sábado, 20 de abril de 2024
Defesa Civil do Município de Pinhais elabora Plano de Contingência

Defesa Civil do Município de Pinhais elabora Plano de Contingência

pinhais06

 

A entrega do documento foi realizada durante cerimônia na sede do 6° Grupamento de Bombeiros

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pinhais (COMPDEC) elaborou o Plano de Contingência (PLANCON). A entrega do documento foi realizada recentemente durante cerimônia na sede do 6° Grupamento de Bombeiros.

De acordo com o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, a principal atribuição da COMPDEC é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. “A partir desta análise é possível se organizar para enfrentar as ocorrências, com a elaboração de planos específicos. Desta forma, é possível planejar o andamento das ações”, ressalta.

Entretanto, para que o município possa estar plenamente preparado para agir diante das ocorrências é preciso entender que a Defesa Civil é um sistema que necessita agir de forma integrada. “Devemos trocar informações com todas as Secretarias Municipais e a sociedade como um todo para, em conjunto, enfrentar da melhor forma possível as situações adversas que possam ocorrer. Além disso, é necessário que possamos promover a construção de uma cultura de prevenção”, explica Ricardo.

“Neste contexto, o Plano de Contingência pode ser encarado como um pacto, formalizado por meio de um documento, entre todas as Secretarias da Prefeitura de Pinhais, bem como com toda a comunidade. A partir disso, as partes envolvidas precisam ser treinadas para quando for necessário todos possam estar preparados para proteger nosso município de desastres que possam ocorrer”, afirma Newton Ledra, da Defesa Civil de Pinhais.

“O próximo passo será visitar as Secretarias com o objetivo de apresentar o Plano a todos os envolvidos, explicando suas competências e dialogando sobre a melhor forma de atuarmos como um sistema e fazer valer o slogan: Defesa Civil somos todos nós”, completa David Esquitini, da Defesa Civil de Pinhais.

Defesa Civil de Pinhais

A corporação foi instituída no ano de 2010, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais e o governo do Estado. O órgão é acionado sempre que houver desastres e acidentes de grandes proporções. Dentre a gama de atividades realizadas pela Defesa Civil há também a promoção de ações preventivas e assistenciais, visando evitar, ou minimizar, os desastres e restabelecer a normalidade na comunidade.

Além das constantes intervenções realizadas em rios do município pela Secretaria de Obras, o trabalho do órgão foi primordial na diminuição do número de ocorrências relacionadas às enchentes. E para estarem preparados para estas possíveis situações, os agentes participam, constantemente, de treinamentos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, em que são simuladas circunstâncias com as quais poderão se deparar no cotidiano de trabalho.

Tendo em vista o aprimoramento das atividades, os agentes realizam também o cadastramento de famílias que residem em áreas de risco e imóveis onde moram idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção, que se tornam mais vulneráveis diante de situações de emergência. Além disso, mantém contato com demais setores como o Simepar, no sentido de acompanhar o clima e indícios de chuvas, se precavendo perante possíveis situações agravantes.

Serviço

Em caso de ocorrências ligue para (41) 3912-5799.

Defesa Civil do Município de Pinhais elabora Plano de Contingência

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress