sexta-feira, 29 de março de 2024
Prefeita Beti Pavin inaugura nova sede da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo

Prefeita Beti Pavin inaugura nova sede da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo

DSC_7491

 

A Pasta agrega uma série de serviços destinados ao apoio e fomento ao empreendedorismo, bem como serviços da Agência do Trabalhador de Colombo

Na manhã do dia 7 de julho, sexta-feira, a Prefeitura de Colombo inaugurou as novas instalações da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, além de empresários da cidade. Na ocasião, a Prefeita Beti Pavin e o Secretário Antonio Ricardo Milgioransa lançaram a logomarca ‘Colombo Empreendedora’ e assinaram o contrato de renovação do Programa Cidade Empreendedora.

O novo espaço contempla o atendimento aos micros e pequenos empreendedores, emissão de carteira de trabalho e R.G.(Registro Geral), além dos serviços da Agência do Trabalhador(SINE). De acordo com Milgioransa, entre as muitas atribuições, a Secretaria tem como objetivo fornecer completa assessoria e acompanhamento aos empresários de Colombo. “Contamos com uma ótima estrutura, inclusive para qualificação profissional. Até o final do ano, em parceria com a ACIC-Associação Industrial, do Comércio, Agronegócio e Serviços de Colombo, capacitaremos cerca de 560 pessoas nas oficinas realizadas na nova sede e na Regional Maracanã”, ressaltou o Secretário.

Cidade Empreendedora

O lançamento da logomarca ‘Cidade Empreendedora’ também recebeu destaque na cerimônia. “Vamos registrar a marca do empreendedorismo. Na sequência, lançaremos a do Turismo. Nossa Secretaria vai oferecer uma gama de serviços, desde o micro empreendedor individual até o grande empresário. Isso inclui a Educação Empreendedora, através da qual, em parceria com o SEBRAE, já treinamos mais de três mil crianças em dois anos, nas escolas municipais”, lembrou Antonio Ricardo.

O Ponto de Atendimento aos micros e pequenos empresários, trabalho realizado em parceria com a ACIC e o SEBRAE, foi outro serviço mencionado pelo Secretário. “Esse ponto de atendimento já ganhou dois prêmios no ano passado. Um pela boa estrutura, e outro pelo funcionário que atende no local”, destacou .

SENAI no Guaraituba

Outra parceria mencionada diz respeito ao SENAI, que está fazendo uma obra importante no Guaraituba, compreendendo um espaço de 9.500 m², cedido pela Prefeitura à entidade. “Com 1.200 m² de área construída, a conclusão da obra está prevista para março de 2018. Este espaço deverá atender mil e seiscentos alunos presenciais e mais cinco mil alunos à distância”, acrescentou Antônio Ricardo.

Bom Negócio Paraná

Com o objetivo de capacitar ainda mais o empresário de Colombo, o Programa Bom Negócio Paraná, que teve as inscrições esgotadas em poucos dias, irá oferecer um curso no mês de agosto, em duas turmas de 40 alunos cada. O curso conta com sessenta horas/aulas, que serão ministradas na Regional Maracanã. A parte teórica acontecerá à noite. Durante o dia, os professores irão treinar, conversar, e até visitar as empresas.

Semana Empresarial

Outro evento imperdível, é a Semana Empresarial. Promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, em parceria com a ACIC e o Sicredi, a ação está marcada para os dias 28, 29, 30 e 31 de agosto, na Regional Maracanã. São 300 vagas disponibilizadas para as palestras, oficinas e trabalhos desenvolvidos, a exemplo do tema “A arte de acontecer e criar resultados extraordinários”.

O serviços oferecidos pela Secretaria incluem acesso ao crédito, rodadas de negócios, oficinas de mídias sociais e várias outras orientações empresariais.

Secretaria moderna

Presente à cerimônia de inauguração da nova sede, a Prefeita Beti Pavin(PSDB) ressaltou que a Secretaria representa um processo de modernização necessário quando se pretende estimular o desenvolvimento de Colombo. “Temos de buscar parcerias e estimular os setores que estão colaborando para a geração de emprego e renda. Enfim, é preciso fomentar a cadeia produtiva. Desde 2013, em parceria com o SEBRAE, estamos mais próximos daqueles que querem empreender e progredir. Estamos avançando e crescendo. Porém, temos ainda muito o que caminhar, mas não temos medido esforços para alcançar os objetivos”, afirmou Beti.

Beti Pavin lembrou ainda da parceria com a Fomento Paraná, do Governo do Estado. “As pessoas estão buscando uma oportunidade de empreender até pela crise, pela dificuldade de conseguir um emprego. “Essa nova sede da Secretaria, que agora inauguramos, é para melhor atender essa demanda”, ressaltou

A Prefeita disse também que acredita no Brasil, apesar da crise. “Em 2013, trouxemos o IFPR para o município. Temos de proporcionar ferramentas para qualificar o cidadão cada vez mais. Colombo conta com 240 mil habitantes, então, precisamos capacitar essas pessoas e oferecer infraestrutura para o desenvolvimento de Colombo”, comentou.

Fibra ótica

Outro assunto abordado pela Prefeita foi a questão da fibra ótica. “Temos de falar com o pessoal da Copel para ampliar essa oferta de fibra ótica para nossa cidade. Afinal, hoje, tudo é comunicação”, argumentou.

Malha viária

O investimento na malha viária, como a Rodovia da Uva, foi outro ponto comentado. “O município tem de ter atrativos e boa infraestrutura. Estamos de portas abertas para aqueles que acreditam na nossa cidade. A ACIC, o SEBRAE, e outras entidades parceiras, todas juntas, estão engajadas em fazer mover a engrenagem do desenvolvimento”, declarou a Prefeita Beti Pavin.

Justa Homenagem

No evento foi apresentado um vídeo institucional sobre os equipamento públicos, incluindo depoimentos de microempresários instalados e consolidados no município. Durante a programação, também foram homenageados empresários de destaque no desenvolvimento econômico e geração de renda e emprego em Colombo, a partir da entrega de um certificado.

Avanços

Em 2015, o Centro do Empreendedor realizou 379 formalizações (abertura de novas empresas)e 4.946 atendimentos. Já nos seis primeiros meses de 2017, foram 269 novas formalizações e 5.299 atendimentos à população.

Presenças marcantes

Entre os presentes à cerimônia de inauguração, citamos a Prefeita de Colombo, Beti Pavin; o Vice-Prefeito, Sérgio Pinheiro; o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Milgioransa; o Presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner Brandão; representando o Governo Estadual, por meio da Fomento Paraná, Antônio Romildo Mileck; representando as demais entidades parceiras da SEICTT, Ilizeu José Benato, Presidente da Associação Industrial, do Comércio, Agronegócio e Serviços de Colombo (ACIC) e o Vice-presidente do Sicredi Campos Gerais, Osmir Marcos Alberti.

Participaram também da entrega das novas instalações o Secretário de Administração, José Mauri Henemann; de Assistência Social, Maria da Silva Souza; de Comunicação Social, Waldirlei Bueno; de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo; de Planejamento e interino no Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Marcio Strapasson, e da Fazenda, Alessandra da Silva; o superintendente da Regional Osasco, Fabio Schueller e os vereadores, Pelé, Doliria Strapasson, Vardão, Élcio do Aviário, Edson Baggio e Ângelo Bertinardi; os representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Opet, da FAEC e do Sesi/Senai Colombo.

 

Entrevista com a Prefeita Beti Pavin

Após a cerimônia de inauguração, em entrevista exclusiva concedida ao jornal A Gazeta Metropolitana, a Prefeita Beti Pavin disse que a nova Secretaria vai oferecer diversos serviços relacionados ao fomento empresarial, proporcionando ao empreendedor um melhor atendimento. “O objetivo é apoiar as empresas, possiilitando que a cidade avance em termos de desenvolvimento econômico, gerando mais renda e emprego, o que resulta em uma melhor qualidade de vida à população”, revelou.

Rodovia da Uva

Questionada pela reportagem sobre as obras da Rodovia da Uva, Beti Pavin explicou que a primeira etapa da licitação, trecho do Contorno Norte até o Centro de Colombo, foi concluída na semana passada. “A documentação está sendo analisada, acredito que até o dia 10 de julho teremos os nomes das empresas”, pontuou.

Quanto ao segundo trecho das obras, a Prefeita mencionou uma reunião, na quinta-feira(06/07), com o BID, na Câmara Municipal, juntamente com os proprietários lindeiros. “ Por conta das desapropriações necessárias no segundo trecho, do Contorno até o Santa Cândida, houve essa reunião. Se tudo correr bem, no ano que vem, os dois trechos estarão com as obras em andamento” destacou.

Qualificação

Em resposta à pergunta sobre os principais avanços realizados em sua gestão, Beti Pavin citou a qualificação da mão-de-obra no município. “Temos investido fortemente em parcerias. Trouxemos o IFPR, que é muito importante para a qualificação profissional, e uma escola do Senai, que já está em construção no Guaraituba. Ressalto ainda os cursos oferecidos pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. São cursos de capacitação para empresários, um trabalho constante em parceria com o SEBRAE, Sicredi, Fomento Paraná, Sesi/Senai, Senac e outros. Tudo para avançarmos na qualificação do profissional local”, acrescentou a Prefeita.

DSC_7529 DSC_7558 DSC_7474 DSC_7502 DSC_7497

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress