terça-feira, 23 de abril de 2024
Coleta de Resíduos Verdes em Pinhais é otimizada com novo triturador

Coleta de Resíduos Verdes em Pinhais é otimizada com novo triturador

pinhais01

 

A inclusão do triturador de galhos resultou no aumento da produtividade, que dobrou o número diário de solicitações executadas e diminuiu o prazo de execução do serviço

Dentre as atividades que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza estão as coletas de diversos tipos de materiais. A coleta de resíduos verdes (galhos e podas de árvores e demais resíduos vegetais) é um dos serviços ofertados, a qual é realizada por empresa terceirizada e atende 100% do município. Com a recente aquisição de trituradores, que são acoplados a caminhão basculante, agora é possível efetuar a coleta e já realizar a trituração dos resíduos no próprio local de geração.

A inclusão do triturador de galhos resultou no aumento da produtividade, que dobrou o número diário de solicitações executadas e diminuiu o prazo de execução do serviço. A média de resíduos orgânicos domiciliares coletados neste ano, de janeiro a junho, foi de 227,15 toneladas/mês, o que corresponde em média a 37,8 toneladas/dia de geração.

A principal vantagem deste novo formato do serviço é a maior agilidade na execução das solicitações para coleta de galhos, segundo a engenheira ambiental da Semma, Caroline Beleski Carneiro. “Atualmente, o serviço possui prazo de execução de até cinco dias úteis, porém, tem sido realizado antes deste prazo. Outro ponto é que, como o resíduo triturado possui volume expressivamente menor do que coleta de galhos inteiros, consequentemente, há menor quantidade de viagens até o local de disposição final que é junto ao Horto Municipal”, acrescenta a engenheira ambiental.

Resultados

2012 – 2.749 coletas

2013 – 4.281 coletas

2014 – 4.164 coletas

2015 – 5.242 coletas

2016 – 4.783 coletas

2017 – 5.377 coletas

2018 – 4.086 coletas até o momento.

Serviço

A coleta de resíduos verdes é realizada por empresa terceirizada e se efetiva mediante solicitação dos munícipes, via telefone (3912-5608 ou 3912-5791), e-mail (meioambiente@pinhais.pr.gov.br) ou pessoalmente no Departamento de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos, localizado na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 11.427, Centro de Pinhais, de segunda a sexta-feira.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress