quarta-feira, 24 de abril de 2024
Área da Bacia do Rio Itaqui está livre para implantação do Parque Industrial

Área da Bacia do Rio Itaqui está livre para implantação do Parque Industrial

campolargo03

 

Aconteceu no dia 29 de junho, na sede da Acicla, a assinatura do decreto de desafetação da Bacia do Rio Itaqui, liberando a área para a construção do Parque Industrial de Campo Largo. Trata-se da última etapa do processo que abrange o novo sistema de abastecimento de água no município que passou a operar a partir da represa do Rio Verde, sendo desativada a Bacia do Itaqui.

Com a desafetação, a Bacia do Rio Itaqui passa a ser de controle e competência do município, estando liberada para instalação de indústrias, uma conquista histórica para Campo Largo.

Durante a solenidade, o Prefeito Affonso Guimarães agradeceu o empenho de todos neste processo – Acicla, Comec, Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente e Governo do Paraná. “Sem dúvida, é um marco na história do município, uma ação que traz novas possibilidades, garantindo mais divisas, emprego e renda”, disse.

O presidente da Sanepar Mounir Chaowiche considera que com o Parque Industrial Campo Largo viverá “um novo momento”. “Quando se tem uma parceria como temos em Campo Largo as coisas acontecem”, disse.

A solenidade contou com a presença do chefe da Casa Civil Valdir Luiz Rossoni, o secretário estadual de Meio Ambiente Paulino Mexia, o diretor presidente da COMEC Omar Akel, o presidente da Sanepar Mounir Chaowiche, o presidente da Acicla Marcelo Weber, secretário municipal de meio ambiente Fernando Tozetti e demais secretários municipais, empresários e vereadores.

Novo sistema de abastecimento

O novo sistema de abastecimento de água, inaugurado no último dia 4 de abril, passou a utilizar o Rio Verde desativando assim a área do manancial do Rio Itaqui. A obra abrange investimentos de R$ 47 milhões e está dimensionada para garantir o abastecimento até o ano de 2027.

A escolha da região da Bacia do Rio Itaqui para implantação do Distrito Industrial baseia-se na amplitude da área e na facilidade de instalação de indústrias no local. Além disso, a mudança propôs um modelo de captação de água melhor do que o vigente.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress