Borrazópolis

turismo01

 

Fértil da Colina ao Vale

Colonizada na década de 40, no ciclo do café, Borrazópolis recebeu imigrantes japoneses, italianos, portugueses, espanhóis e ucranianos que contribuíram para a construção e diversificação cultural do município. A cidade tem a economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de milho, soja, trigo, frutas e olerícolas. Antigamente era conhecida como “Rainha dos Cafezais”.

Com aproximadamente 7.900 mil habitantes, a cidade está localizada no Norte Central do Paraná, a 263 km de Curitiba, compondo um dos 26 municípios do Vale do Ivaí. Borrazópolis faz divisa com Kaloré, Novo Itacolomi, Rio Bom, Faxinal, Cruzmaltina, Lidianópolis, Lunardelli e (…)


Oriovisto defende agilidade da reforma da Previdência

oriovisto

 

Senador paranaense afirma que “o Brasil quebra sem a reforma”. Para ele, a reforma se faz necessária por vários motivos, entre eles, pela equiparação do teto da aposentadoria.

O senador paranaense pelo Podemos, Oriovisto Guimarães, prevê que a reforma da Previdência Social (PEC 6/2019) seja aprovada em breve pela Câmara dos Deputados e que até agosto chega ao Senado Federal para ser discutida. Defensor da reforma, o senador disse,em entrevista ao Diário dos Campos, que somente a mudança na Previdência Social irá melhorar a situação econômica do país. “O Brasil quebra sem a reforma”, afirmou.

De acordo com ele, vários são os fatores que levam à necessidade de se implement (…)


Encontro com prefeituras esclarece dúvidas de processos relativos ao planejamento urbano

comec

 

A Comec realizou, na manhã do dia 10, segunda-feira, um encontro com prefeitos, secretários e representantes de prefeituras, para esclarecer dúvidas de processos relativos ao planejamento urbano – loteamento, parcelamento, desmembramento de solo, entre outros, que necessitam da anuência da Comec.

O encontro ocorreu após a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná emitir decisão, no último dia 23, quinta-feira, reforçando a necessidade de que os Ofícios de Registros de Imóveis das Comarcas inseridas na Região Metropolitana de Curitiba, somente procedam a averbação de loteamentos, desmembramentos e de condomínios inseridos em área de manancial, que possuam anuência prévia por parte da Comec. Com a decisão e o surgimen (…)


Governo prepara bases para criar 500 mil empregos no Estado

ratinho01

 

Afirmação foi feita pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior durante o lançamento, no Estado, do programa federal Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos, que busca iniciativas de sucesso na retomada do crescimento

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, no dia 13, quinta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do lançamento do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos. A iniciativa é do Ministério da Economia, em parceria com os governos estaduais e o Sebrae.

Ratinho Junior apresentou as principais iniciativas do Estado para alavancar a economia paranaense e afirmou que a expectativa é criar 500 mi (…)


Com liberação de recursos Prefeitura de São José dos Pinhais vai duplicar Rui Barbosa e retomar obras da Marechal Hermes

sj002

 

Na tarde do dia 13, quinta-feira, a Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, assinou a liberação de recursos para obras e investimentos no município. As obras contempladas incluem a duplicação da Avenida Rui Barbosa, pavimentações no bairro Guatupê, a retomada das obras na Rua Marechal Hermes, além da aquisição de um novo veículo.

O Governo, por meio de recursos de financiamento, liberou a verba no total de R$ 26.963.670,76 por meio do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Obras Públicas. A Sanepar também entregou uma bonificação de R$ 4.844.676,60 ao m (…)