terça-feira, 23 de abril de 2024
SESA destaca o trabalho de combate a Covid-19 realizado pela Secretaria de Saúde de Piraquara

SESA destaca o trabalho de combate a Covid-19 realizado pela Secretaria de Saúde de Piraquara

piraquara01

 

O serviço de Atenção Básica de Piraquara adotou novas medidas neste momento de crise, e recebeu destaque no Paraná por meio da SESA

Neste momento de pandemia do novo coronavírus – COVID 19, todos os setores da sociedade estão se reinventando, e na área da saúde não é diferente. O serviço de Atenção Básica do município de Piraquara adotou novas medidas neste momento de crise, e recebeu destaque no Paraná por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

As equipes multiprofissionais das Unidades Básicas de Sáude (UBS) passaram a realizar a busca ativa dos pacientes, para o enfrentamento da Covid-19, neste momento em que se pratica o distanciamento social. As equipes visitam os domicílios, para identificar casos suspeitos, dar orientações, indicar o isolamento e tratamento quando necessário.

A reorganização das 19 equipes da Estratégia da Família foi destacada pela SESA. “Priorizamos a busca ativa e o monitoramento dos grupos de risco: idosos, acamados, gestantes e pessoas com comorbidades crônicas. Aqueles com sintomas respiratórios são aconselhados a manter isolamento domiciliar ou, em casos mais moderados, a procurar uma UBS ou a UPA 24h. Nos equipamentos de saúde, fazemos a triagem dos pacientes sintomáticos respiratórios no portão e encaminhamos para atendimento clínico em local exclusivo”, explica Ramony Filippini Martins, coordenadora da Atenção Básica no município.

Os novos fluxos de atendimento e a organização estrutural das Unidades Básicas de Saúde e da UPA 24h, nas quais foram instaladas tendas para triagem, também foi ressaltado. Outra ação importante mencionada é para atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios ou clínico-epidemiológicos que passaram a receber orientações personalizadas por meio de linha telefônica exclusiva nos telefones 3590-3722 e 3590-3763. Além disso, os casos positivos da Covid-19 são monitorados diariamente Secretaria Municipal de Saúde.

Piraquara contra o coronavírus

Desde o início da pandemia, a Prefeitura Municipal de Piraquara atua por meio de diferentes frentes no enfrentamento ao coronavírus. O município disponibiliza o site http://www.piraquara.pr.gov.br/coronavirus/ para divulgar ações de conscientização e orientações para a população sobre as medidas para combater a Covid-19. Neste espaço, além de informar sobre as ações em andamento, são publicados conteúdos informativos sobre saúde mental, dicas de exercícios físicos, boletim epidemiológico, entre outros assuntos relacionados ao combate do vírus.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress