores. “Faço um apelo aos futuros governantes no sentido de que valorizem o trabalho desses profissionais”, enfatizou. Segundo o parlamentar, o gesto dá um alento para as comunidades e também humaniza a figura dos policias.“Não devemos esquecer que por trás dessas fardas existem cidadãos, pais e mães de família”, lembrou

Critério de escolha dos bairros

Professora Josete (PT) disse que acredita na concepção de uma polícia comunitária e acha positivo que a iniciativa tenha surgido dentro da própria Instituição. A vereadora indagou sobre o critério que determinou a escolha dos bairros e se há perspectiva para a ampliação do projeto. Em resposta, o Coronel disse que o projeto, inicialmente, vai ser realizado apenas nos bairros atendidos pelo 13º batalhão, mas pode ser ampliado. “Tudo vai depender das características específicas de cada área e de cada batalhão”, explicou.

Tribuna Livre

Para Valdemir Soares (PRB), a Tribuna Livre do dia 11 foi uma das mais interessantes dos últimos seis meses. “Devemos valorizar todas as iniciativas que objetivam criar rotinas mais eficientes para a segurança pública, principalmente no que diz respeito ao combate às drogas”, disse Valdemir. O vereador entende que a presença ostensiva de policiais nas praças e bosques da cidade pode inibir a atuação do tráfico.

Outras participações

Também se manifestaram os vereadores: Dirceu Moreira (PSL), Carla Pimentel (PSC), Geovane Fernandes (PTB), Pedro Paulo (PT), Rogerio Campos (PSC), Cristiano Santos (PV), Bruno Pessuti (PSC), Mestre Pop (PSC), Colpani (PSC), Tito Zeglin (PDT), Professor Galdino (PSDB), Chico do Uberaba (PMN) e Zé Maria (SD)

Oficiais do projeto

Estavam presentes na sessão plenária alguns dos oficiais que participam do projeto: Rafael Kowalski (Umbará), Luciano Rasera (Portão), Leandro Moreira (Fanny), Wagner (Novo Mundo), Diogo Sampaio (Campo de Santana), tenente Danusa (Xaxim), Cristiano Machado (Sítio Cercado), Maria Cecília (Capão Raso), Cleverson Faustino (Guaíra) e Gustavo Dresch (Caximba).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress