Comec entrega 15 novos ônibus para o trajeto Pinhais–Curitiba

comec01

 

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Empresa Expresso Azul entregaram, na sexta-feira, dia 15, novos ônibus que serão utilizados para o transporte coletivo metropolitano entre os municípios de Pinhais e Curitiba.

Os novos veículos possuem tecnologia Euro 5 com menor emissão de poluentes, são equipados com suspensão a ar, que proporcionam maior conforto aos usuários durante as viagens, e elevador para pessoas com deficiência.

“São 15 ônibus zero quilômetro que começam a circular nos próximos dias, assim que passarem por cadastramento e vistoria, e proporcionarão muito mais conforto e segurança para as pessoas que utilizam estas linhas”, afirmou o presidente da Comec, Gilson Santos. “O (…)


Paraná poderá ser maior o produtor de alimentos do mundo

ratinho02

 

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior fez essa afirmação durante uma reunião com prefeitos na ExpoParanavaí

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou, no sábado, dia 16, que quer consolidar o Paraná como o maior produtor de alimentos do planeta. Ele fez essa afirmação durante uma reunião com prefeitos na ExpoParanavaí, um dos principais eventos de agronegócios do Paraná. “Estamos organizando o Estado para alcançar esse posto porque o mundo, no futuro, vai precisar cada vez mais de comida e o Paraná pode se destacar nesse cenário, já que ninguém produz em quantidade e em variedade como o nosso Estado”, disse.

De acordo com Ratinho Júnior, para se destacar no fornecimento de alimentos o Estad (…)


Novos aplicativos vão aproximar ainda mais a Prefeitura de Curitiba da população

greca01

 

Lançado em março de 2017, o aplicativo Saúde Já da Prefeitura modernizou o atendimento nos postos de saúde de Curitiba, ao reduzir as filas de agendamento de consultas e ofertar, por meio de smartphones e tablets, outros serviços em um ambiente simples e acessível. Até o fim de abril, três novas ferramentas gratuitas – o Curitiba APP, o aplicativo 156 e o Nota Curitibana – irão aproximar ainda mais o município de seus moradores, melhorando processos, oferecendo mais conforto e economizando tempo.

“Nossa capital, como a cidade mais inteligente do país, está cada vez mais conectada com seus cidadãos. Os novos aplicativos são a resposta da Prefeitura, dentro do conceito do Vale do Pinhão, às necessidades da populaç (…)


Pinhais é selecionada para pré-teste presencial de formulários do Censo Escolar

pinhais03

 

Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estiveram em Pinhais para reunião sobre a realização de pré-teste presencial do projeto de revisão dos formulários do Censo Escolar. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no bairro Weissópolis.

Foram selecionados apenas cinco estados, sendo três cidades de cada um deles, e Pinhais foi uma das cidades escolhidas no Paraná. De acordo com o INEP, o pré-teste têm como objetivo principal avaliar a consistência e os conceitos dos novos campos dos formulários do Censo Escolar.

Estiveram presentes representando o município, as servidoras da Secretaria de Educação: Andreia Elisa G (…)


Consciência Fonológica contribui para a formação educacional das crianças

pinhais02

 

Aplicação desse programa inicia com apresentação, orientação e entrega de uma apostila para professores e pedagogos das unidades participantes

A Secretaria de Educação de Pinhais realizou a formação inicial do programa Consciência Fonológica, cujo objetivo é orientar os profissionais da Educação Infantil sobre a importância de trabalhar esse tema antes do processo de alfabetização. Por meio dele são desenvolvidas habilidades de reflexão e manipulação da linguagem falada, avançando de forma produtiva o processo de leitura e escrita.

A idealizadora do programa é a fonoaudióloga e servidora municipal Gisele Pinheiro Bacilla. “Durante uma formação me pediram para falar sobre este tema e, posterior (…)