terça-feira, 16 de abril de 2024
Governador destaca agilidade do Lacen nos testes da Covid-19

Governador destaca agilidade do Lacen nos testes da Covid-19

governo02

 

Ratinho Junior esteve no local na quarta-feira (1º). Esse foi um gesto de agradecimento pela dedicação dos profissionais que trabalham para disponibilizar os resultados a médicos de todo o Estado. O Laboratório Central do Estado já fez mais de 4 mil exames de detecção do coronavírus.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), em São José dos Pinhais, na quarta-feira (1º). Ele conheceu a estrutura de recepção e processamento dos exames, além dos novos funcionários e bolsistas disponibilizados pela administração estadual para atender exclusivamente as necessidades técnicas da Secretaria da Saúde. O laboratório já realizou mais de 4 mil exames de detecção do novo coronavírus (Covid-19) no Paraná.

Conhecer os profissionais do local foi um gesto de agradecimento pela dedicação das cerca de 70 pessoas de todas as áreas que trabalham diariamente para disponibilizar os resultados a médicos de todo o Estado, o que ajuda a orientar os tratamentos. O boletim epidemiológico originado a partir das constatações do Lacen baliza as políticas públicas de saúde do Governo, como o isolamento social, e serve como um termômetro da circulação viral.

“O Lacen tem um padrão de qualidade internacional e é referência no Brasil, inclusive perante os outros estados. Nesse momento o mundo inteiro trabalha por mais exames e mais testes. E o laboratório tem nos ajudado a tomar as decisões mais corretas e sensatas em defesa das famílias paranaenses”, disse Ratinho Junior. “Fiz questão de agradecer a dedicação pessoal dos funcionários, as horas e horas de muito trabalho. Se não tivéssemos a qualidade do Lacen, possivelmente não conseguiríamos tratar da maneira adequada alguns casos ou diminuir o número de pessoas infectadas”.

O Lacen recebe diariamente exames de todos os municípios e em até 72 horas conclui pela presença ou ausência do novo coronavírus no material genético coletado. A partir da mudança de metodologia, a instituição também passou a ajudar a habilitar laboratórios privados ou aqueles das universidades públicas no Interior – o Lacen valida a eficácia do teste de Covid-19 proposto.

O secretário estadual de Saúde Beto Preto também esteve no Lacen. Ele destacou a velocidade de resposta do laboratório diante da pandemia, com capacidade de produção de cerca de 600 testes por dia. “O Lacen é um centro de excelência de saúde pública, balizador da qualidade dos exames feitos em todo o Estado. Tem selo de qualidade. O laboratório aumentou exponencialmente os exames durante a pandemia, entre Interior e Capital”, afirmou.

Beto Preto também pontuou que os exames feitos pelo Lacen ajudaram a aperfeiçoar os testes disponibilizados pela Fiocruz em todo o território nacional e, também, que o laboratório tem décadas de assistência de saúde pública ao Estado com as detecções de hepatite, HIV, dengue e chikungunya, por exemplo, além do painel aleatório de 51 pontos de coleta (rede Sentinela) dos vírus respiratórios que circulam pelo Estado.

ISOLAMENTO SOCIAL

O governador também destacou a necessidade de manutenção da política de isolamento social e contenção da circulação de pessoas para evitar a transmissão comunitária. “É o melhor remédio. Onde aconteceu esse freio houve menos mortes e infectados. A ideia no Paraná é manter esse freio de aglomerações, evitar que as pessoas fiquem circulando e a possibilidade de passarem o coronavírus umas para as outras”, afirmou Ratinho Junior.

MAIS PROFISSIONAIS

O Governo do Paraná reforçou em mais de 20% o quadro de profissionais do Lacen. O número de funcionários deve chegar a 73 com o ingresso de dez bolsistas, dois profissionais temporários e um profissional que virá de um convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas-Brasil). Os bolsistas foram alocados para as fases pré-analítica e pós-analítica e ajudaram a desafogar os trabalhos administrativos, que antes eram executadas pelos biomédicos que trabalham nos laboratórios.

A diretora-geral do Lacen-PR, Célia Fagundes Cruz, destacou que o reforço no quadro funcional ajuda a manter o compromisso de 600 exames por dia e prazo de 72 horas de resultado. “Foi uma medida fundamental para dar agilidade aos exames. Estava ficando inviável manter essa rotina. São 600 exames de biologia molecular, que é um processo complexo, que exige muitas etapas”, arrematou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress