quarta-feira, 24 de abril de 2024
Aluna do Colégio Mathias Jacomel é medalhista de ouro nas Olimpíadas Brasileira de Matemática

Aluna do Colégio Mathias Jacomel é medalhista de ouro nas Olimpíadas Brasileira de Matemática

IMG_8151

 

Filha de Carlos e Dalita, Cecilia Mileski é moradora do bairro Vargem Grande. Com o objetivo de participar das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foi estudar no Colégio Mathias Jacomel, onde, aos 12 anos, cursa o sexto ano.

Desde o início do ano letivo, se prepara para ingressar no Colégio Militar, e para isso frequenta também um curso particular. O empenho, o gosto pela matéria e a vontade de aprender cada vez mais são os diferenciais de Cecilia.

A OBMEP é realizada em duas etapas, sendo a primeira formada por questões de múltiplas escolhas, onde o aluno deve assinalar apenas uma resposta correta. Já na segunda fase, a prova exige que o aluno faça uma descrição de como chegou ao resultado, indicando os passos dos cálculos. Em sua primeira participação na OBMEP, nossa entrevistada garantiu a primeira medalha de ouro do Colégio Mathias Jacomel.

Rotina de estudos

Além de dormir cedo e acordar cedo, sua rotina de estudos é baseada na resolução de 25 exercícios por dia. Passa a tarde toda estudando, mesmo durante o período das férias escolares. Quando viaja com a família, sempre leva as apostilas e mantém a rotina de estudos.

Durante as férias de julho, resolveu mais de mil questões, juntamente com seu grupo de estudos. Tem dias que Cecilia resolve 50 exercícios em um dia, porém não deixa de resolver os 25 no dia seguinte. Ela sempre conta com o auxílio da mãe Dalita e das professoras, que imprimem os exercícios para facilitar a vida dela. “Para quem não gosta de matemática, aconselho que comecem a praticar. A prática e o entendimento faz com que a gente passe a gostar desta matéria. Quanto mais eu pratico, mais eu gosto. Assim é para todas as pessoas que estudam matemática. Posso dizer, com toda a certeza, que a matemática mudou minha vida. O mais importante é que cada aluno descubra o melhor horário para realizar a sua rotina de exercícios, de acordo com sua experiência de estudos. Não há melhor horário do dia para estudar, cada um faz seu horário. Jamais devemos colocar barreiras ou dificuldades para aprender. O diferencial das pessoas está na vontade de vencer e fazer as coisas acontecerem, sem pensar naqueles que não querem estudar”, afirma Cecilia.

Futuro

Cecília irá fazer a inscrição no PIC (Programa de Iniciação Científica), e, a partir do início de 2017, passará a contar com o acompanhamento e orientação dos professores deste programa, o que permitirá que ela aprenda novos conteúdos e ainda conte com um pequeno reforço financeiro, que irá ajudá-la com algumas despesas de estudo.

Nossa medalhista quer estudar no Colégio Militar do Paraná e após a conclusão do Ensino Médio planeja cursar uma faculdade de engenharia.

Estímulo aos alunos

Segundo a professora de matemática que lecionou para a turma da Cecília durante este ano, esta foi uma forma encontrada pelo MEC para que o aluno possa participar da avaliação da qualidade de ensino e seja estimulado a se dedicar mais à matemática. A escola tem a liberdade de optar ou não pela participação na Olimpíada, porém o Colégio Mathias, através de sua diretora, Ana Olímpia, fez questão de fazer parte do projeto por acreditar no crescimento dos alunos. Todos garantem que Cecília é uma aluna muito esforçada e que está sempre em busca de conhecimento, por isso estuda tanto e assim consegue atingir suas metas.

O Colégio Mathias Jacomel disponibiliza um reforço escolar para ajudar os alunos a entender melhor a matéria. Os profissionais da educação do colégio estão confiantes na possibilidade de melhorar ainda mais a nota no IDEB para o próximo ano, situação motivada pela empolgação que a medalha de ouro trouxe para todos os alunos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress