quinta-feira, 25 de abril de 2024
3ª Gincana Esportiva da Melhor Idade reúne idosos dos Centros de Convivência de Colombo

3ª Gincana Esportiva da Melhor Idade reúne idosos dos Centros de Convivência de Colombo

colombo02

 

Na tarde de quarta-feira, 13, aconteceu a primeira etapa da 3ª edição da Gincana Esportiva da Melhor Idade, no Ginásio Leandro Alberti, localizado no bairro Guaraituba. O Projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

A primeira ação reuniu cerca de 150 participantes e tem como principal objetivo promover a integração entre os idosos do município, envolvendo-os em atividades planejadas, que proporcionem um envelhecimento ativo e saudável.

“A Gincana Esportiva é uma grande parceria firmada entre as duas secretárias e já acontece há três anos. Trabalhamos juntos para que a terceira idade do nosso município tenha um envelhecimento saudável através do lazer e da prática esportiva”, destacou o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Paulo César Cardoso.

A 3ª Gincana Esportiva é dividida por grupos e terá quatro etapas ao longo dos próximos meses. Entre as modalidades que integraram a ação estão o chute a gol, estafeta, boliche, bola ao cesto, jogos das argolas, bocha, dominó, quebra-cabeça, boca do palhaço e dança.

Além disso, os idosos também participam de atividades culturais, como a gincana artística, na qual cada Centro de Convivência deverá produzir artesanatos. Há também a gincana histórica, com exposições de antiguidades e a gincana solidária, em que deverão ser arrecadados donativos para serem doados as instituições sociais do município.

Para a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, a gincana é importante para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos idosos. “Essas atividades contribuem para um espaço de encontro para os idosos, promovendo a sua convivência familiar e comunitária, porque a vida nessa fase tem que ser reinventada e há necessidades e motivações de desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida”, explicou.

Os idosos participantes da competição fazem parte dos 17 Centros de Convivência do município. São eles: Girassol, Lírio do Vale, Maria do Rosário, Monte Castelo, Jardim das Graças, São Sebastião, Vó Elisa, São Gabriel, Rio Verde, Raio de Luz, Roça Grande, São José, Vó Joana, Graciosa, Gralha Azul, Jardim Adriana e Meu Cantinho.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress