Escrito em por

piraquara01

Foto: Bruno Oliveira – PMP

Os serviços de combate às enchentes diminuíram o número de ocorrências mesmo com o grande volume de chuva registrado

Piraquara registrou na última semana um dos períodos mais chuvosos dos últimos anos. Entre quarta (21/10) e quinta (22/10), o acumulado foi de 95 milímetros, o equivalente a 70% do esperado para todo o mês de outubro. Em virtude das ações preventivas executadas pela Prefeitura os problemas foram amenizados no Município, mesmo com o grande volume de chuva.

Em junho de 2013 uma chuva de 79 milímetros causou inúmeros alagamentos em diferentes regiões de Piraquara. Nesta última quinta (22/10), dia de maior intensidade da chuva, o número de ocorrências foi menor. “Foi um grande volume de água que causou danos em vários municípios. Infelizmente ainda tivemos alguns problemas, mas se compararmos com as outras chuvas foram bem menores”, explica o Prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

Prevenção

No início de setembro, em decorrência da instabilidade meteorológica, a Prefeitura intensificou os serviços de prevenção em locais considerados de risco. A Secretaria de Infraestrutura utilizou uma escavadeira hidráulica adequada para o serviço, com capacidade de alcance de 15 metros, própria para o desassoreamento de rios.

Foram realizadas ações específicas nos bairros Guarituba, Guaritubinha, Araçatuba, Vila Fuck, Planta Deodoro, Santa Mônica e Bela Vista. Equipes realizaram limpezas de valeta, construção de galerias de águas pluviais, abertura de lagoas de contenção e grandes limpezas em canais extravasores. O trabalho resultou na remoção de toneladas de lixo e sujeira que impossibilitavam o escoamento adequado das águas.

Trabalho permanente

O trabalho de prevenção continua por todo o Município e nas áreas consideradas de risco. As intervenções amenizam o problema dos alagamentos e evitam transtornos maiores em dias de chuva.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)