quinta-feira, 18 de abril de 2024
Pinhais reforça sistema de saúde para combater o coronavírus

Pinhais reforça sistema de saúde para combater o coronavírus

pinhais01

 

Nos últimos dias, a Prefeitura de Pinhais tem realizado várias ações na área da saúde procurando estar à frente da demanda

Na terça-feira, dia 31, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ao lado da secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para acompanhar os trabalhos, realizados no local, de combate ao coronavírus. Na oportunidade, a Prefeita parabenizou e agradeceu o empenho da equipe da Unidade “que está à frente no combate ao vírus, não medindo esforços para que ele não se alastre na cidade”.

Desde que a Pandemia da Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a administração de Pinhais vem tratando a situação com seriedade e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e Governo do Estado. Além de diversos decretos, os quais seguem as orientações dos órgãos de saúde, como a suspensão de aulas e algumas atividades, a fim de evitar a propagação do vírus e acarretar sobrecarga no sistema de saúde, a Prefeitura está um passo à frente das atuais demandas.

Entre outras ações preventivas, tomadas pela administração municipal, está a contratação direta emergencial, nos termos da Lei Federal 1.379 – específica para situações a respeito do coronavírus – de 10 médicos e 10 enfermeiros, o que representa equipes fixas para cada uma das Unidades de Saúde da Família (USF). Além disso, estão previstas contratações eventuais, por demanda, em caso de afastamento de profissionais que já atuam pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como médicos generalistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“O mundo inteiro passa por um momento difícil devido a pandemia do coronavírus. Por isso, tomamos medidas mais duras, que até o momento evitaram a proliferação do vírus de maneira descontrolada. Estamos contratando mais profissionais de saúde para atender a população. Nossa equipe está preocupada e estudando uma possível retomada das atividades econômicas. No entanto, em primeiro lugar, estamos pensando em salvar vidas. Sendo assim, continuamos nesta batalha e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”, destacou a prefeita Marli Paulino.

A secretária municipal de Saúde explica também que está sendo realizado o monitoramento dos casos. “As equipes estão organizadas e toda a secretaria preparada para o enfrentamento ao coronavírus”. Adriane, assim como a Prefeita Marli, aproveitaram para também agradecer a toda a equipe que não está medindo esforços no enfrentamento à pandemia, em especial aos servidores da Saúde que, como a equipe da UPA, trabalham diretamente no combate ao vírus em Pinhais.

As autoridades lembram, ainda, que uma das ações que traz significativo resultado positivo para a não proliferação do vírus, e que pode ser adotada por grande parte da população, é ficar em casa. “Sabemos que no momento é muito difícil, mas é hora de cuidarmos da vida”, acrescentou Marli. Mesmo com o crescente número de casos no Paraná, a eficiência da ação das pessoas ficarem em casa está comprovada em várias partes do mundo. Regiões que adotaram esta medida têm menos propagação do vírus do que os países que tardaram para adotá-las.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress