Escrito em por

pinhais01

 

Parceria entre Detran, Concessionária e Prefeitura de Pinhais vai levar estudantes da cidade para participar de projeto educativo.

Com o objetivo de desenvolver nas crianças, desde cedo, a consciência de respeito às leis de trânsito, a Prefeitura de Pinhais vai levar alunos da Rede Municipal de Ensino, com idade entre 6 e 12 anos, para participar do projeto “Centro de Cidadania”, realizado na minipista da Concessionária Ecovia, localizada em São José dos Pinhais e que conta com o apoio da Renault. A primeira aula, aconteceu no dia 26, quarta-feira, e contou com a participação de 35 alunos do 3º ano da Escola Municipal Antônio Alceu Zielonka.

Aulas teóricas e práticas

Segundo o Coordenador de Tráfego da Ecovia, Andrei Rogerio Gobi, o Centro de Cidadania tem o objetivo de abordar a questão do trânsito de forma teórica e prática, fazendo os alunos vivenciarem situações. “Temos duas etapas no projeto. A primeira é a parte teórica, onde fazemos uma palestra voltada para a área do trânsito, damos informações, exemplos de situações e tiramos dúvidas, sempre com o apoio do BPTRAN-Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná). A segunda parte é prática, ministrada no Centro de Cidadania. Na pista educativa, com ruas, calçadas e ciclovias, são utilizados carros elétricos, bicicletas e cadeira de rodas, onde a criança passa por todos os cenários do trânsito. Uma hora ela é motorista, depois pedestre, ciclista e pessoa com necessidade especial. Tudo isto para vivenciar e saber como funciona o trânsito” explicou o coordenador.

Iniciativa maravilhosa

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, acompanhou a visita e enalteceu o valor do projeto que vai receber outras unidades de ensino do município. “Esta iniciativa é maravilhosa, ela contribui para formar cidadãos mais conscientes. Quem participar vai saber que existem direitos e deveres e que devemos ter muito cuidado em uma via, pois muitas famílias já perderam um ente querido no trânsito. Isso dá uma visão diferente” afirmou.

Fiscalizadores dos pais

Para o diretor de gestão de pessoas do Detran-PR, Marinho Guimarães, a educação sobre o trânsito precisa ser trabalhada com os alunos, desde pequenos. “As crianças acabam se tornando ‘fiscalizadoras’ dos pais e chamando a atenção quando estes cometem alguma infração. E se aprendem cedo, acredito que dificilmente se tornam infratores quando adultos”, comentou.

pinhais11 pinhais12 pinhais13

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)