Escrito em por

pinhais03

 

O mês marca a luta e conscientização contra a Aids e as infeções sexualmente transmissíveis

Diversas ações foram realizadas em Pinhais em menção à Campanha Dezembro Vermelho. O mês marca a luta e conscientização contra a Aids e as infeções sexualmente transmissíveis.

Por meio da Secretaria de Saúde, foram promovidas atividades junto à população em geral para despertar a compreensão a respeito do tema. Os profissionais realizaram distribuição de preservativos e orientações acerca das doenças infecciosas e parasitárias.

Houve ainda a distribuição de material informativo e a utilização do ônibus CTA Itinerante, realizando aproximadamente 90 testes rápidos de HIV em uma das avenidas mais movimentadas do município, a Camilo Di Lellis.

O CTA Itinerante é uma unidade móvel vinculada ao Centro de Controle de Agravos (CCA), onde uma equipe é deslocada para a realização de atendimentos em unidades de saúde e outras instituições, bem como para campanhas e eventos.

Além disso, houve a promoção da educação continuada com os profissionais de saúde da família, abordando assuntos sobre o mês de luta e conscientização contra a Aids e as infeções sexualmente transmissíveis.

Lembrando que o HIV, vírus da Aids, pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. Ressalta-se ainda que todas as gestantes devem realizar exame para o HIV durante o pré-natal, e orienta-se que todas as pessoas que praticam relações sexuais sem o uso do preservativo (camisinha) realizem o teste.

Teste para HIV

Em Pinhais, o teste para o HIV é ofertado gratuitamente no Centro de Controle de Agravos e nas Unidades de Saúde da Família. Há a disponibilização de teste rápido, que fornece o resultado em até 30 minutos.

No Brasil, todas as pessoas diagnosticadas com HIV recebem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento traz vários benefícios: reduz as complicações relacionadas às infecções pelo HIV, a transmissão do vírus, além de melhorar a qualidade de vida e diminuir a mortalidade.

Prevenção

O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infeção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.

Os preservativos são distribuídos gratuitamente nos serviços públicos de saúde.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)