Escrito em por

pinhais01

 

O evento foi realizado no Complexo Cerimonial do município, no bairro Emiliano Perneta

No dia 2 de novembro, a Prefeitura de Pinhais, por meio do Complexo Cerimonial e do Crematório e Cemitério Vertical, realizou a terceira celebração religiosa de Finados. O evento foi realizado no Complexo Cerimonial do município, localizado no bairro Emiliano Perneta. A programação contou com a realização de missas e cultos. A data marca, em todo o país, as homenagens e orações feitas aos entes falecidos.

Complexo Cerimonial de Pinhais

O Complexo Cerimonial de Pinhais é um conjunto arquitetônico municipal que inclui o Cemitério Vertical e Crematório, atendendo todos os requisitos ambientais necessários ao seu funcionamento. Desde a sua inauguração, em 2008, até hoje, o espaço é considerado uma iniciativa ecologicamente correta devido ao sistema de sepultamento vertical, que evita o contato dos resíduos orgânicos com o solo, assim como o sistema de canalização dos gases provenientes da cremação, ligado a um filtro de carvão ativado que diminui a liberação de poluentes no ar.

Sob a administração da Prefeitura Municipal, o Complexo Cerimonial representa uma alternativa viável aos sepultamentos tradicionais, oferecidos sem custos à população comprovadamente carente do município. Por meio de parceria com o Crematório Vaticano, detentor dos serviços de cremação na cidade, o Complexo Cerimonial oferece a possibilidade de se fazer uso do recurso de cremação em duas circunstâncias: gratuitamente para a população assistida pela Secretaria de Assistência Social, mediante análise de critérios de concessão do serviço, ou mediante pagamento tabelado em Decreto Municipal àqueles que almejam a cremação.

A estrutura do Complexo Cerimonial de Pinhais ainda inclui um Ossuário para o acondicionamento dos resíduos após exumações, e uma Capela, projetada para a realização de despedidas fúnebres e cerimônias religiosas, bem como disponibilizada para a realização de velórios.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)