Escrito em por

pinhais07

 

Na manhã do dia 30 de abril, terça-feira, foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Cenforpe-II, o 2º Encontro de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, da 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC é um órgão responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Proteção e Defesa Civil no âmbito dos municípios, existindo para agir antes, durante e depois da ocorrência de um desastre (alagamentos, desabamentos, incêndios, explosões, entre outros). O COMPDEC age em conjunto com a comunidade local para atuar nas ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução, necessárias para reduzir os riscos, atenuar os impactos dos desastres e promover a segurança da população.
A segunda edição do encontro reuniu, aproximadamente, 40 pessoas com representantes das cidades de Pinhais, Almirante Tamandaré, Araucária, Contenda, Curitiba, Piraquara, Quitandinha, São José dos Pinhais, entre outras.

Na programação, os presentes viram a apresentação da COMPDEC de Pinhais e das obras de intervenção para RRD no município. Na sequência, assistiram duas palestras: “Plano de Abandono e Brigada Escolar” e “Desastre de Brumadinho”. O evento foi finalizado com apresentação do tema “Mudanças da B8” e um debate entre os participantes.

O secretário municipal de Governo e coordenador da COMPDEC Pinhais, Ricardo Pinheiro, ressaltou a importância do evento e citou que a cidade criou sua primeira Nupdec. “Essa manhã foi bem proveitosa, com troca de informações e conhecimento e estamos de portas abertas para firmar parcerias. Pinhais têm cinco rios que cortam o município. A questão das inundações preocupava, mas com o trabalho e o investimento que foram feitos estamos superando esta situação. Hoje temos o trabalho da Defesa Civil na implantação do primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) em um dos bairros que era mais afetado, na Vila União”, explicou o secretário.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)