Escrito em por

Todos os alunos dos 3º anos das escolas municipais de Quatro Barras estão realizando desde o dia 19 a Avaliação Nacional de Alfabetização. A prova é resultado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), firmado entre o município e o governo federal, que prevê que ao término do 3º ano do Ensino Fundamental todos os alunos até os oito anos de idade estejam alfabetizados.

A prova é aplicada em todo o Brasil e está avaliando mais de três milhões de alunos, até o próximo dia 28. Em Quatro Barras, na quarta-feira (19) foram aplicadas as provas de Português e na quinta (20) as de matemática. Cerca de 400 alunos estão respondendo às questões.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos em prol da alfabetização. Segundo prevê o pacto, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Para isso, o pacto se fundamenta em quatro eixos de atuação: a formação continuada de tutores e professores alfabetizadores; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e gestão, mobilização e controle social.

Em Quatro Barras, duas tutoras recebem capacitação periódica e são multiplicadoras, passando os conhecimentos às professoras alfabetizadoras, que também recebem uma bolsa do programa. O pacto atua no 1º, 2º e 3º anos, períodos em que o processo de alfabetização realmente se efetiva.

“O pacto é, antes de tudo, um compromisso que o município assume em prol da alfabetização. A partir dele, planejamos e aplicamos os conteúdos, focando na alfabetização e na qualidade do ensino”, contou a secretária da pasta, Maria Rodrigues.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)