quinta-feira, 18 de abril de 2024
Agentes de combate à dengue orientam alunos da rede municipal de ensino

Agentes de combate à dengue orientam alunos da rede municipal de ensino

pinhais01

 

Por meio de palestras, ministradas pelos agentes de combate a endemias, diversas informações foram repassadas a fim de prevenir a doença

Com intuito de prevenir a Dengue, e demais doenças relacionadas à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, os agentes de combate a endemias, do Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, promovem palestras nas escolas municipais de Pinhais. A iniciativa integra as atividades da Semana Municipal de Combate à Dengue, prevista pela Lei Municipal nº 1485/2013.

Durante todo o mês de novembro, foram realizadas diversas ações para que toda a comunidade seja alertada sobre os riscos da doença e também sobre formas de prevenção. Além das ações promovidas nas escolas, os agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam visitas periódicas em pontos estratégicos e residências, para levantamento de índices, reconhecimento geográfico, monitoramento de armadilhas, pesquisas vetoriais especiais e delimitação de foco, como forma de auxiliar no monitoramento e controle dos vetores.

Dengue

A dengue é uma doença causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas no corpo e nas patas.

Entre os sintomas da doença estão a falta de apetite, febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, musculares e nas articulações, cansaço, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, principalmente em crianças, entre outras manifestações. Já são conhecidos quatro tipos de vírus da dengue, que são chamados de DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Quando o mosquito da dengue está contaminado com o vírus da doença e pica uma pessoa ela pode apresentar desde uma dengue inaparente (quando a pessoa está com a doença, mas não tem nenhum sintoma), até a dengue hemorrágica, que pode levar à morte.

Febre Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações, o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Zika Vírus

A Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, como o Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, dor articular, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress