sexta-feira, 29 de março de 2024
Ações educativas integram Campanha de Carnaval no Município de Pinhais

Ações educativas integram Campanha de Carnaval no Município de Pinhais

pinhais06

 

Direcionada à população sexualmente ativa, a campanha tem como tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use camisinha”

Como parte da programação da Campanha de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Pinhais realizou ações educativas. As atividades ocorreram em supermercados do município, por serem locais com grande circulação de pessoas. Além disso, os profissionais do Centro de Controle de Agravos (CCA) estiveram no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) e repassaram informações sobre a campanha.

O objetivo desta iniciativa é intensificar a prevenção à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DST). Direcionada à população sexualmente ativa, a campanha tem como tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use camisinha”. Culturalmente as ações são de fundamental importância para reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção em todas as relações sexuais, e para alertar quanto ao risco de infecção pelo HIV.

Em Pinhais, as atividades relacionadas à campanha seguem até o dia 5 de fevereiro, com abordagens no Terminal Metropolitano de Pinhais. A programação conta com distribuição de materiais informativos, ações educativas e disponibilização de preservativos para a população em geral. As ações são realizadas pelo Centro de Controle de Agravos em parceria com a Vigilância Epidemiológica e o CAPS-AD.

Cuidados

De acordo com o Ministério da Saúde, estar ciente do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, caso a pessoa tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame. A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame, laboratorial ou o teste rápido, busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

Serviço

A testagem rápida para o HIV está disponível para a população em geral nas Unidades de Saúde da Família e também no Centro de Controle de Agravos (CCA), localizado na Rua 15 de Novembro, 92, Centro. Mais informações sobre este serviço e a Campanha de Carnaval pelo telefone (41) 3912-5399.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress