Energia solar no Parque das Águas de Pìnhais gera economia de R$ 150 mil em um ano

pinhais02

 

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Parque das Águas de Pinhais já é um dos cartões-postais da cidade. Quando planejado, o pensamento foi a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Para isso, um dos destaques da sua estrutura é utilizar iluminação com energia solar. Com isto, neste tempo de funcionamento a Prefeitura já economizou cerca de R$ 150 mil. Além disso, a taxa de manutenção é de 6%, bem abaixo das lâmpadas convencionais que é de 20% ao ano.

Para a prefeita Marli Paulino, Pinhais já é exemplo de inovação em várias áreas, “e no caso da iluminação do nosso Parque das Águas não é diferente. Trabalhamos na otimização dos recursos públicos, para conseguirmos fazer mais por (…)


Presidente Bolsonaro azeda ainda mais relações com Congresso e STF

por Vanessa Martins de Souza

Entornou o caldo o compartilhamento de dois vídeos em favor do ato anti-Congresso, marcado para o dia 15, pelo Presidente Jair Bolsonaro. Mais uma vez, o presidente da República poderia ter evitado agravar o desgaste com o Congresso Nacional. Ao compartilhar vídeos pelos Whatsapp em apoio às manifestações populares contra o Congresso e o STF, o chefe do Poder Executivo indispõe-se com o parlamento e a Suprema Corte de maneira antidemocrática, beirando o autoritarismo. O Brasil é uma República Federativa Democrática em que os três poderes governam juntos – Executivo, Legislativo e Judiciário – de forma independente entre si.

Testar os limites da democracia

Embora a percepção seja a de que quem mais esteja governando é o Congresso Nacional e o STF, é lamentável que o chefe do Poder Executivo tenha endossado apoio ao ato popular contra os outros dois poderes da República. A impressão é a (…)


Guarda Municipal e Polícia Militar realizam blitze nas ruas de Pinhais

pinhais02

 

Em Pinhais, a união das forças de segurança é uma prática corriqueira. Além de estarem localizados em prédios vizinhos, a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) realizam periodicamente blitze conjuntas. A última delas aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 14, em algumas ruas e bairros de Pinhais, oportunidade em que foram realizadas a vistoria em veículos, conferidas documentações e inspecionadas situações suspeitas.

“Trabalhamos para atender as mais variadas necessidades da nossa população, e na segurança pública temos muito o que comemorar. A parceria da nossa GM com a PM é uma delas, que traz muitos benefícios para a nossa cidade e promove mais segurança para todos”, afirmou a prefeita de Pi (…)


Aula inaugural marca o início de uma nova jornada para os alunos do Cursinho Mais de Pinhais

pinhais01

 

Criado no ano de 2009, o programa já beneficiou milhares de alunos que conquistaram a tão sonhada vaga em diversas instituições de ensino

Entre umas das iniciativas de sucesso da Secretaria de Educação de Pinhais (Semed) está o Cursinho Pré-Vestibular Mais. Criado no ano de 2009, o programa já beneficiou milhares de alunos que conquistaram a tão sonhada vaga em diversas instituições de ensino. E a noite da segunda-feira, dia 17, marcou o início desta jornada para novos 130 estudantes, os quais participaram da aula inaugural do Cursinho.

Desenvolvida por meio da parceria entre a Semed e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), a ação visa preparar os alunos para o ENEM (…)


“Pinhais sai na frente ao investir 22% do orçamento anual em saúde”, afirma Secretária Adriana da Silva

adriana01

 

A Secretária Municipal de Saúde, Adriana da Silva Jorge Carvalho destaca que o município tem ido além do que determina a Constituição Federal, investindo mais que o percentual mínimo exigido de 15%. Em média, Pinhais tem investido, de 2013 a 2019, cerca de 22%, anualmente. Nesta entrevista exclusiva ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, a Secretária destaca os avanços e desafios na área, uma das mais complexas da gestão por demandar parcerias com a esfera federal e estadual para que a saúde pública funcione a contento a todos os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

A Gazeta Cidade de Pinhais: Com a i (…)