Escrito em por

pinhais02

 

Com um acervo de mais de 26 mil títulos, o local é um ótimo espaço para quem gosta de ler ou precisa realizar alguma pesquisa

No Dia Mundial do Livro, comemorado no último dia 23, visitamos a Biblioteca Pública de Pinhais, localizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Com um acervo de mais de 26 mil títulos de diversos temas, assuntos e novos lançamentos, o local é um ótimo espaço para quem gosta de ler ou precisa fazer uma pesquisa. A biblioteca oferece gratuitamente ao público o empréstimo de livros, além de disponibilizar jornais e revistas para consulta, gibiteca, visitas monitoradas e troca de livros.

Nos dias atuais, apesar da tecnologia ser a opção preferida das crianças, o livro não deixou de ser uma escolha para os pequenos. É o caso de José Bosco Tian Ci Xiao Li, de 9 anos. Nascido na China, ele veio com os pais para o Brasil e há cinco anos mora em Pinhais, no bairro Emiliano Perneta. A mãe do “pequeno leitor”, Maria Xiao, conta que soube da biblioteca quando esteve no Bosque Municipal e assistiu a uma contação de histórias. Como aprovou a ação, conversou sobre o assunto com os organizadores e recebeu a indicação de visitar a Biblioteca de Pinhais. “Eu e meu marido viemos com ele pela segunda vez. A gente gosta de incentivá-lo a praticar a leitura. Ficamos aqui por aproximadamente duas horas e neste tempo ele leu e até brincou um pouco”, disse a mãe. Ela menciona ainda que, além da família praticar a leitura no local, o filho adora levar emprestado para casa alguns livros de literatura infantil.

O atendimento da biblioteca é diário e a presença de pessoas no local é constante, sendo que maioria vem para fazer empréstimos, explica a bibliotecária Elaine Biss. “A gente percebe que há preferência pelos livros de literatura e romances. Vale destacar que a procura por poesias vem aumentando. Tem quem goste do livro digital, mas pegar o livro e senti-lo na mão, ter este contato, além do lado afetivo, faz da leitura um ato de prazer, um momento que envolve a pessoa”, destaca.

A bibliotecária comenta que em média são realizados 600 empréstimos por mês e o local, mesmo existindo há quase 15 anos, sempre recebe novos visitantes, que acabam tendo uma agradável surpresa e ficam impressionados com o volume do acervo, a qualidade, e principalmente, pela atualização das obras. Além dos clássicos, como “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, por exemplo, são adquiridos todos os anos livros novos como trilogias, séries, e aqueles que viram febre, entre outros gêneros, tudo para agradar os diferentes gostos literários.

Outra surpresa que chama atenção dos frequentadores é conhecer as ações desenvolvidas. A biblioteca é responsável por ações que contribuem para incentivar e criar o hábito da leitura no município, como os projetos “A hora do conto”, “Alimente sua mente”, Bosque Literário, entre outros.

Independente se você tem intenção de ler, fazer um empréstimo ou precisa fazer uma pesquisa, conheça o local. A iniciativa, como diz a bibliotecária, será prazerosa e surpreendente. “Faço um convite às pessoas: venham conhecer a Biblioteca Pública de Pinhais! Serão bem recebidas e atendidas. E como falei, certamente terão uma surpresa positiva. Seja pelo vasto acervo disponível, pelo bom ambiente físico, pelo atendimento que fazemos e procuramos dar, com sugestões e orientações para ajudar o usuário no caso que ele precisa. Venham conhecer e venham com esta expectativa de uma surpresa agradável, pois é isto que buscamos proporcionar as pessoas” afirmou Elaine Biss.

Cadastro

As pessoas podem fazer empréstimos de livros por meio de um cadastro. Para o cadastramento é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atual (preferencialmente conta de água, luz ou telefone), RG ou Certidão de Nascimento. Já para menores de 10 anos só poderão fazer o cadastro com a presença dos pais ou responsável. O usuário tem a permissão de fazer o empréstimo de cinco obras por vez, sendo três livros técnicos ou didáticos e dois de literatura. O prazo de empréstimo é de 14 dias, com possibilidade de renovação por mais 14.

Consulta acervo

O acervo das obras pode ser consultado pela internet. Os dados estão disponíveis em um sistema informatizado, o “Pergamum”, que facilita a busca de títulos. Para fazer a consulta online, acesse o link.

Outras bibliotecas do Município

Além da Biblioteca Pública de Pinhais, há também no município outras duas: a do Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) e a do Centro da Juventude (CJ). O acervo dos locais também está disponível no sistema “Pergamum”.

A do CEU tem cerca de 3 mil títulos disponíveis. A Biblioteca do CEU fica na Rua Rio Trombetas, 828, no bairro Weissópolis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5487.

A biblioteca do Centro da Juventude disponibiliza 3 mil livros para a comunidade. O CJ está situado na Rua Ataulfo Alves, s/n, no bairro Maria Antonieta. O atendimento é de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e das 13h às 15h. O telefone para contato é: (41) 3912-5746.

Serviço

A Biblioteca Pública de Pinhais está localizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Rua 22 de Abril, 305, no bairro Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5637.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)